Como adubar cenouras e obter uma colheita abundante

A cenoura é um vegetal muito apreciado. É tão comum nas hortas quanto a batata. Essa cultura singular e benéfica foi trazida para o nosso país há mais de 4.000 anos, vinda da distante costa do Mediterrâneo. Hoje, vamos explicar como preparar o solo para o plantio de cenouras, com o que fertilizá-las durante o plantio e o cultivo, se é melhor usar minerais ou matéria orgânica, e oferecer dicas valiosas para jardineiros iniciantes.

Preparando o terreno

A planta cresce melhor em solo solto e bem drenado. Se o plantio for em solo argiloso ou turfoso, recomenda-se o uso de cultivadores naturais, como serragem, areia e turfa. Para preparar o solo no outono, é comum o uso de fertilizantes orgânicos de alta qualidade. Se o jardim já continha culturas bem fertilizadas com composto e húmus, a matéria orgânica não é necessária. Fertilizantes com resultados comprovados, como turfa e composto, devem ser aplicados na proporção de no máximo 8 kg por metro quadrado de área útil.

As cenouras são ricas em nutrientes.

Para desacidificar o solo, recomenda-se adicionar cinzas, giz ou farinha de dolomita. A calagem só é necessária quando o pH do solo cai abaixo de 5,5. Será necessário aplicar fertilizantes minerais quando faltarem de 2 a 3 semanas para o plantio planejado de cenouras.

Se o solo não for pesado, adicione apenas fertilizantes nitrogenados e fosfatados. O potássio é usado como fertilizante líquido para as raízes. Os canteiros devem ser revolvidos. Se estiver trabalhando com turfa, argila ou solo podzólico, adicione serragem, húmus e areia para soltar o solo. Para solo preto, adicione serragem e areia, juntamente com 2 colheres de sopa de superfosfato.

Fertilizantes no plantio

Ao plantar sementes de cenoura, recomenda-se o uso de uma pasta de farinha caseira. Misture-a com complexos minerais e injete a mistura nos sulcos com uma seringa. Antes da semeadura, recomenda-se deixar as sementes de molho em uma solução de nitrofósforo e ácido bórico. Como alternativa, coloque-as em um saco e deixe-as de molho em uma solução de cinzas de madeira por um dia. Em seguida, este vegetal tão apreciado precisará de fertilizantes que forneçam as quantidades necessárias de elementos como nitrogênio, potássio, fósforo, manganês, bário e boro.

A fertilização em tempo oportuno aumentará a produtividade das colheitas.

Fertilizantes durante o processo de crescimento

Ao cuidar deste tubérculo, o cultivador deve lembrar-se de aplicar fertilizante nas cenouras duas vezes. No entanto, se forem selecionadas variedades de maturação tardia, é aceitável aplicar os fertilizantes recomendados não duas, mas até três vezes.

Na primeira adubação das cenouras, aplique um fertilizante com alto teor de minerais na proporção de 150 gramas por metro quadrado. O potássio deve ser de aproximadamente 60 gramas, o nitrogênio, no máximo 50 gramas, e o fósforo, até 40 gramas. A cultura requer 20 gramas de nitrato de amônio e cerca de 30 gramas de cloreto de potássio e superfosfato. Após algumas semanas, aplique a próxima adubação. Recomenda-se usar 1 colher de sopa de sulfato de potássio e a mesma quantidade de superfosfato para cada 10 litros de água.

Se você planeja usar fertilizantes complexos, o ideal é escolher aqueles ricos em enxofre, boro e sódio. Quando a hortaliça estiver em pleno crescimento, as variedades de ciclo tardio devem ser adubadas com os fertilizantes listados acima, exceto os que contêm nitrogênio. Especialistas recomendam fortemente a aplicação de fertilizante mineral em suas cenouras favoritas após uma boa rega ou chuva intensa para melhores resultados.

Você deve aplicar fertilizante nas suas cenouras duas vezes.

Orgânico ou mineral

O ideal é usar fertilizantes orgânicos pouco antes do inverno. Esterco de galinha e chorume têm se mostrado eficazes. O esterco deve ser deixado de molho previamente. A proporção padrão é de 1:10. Ao regar, dilua o fertilizante mais 10 vezes. O chorume deve ser diluído da mesma forma para uso.

Recomenda-se a aplicação de fertilizantes contendo minerais benéficos não antes do inverno, mas sim 2 a 3 semanas antes do plantio planejado de hortaliças. Uma composição popular é 1 colher de sopa de superfosfato, a mesma quantidade de cloreto de potássio, mais 1 colher de chá de ureia. Esta é a quantidade necessária por metro quadrado. Pode-se utilizar cerca de 85 gramas de fertilizante mineral (por exemplo, uma mistura para hortaliças) ao incorporar ao solo. É importante lembrar que a cinza de madeira pode enriquecer o solo com potássio e micronutrientes. São necessários até 15 kg de cinza por 100 metros quadrados ao incorporar ao solo.

Fertilizante orgânico ou mineral para cenouras

Se o jardineiro utilizou fertilizantes durante a preparação do terreno ou o replantio, então, no verão, até o final de agosto, recomenda-se o uso de composições complexas.

Por exemplo, adicione até 3 kg de húmus e 10 gramas de fertilizante contendo potássio e fósforo durante a escavação na primavera ou no outono. Ou, um mês após a germinação, utilize 2 colheres de sopa de matéria orgânica e 1 colher de chá de nitrofósforo, diluídas em 10 litros de água.

Uma segunda adubação pode ser feita algumas semanas após a primeira, diluindo 1 colher de chá de fertilizante mineral e 1 colher de sopa de fertilizante orgânico em 1 balde de água. A adubação foliar também é popular. Formulações complexas prontas para uso, disponíveis em lojas, incluem "Gamair", "Gliokladin", "Trichodermin", "Fitosporin-M" e outras.

Gliocladina é um fertilizante de alta qualidade para cenouras.

Dicas do jardineiro

Jardineiros iniciantes devem saber que podem aumentar a imunidade de seus vegetais favoritos fertilizando-os com sulfato de potássio duas semanas antes da colheita. Certifique-se de umedecer o solo imediatamente antes de aplicar qualquer fertilizante. Cal deve ser adicionada ao solo a cada poucos anos. Uma solução de ácido bórico deve ser diluída na proporção de 3 litros por metro linear, uma solução de bário-manganês deve ser diluída na proporção de 1 colher de chá para cada 10 litros de líquido, e uma solução salina deve ser preparada diluindo 1 colher de sopa de sal em 10 litros de água. Para obter cenouras mais doces, pulverize as folhas com humatos três semanas antes da colheita. Use 1 grama dessa solução para cada 10 litros de líquido.

Se a parte aérea da hortaliça não estiver forte e saudável o suficiente, utilize uma solução de ureia. Recomenda-se aplicá-la quatro meses antes da colheita planejada. O ácido bórico também é adequado. Para corrigir a deficiência de magnésio, trate a área com uma solução de sulfato de magnésio. Novamente, os fertilizantes orgânicos são melhor aplicados durante o preparo do solo no inverno. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes nitrogenados e fosfatados duas vezes, ou seja, durante o período de crescimento ativo.

A planta cresce melhor em solo solto.

Vídeo: "Como alimentar com cenouras?"

Este vídeo vai te falar sobre os melhores fertilizantes para cenouras.

Pera

Uva

Framboesa