Framboesas comuns: variedades promissoras e práticas agrícolas
Contente
Características botânicas
As variedades padrão de frutos silvestres têm se tornado cada vez mais populares entre os jardineiros do nosso país, substituindo as variedades comuns de framboesa. Isso ocorre apesar de os jardineiros amadores só terem se familiarizado com elas recentemente. Em pouco tempo, as variedades padrão provaram ser promissoras e altamente produtivas.
Em termos de localização num terreno de jardim, uma árvore de porte padrão é a solução mais eficaz e adequada, pois ocupa um espaço mínimo.
As framboesas comuns são arbustos que podem crescer até dois metros de altura. Não necessitam de poda especial nem de suportes adicionais para sustentar os ramos. A colheita abundante das variedades comuns não causa a curvatura dos ramos.
A característica mais importante desta cultura de frutos vermelhos é a sua produtividade excepcionalmente alta. Os arbustos de framboesa produzem frutos grandes com excelente aparência. Combinam um agradável aroma de framboesa com um sabor excelente. Os frutos também apresentam excelente resistência ao transporte. Isso se deve à consistência bastante densa dos frutos, que não se desprendem dos ramos quando maduros.
Consequentemente, com vantagens tão claras, as variedades padrão de framboesa são extremamente populares. São muito produtivas, ocupam pouco espaço valioso no jardim e são fáceis de cuidar. Portanto, mesmo um amador pode obter excelentes resultados.
Vídeo: Cultivando um arbusto
Neste vídeo, você aprenderá sobre o cultivo correto desta framboesa.
Variedades promissoras
Naturalmente, nem todas as variedades padrão de framboesa apresentam produtividade excepcional. Algumas também têm plantas com rendimentos variáveis. Portanto, se você deseja uma colheita verdadeiramente abundante, deve escolher variedades padrão de framboesa promissoras. Estas incluem aquelas que frutificam de junho a agosto. O período exato de maturação para cada variedade varia, mas ainda estará dentro da faixa especificada. É importante lembrar que os tempos de maturação podem variar dependendo do clima, das características do solo e das condições climáticas do verão.
As melhores variedades padrão são aquelas que, além de alta fertilidade, também apresentam boa resistência a insetos e doenças. Elas podem tolerar temperaturas tão baixas quanto -20-24°C no inverno sem necessidade de proteção.
As variedades de framboesa padrão mais promissoras e rentáveis incluem:
- Tarusa. Uma variedade de meia estação e alto rendimento. A planta é um arbusto composto por caules fortes que crescem até 2 metros. Os ramos não têm espinhos, facilitando a colheita dos frutos. Os frutos pesam até 15 gramas e são alongados. Sua cor é um vermelho carmesim brilhante e são cobertos por uma camada cerosa. A Tarusa é uma planta resistente ao inverno. Os arbustos podem tolerar temperaturas de até -30°C. Apresentam boa resistência a diversas doenças.
- Framboesa Fairytale. Uma variedade muito produtiva. Um único arbusto pode render mais de 12 kg de frutos. Cada framboesa pesa aproximadamente 20 g. Os frutos são fáceis de transportar e têm um sabor excelente. A planta também apresenta excelente resistência a doenças e temperaturas de congelamento. O arbusto forma rebentos laterais e possui um sistema radicular bastante forte, o que facilita o seu cultivo em jardins.

- Galaxy. Este arbusto caracteriza-se por um crescimento moderado. Tem porte ligeiramente mais aberto e não possui espinhos. Os ramos desenvolvem-se em bagas grandes, com peso aproximado de 10 a 18 g. Esta variedade destaca-se pela boa resistência ao inverno.
- Krepysh. A planta forma arbustos eretos compostos por brotos sem espinhos. Estes produzem bagas cônicas de cor carmesim escuro, pesando de 4 a 5 g.
- Bogatyr. O arbusto produz brotos bem desenvolvidos e sem espinhos. Os frutos são do tipo sobremesa, de formato cônico e tamanho grande. A variedade é conhecida por sua boa resistência ao inverno, facilidade de transporte e resistência a diversos patógenos.
As seguintes variedades também podem ser consideradas formas padrão promissoras:
- Pinguim. Esta planta produz brotos eretos de tamanho médio, que não ultrapassam 1,3 m de altura. Os frutos são de cor rosa-avermelhada. Sua polpa tem um sabor ligeiramente ácido.
- Uma planta gigante. O arbusto é composto por ramos eretos e sem espinhos. Pode atingir até 1,8 m de altura. Grandes bagas, com peso aproximado de 8 a 12 g, formam-se nos caules. Têm um sabor doce e uma cor vermelha brilhante. Também são fáceis de transportar.

- Glen Ample. Esta planta caracteriza-se por um crescimento vigoroso e ramos eretos. Estes produzem bagas vermelhas brilhantes, alongadas e arredondadas. Esta variedade é altamente adaptável aos diversos climas e condições de solo da Rússia.
Todas essas variedades, além das características descritas acima, são altamente produtivas. É por isso que são tão apreciadas pelos jardineiros. No entanto, para garantir uma frutificação abundante, é importante saber como plantá-las e cuidar delas.
Tecnologia de plantio
As framboesas comuns, assim como as variedades regulares, podem ser plantadas na primavera ou no outono. Se for plantar na primavera, o ideal é fazê-lo em meados de abril. Nessa época, a seiva nas mudas ainda não começou a fluir ativamente.
No outono, os arbustos de framboesa devem ser plantados no início de outubro. Isso também pode ser feito nos últimos dez dias de setembro. Ao fazer isso, certifique-se de amontoar terra até a base dos brotos.
As variedades padrão podem ser plantadas em faixas ou em arbustos.
O plantio é realizado utilizando a seguinte tecnologia:
- O solo para framboesas deve ser solto, moderadamente úmido e rico em nutrientes. Se o solo for ácido, deve-se adicionar calcário por meio de escavação. A quantidade recomendada é de aproximadamente 0,3 a 0,5 kg de calcário por metro quadrado.
- Os buracos para o plantio são preparados com antecedência, dependendo da época do plantio. Para o plantio na primavera, os buracos são preparados no outono, e para o plantio no outono, com 1,5 meses de antecedência. Os buracos devem ter 50 x 50 cm. A profundidade pode variar, dependendo do tamanho do sistema radicular da muda.
- A distância entre plantas adjacentes deve ser de pelo menos 0,8 m, e entre fileiras – 1,8-2 m;
- Ao plantar em faixas, formam-se valas de profundidade padrão;
- Antes do plantio, as raízes das mudas devem ser mergulhadas em uma pasta de argila. Especialistas recomendam adicionar uma solução de verbasco a essa pasta;
- Antes do plantio, deve-se adicionar húmus misturado com cinzas de madeira às valas e covas de plantio;

- As mudas em buracos ou valas devem ser colocadas no mesmo nível em que foram cultivadas em viveiros;
- Após o plantio, o solo ao redor dos arbustos deve ser coberto com húmus e regado. Cada muda deve receber aproximadamente cinco litros de água.
Os arbustos de framboesa cultivados com essa tecnologia produzirão frutos por 15 anos. No entanto, jardineiros experientes recomendam replantar o canteiro de framboesas a cada 10 anos para evitar a queda na produção. Os cuidados adequados com as framboesas cultivadas em sistema convencional também são cruciais para se obter uma excelente colheita.
Instruções de cuidado
As framboesas comuns, embora altamente produtivas, exigem práticas agrícolas adequadas. O cuidado com os arbustos requer o cumprimento rigoroso das práticas de cultivo apropriadas para essa fruta.
Essas regras incluem os seguintes pontos:
- Quando o arbusto estiver bem enraizado e pronto para frutificar, toda a sua parte aérea deve ser tratada com Topaz. O produto deve ser diluído em água (10 ml para 10 litros). Este tratamento evitará o desenvolvimento de infecções bacterianas e fúngicas no arbusto.
- No último mês da primavera (meados do mês), os arbustos de framboesa devem ser pulverizados com uma solução antiparasitária. Ela é preparada utilizando o produto "BI-58", que deve ser diluído em 10 litros de água na proporção necessária;
- Durante o período de frutificação ativa, as variedades padrão de framboesa requerem irrigação regular e suficientemente abundante.
Ao tratar os arbustos de framboesa com preparações especiais na primavera, você pode prevenir o desenvolvimento de doenças perigosas como mofo cinzento, mancha foliar, antracnose, septoriose e ferrugem. Além das preparações descritas acima, você pode usar uma calda bordalesa a 3%. Repita os tratamentos preventivos com essa mistura em meados do outono.
Para garantir uma colheita abundante de framboesas comuns durante o verão, regue-as uma vez por semana. Cada arbusto adulto deve receber até 10 litros de água (segundo outras fontes, 5 litros). A rega é especialmente importante durante a floração e o amadurecimento. A irrigação por gotejamento tem se mostrado eficaz para as variedades de framboesa comuns. A adubação também deve ser considerada. Ela é feita na primavera. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos nos arbustos de framboesa. Enquanto os fertilizantes orgânicos são preferíveis na primavera, os minerais são mais indicados para o outono. Alguns especialistas recomendam a aplicação de esterco ou húmus em outubro para preparar as plantas para o inverno. Nessa época, devem ser aplicados de 5 a 6 kg de fertilizante por metro quadrado. O ideal é aplicar esse fertilizante como cobertura morta.
A adubação é especialmente importante durante as fases de crescimento ativo e frutificação, que normalmente ocorrem no início de julho.
No final de abril ou início de maio, o solo entre as plantas deve ser bem afofado e coberto com cobertura morta. A poda também deve ser incluída na lista de práticas agrícolas necessárias. Mesmo sendo variedades com porte arbóreo, a poda ainda é necessária. Vale ressaltar que o procedimento de poda para framboesas comuns é praticamente o mesmo que para outras variedades. É realizado para os seguintes fins:
- remoção de rebentos frutíferos;
- formação de arbustos, o que criará condições mais favoráveis para o amadurecimento e obtenção de uma colheita boa e abundante;
- Remoção de brotos danificados, infectados e deformados para manter a saúde do arbusto.
O método de poda dupla é adequado para essas variedades. Esse método consiste em deixar apenas um broto para substituição, que deve ser cortado em 10 a 15 cm. Esse procedimento é realizado no final de maio ou início de junho. O caule deve ser podado quando atingir um metro de altura. Como resultado, no final do verão, forma-se um pequeno arbusto de framboesa, semelhante a uma árvore com 5 a 6 ramos laterais. O arbusto é deixado nessa forma durante o inverno.
A segunda poda é feita na primavera, quando os brotos já têm folhas. Geralmente, isso é feito em meados de maio. Os ramos laterais devem ser encurtados em 5 a 12 cm.
Como você pode ver, cuidar de framboesas comuns não é particularmente difícil. Mas os cuidados adequados garantirão uma colheita deliciosa, abundante e bonita. Como resultado, com o mínimo de tempo e esforço, você desfrutará de uma excelente produção de frutos em seu canteiro de framboesas.
Vídeo "Recorte"
Neste vídeo, você aprenderá como podar corretamente.



