Framboesa tibetana: cultivo e cuidados

A framboesa tibetana está atraindo cada vez mais os amantes de raridades e novidades. Numa era em que a criação de novas variedades migra do campo para o laboratório, os nomes populares desta planta — framboesa-morango e framboesa-morango — deram origem a muitos mitos. Uma investigação descartou imediatamente a ligação do "morango" à sua origem. O Japão e a China são considerados os berços desta cultura, e a Índia é por vezes mencionada (daí o nome "tibetana").

Características da variedade

A framboesa tibetana, ou Rubus illecebrosus (framboesa tentadora), é outra variedade da família das framboesas. Este subarbusto cresce de 30 a 60 cm de altura e forma um formato esférico. Os caules são eretos, herbáceos, lenhosos apenas na base.Aparência da framboesa tibetana

As folhas oblongas e serrilhadas lembram as folhas do morango em sua ondulação. A planta é muito espinhosa. Os espinhos curvos e aderentes cobrem não apenas o tronco, mas também a nervura central na parte inferior das folhas. As flores são grandes — até 4 cm de diâmetro — brancas (às vezes com um tom creme) e compostas por cinco pétalas.

Pequenas inflorescências ou flores solitárias localizam-se no topo dos caules. O fruto é uma estrutura suculenta, semelhante a um polípode, composta por minúsculos segmentos (ligeiramente menores que os da framboesa comum). As bagas grandes (de 2 a 4 cm de diâmetro), de cor vermelho-coral, parecem tecidas de contas brilhantes. Seu formato lembra uma esfera ou uma elipse achatada.

O período de maturação é prolongado, do final de julho até a geada. O sabor, no entanto, é um pouco decepcionante — ácido devido ao baixo teor de açúcar, bastante insosso e sem o aroma característico da framboesa. Em conservas caseiras, é mais útil como acidulante para geleias, compotas e geleias doces. As framboesas-morango também não competem com as variedades comuns em termos de produtividade.Framboesa ornamental tibetana

O ponto forte desta variedade são as suas impressionantes qualidades ornamentais. Não precisa ser um paisagista para transformar completamente o aspeto da sua propriedade com esta planta. Mudas plantadas manualmente em fila criarão uma sebe baixa. E arbustos compactos isolados, adornados com flores brancas ou frutos vermelhos, realçarão a beleza dos gramados.

Vídeo "Descrição"

Através do vídeo, você aprenderá muitos fatos interessantes sobre essa variedade de framboesa.

Pousar

Ao plantar, lembre-se de que a framboesa tibetana cresce agressivamente, ocupando grandes áreas e sufocando outras plantas. Essa característica pode ser usada para estabilizar encostas instáveis. No seu jardim, limite a área destinada a essa cultura incorporando pedaços de ardósia ou linóleo a uma profundidade de 40 cm.Plantando framboesas na dacha

O padrão de plantio recomendado é de 15 cm entre plantas na mesma linha e 30 cm entre linhas diferentes. As framboesas-morango se estabelecem no primeiro ano, mas no segundo ano começam a se espalhar ativamente e a frutificar. A colheita completa começa no ano seguinte.

Pode ser propagado de diversas maneiras.

Estacas

A propagação por estacas verdes é uma maneira rápida e gratuita de obter mudas. Para isso, os brotos jovens são cortados, aparados a 20 cm na parte superior e inferior, e as folhas são removidas, deixando apenas as duas superiores. As estacas preparadas são imersas em água com um estimulante de crescimento (como Heteroauxina ou Kornevina) por 24 horas, após o que são plantadas sob filme plástico em solo úmido e fertilizado.Estacas de framboesa enraizadas perto da cerca

A temperatura na estufa deve ser de 24-26°C e a umidade de 90-92%. Assim que as estacas criarem raízes, elas serão plantadas em solo aberto.

brotos de rizoma

Esta é a maneira mais rápida e confiável de propagar esta variedade de framboesa, tendo em mente que ela cresce rapidamente. Selecione o broto mais forte que tenha crescido bem durante o verão e que esteja localizado o mais longe possível da planta-mãe. Cave ao redor dele por todos os lados e remova-o cuidadosamente junto com a terra. A muda de framboesa-morango está agora pronta para ser plantada em seu local definitivo.

Sementes

Este método geralmente não é usado para propagar framboesas-morango. É muito trabalhoso e demorado.

Por divisão

No início da primavera ou do outono, desenterre um arbusto de framboesa de cinco anos com vários brotos e divida-o em seções usando uma pá. Plante cada seção do arbusto, cada uma com um broto, em um buraco preparado.

Página de aterrissagem

As framboesas-morango têm necessidades muito mais modestas do que suas parentes mais altas, por isso prosperam em solos moderadamente férteis com pH neutro (6,6-7,5). Elas não crescem em áreas encharcadas, então é melhor escolher um local que não seja sujeito a inundações. Esta variedade se desenvolve melhor em canteiros elevados, que limitam o crescimento indesejado.Preparando o local para o transplante de framboeseiras.

Adora sol, mas também pode crescer em sombra parcial.

Cuidado

Na primavera, as framboesas precisam ser adubadas. Você pode usar um fertilizante completo para framboesas, mas é melhor cobrir os canteiros com uma camada de dois centímetros de composto ou húmus. Adicionar uma camada de palha ou grama por cima eliminará a necessidade de arrancar ervas daninhas e afofar o solo. Agora, sobre a rega. Como as raízes da planta estão localizadas na camada superficial do solo, é importante manter a umidade moderada.

A seca não mata framboesas e morangos, mas os frutos podem cair e perder tamanho e suculência. Como você pode ver, plantar e cuidar dessa planta exótica é bem simples.

Doenças e pragas

Antracnose - manifesta-se como manchas oblongas de cor castanha clara que aumentam gradualmente de tamanho.mosca do caule da framboesa

O gorgulho-da-framboesa-do-morango utiliza as flores para se reproduzir. Para isso, rói o pedúnculo da flor, fazendo com que ela seque e caia. Hiberna em folhas caídas, causando danos significativos às plantações. O Fufanon (15 ml para 5 litros de água) pode ser usado para o controle. Pulverize os arbustos antes e depois da floração. Após a frutificação, é recomendável queimar todos os restos vegetais secos.

O besouro da framboesa come os botões florais e danifica as flores e as folhas. As fêmeas depositam os ovos nos ovários jovens, que se deformam, tornam-se opacos, encolhem, murcham e apodrecem.

O tratamento é realizado durante a brotação com uma das seguintes preparações: “Alatar”, “Fufanon”, “Inta-Vir”, “Iskra-M”, “Aktellik”.

O pulgão-do-broto-da-framboesa infesta as pontas dos brotos e as inflorescências, causando enrolamento das folhas, torção dos brotos e crescimento atrofiado. As flores nos brotos danificados param de se desenvolver e secam. A infestação ocorre com maior frequência em plantações sombreadas. O controle é realizado antes da frutificação com um dos produtos mencionados anteriormente.

Antracnose, ferrugem, cancro do caule, mancha púrpura, clorose, cancro da raiz e enrolamento afetam as framboesas, sejam elas cultivadas ou morangos. As medidas de controle são semelhantes.

Preparando-se para o inverno

A parte aérea da planta morre no inverno, então ela pode ser podada no final do outono. A decisão de cobri-la durante o inverno fica a seu critério, considerando que as framboesas tibetanas são resistentes até a zona 5 (temperaturas de até -29°C).

Vídeo: "Como obter uma boa colheita"

Este vídeo vai te mostrar como obter uma boa colheita de framboesas.

Pera

Uva

Framboesa