O que é cânhamo industrial e do que é feito?
Contente
Que tipo de cânhamo é chamado de "industrial"?
O cultivo de cânhamo em escala industrial depende exclusivamente da variedade industrial. Esta é uma planta herbácea anual da família Cannabis. Ao contrário de outras espécies, contém apenas 0,08% de tetrahidrocanabinol, sendo seus caules e sementes as partes mais valiosas. A planta cresce até uma altura de 0,8 a 4 metros. Os brotos são eretos, ramificados, com 0,2 a 3 cm de diâmetro, cobertos por folhas pontiagudas e alongadas, agrupadas em conjuntos de 5 a 7, com bordas serrilhadas.

A aparência da grama depende do seu sexo. As plantas masculinas são mais altas, menos foliadas e florescem com inflorescências paniculadas amarelas com um leve tom verde. As fibras são elásticas e macias. As plantas femininas caracterizam-se por folhagem densa, aroma distinto e inflorescências complexas em forma de espiga. A estrutura do caule é mais densa, elástica e resistente.
Após a floração, a planta de cannabis produz frutos. Estes têm a aparência de pequenas nozes ovais, de cor verde-azulada.
Vídeo "Maconha como medicamento"
Neste vídeo, um especialista explicará como a cannabis é usada na medicina.
As principais qualidades do cânhamo industrial
A cannabis industrial caracteriza-se por uma composição química diversificada. Inclui mais de 400 compostos, dos quais apenas uma pequena proporção são canabinoides. No entanto, por vezes, as substâncias psicotrópicas podem estar completamente ausentes. O cânhamo também contém:
- proteínas;
- carboidratos;
- alcaloides;
- terpenos;
- fenóis;
- diversos ácidos benéficos;
- esteroides;
- vitaminas (A, B, D, E, K);
- microelementos (Fe, Ca, K, Mn, Mg, S, P, Zn);
- taninos;
- clorofila;
- caroteno;
- gliceróis.
Graças à sua rica composição, o cânhamo industrial possui muitas qualidades úteis:
- antibacteriano;
- anti-inflamatório;
- analgésicos;
- antibióticos;
- antitumoral.
Áreas de aplicação
A industrialização da cultura começou a surgir com o advento do século XX. Ao longo das décadas, os produtores desenvolveram inúmeras variedades de cânhamo industrial, que posteriormente se expandiram para diversas esferas de nossas vidas, da medicina à indústria têxtil.
- Produção industrial de cânhamo industrial
- Colheita de cânhamo industrial
- O cânhamo é utilizado em tudo, desde a medicina até a indústria têxtil.
Na medicina e na cosmetologia
A produção industrial da planta permite sua inclusão em produtos de higiene e cosméticos, bem como em preparações médicas.
Apesar de sua composição química não ter sido completamente estudada, a planta medicinal é muito valorizada por cosmetólogos e médicos.
Por possuir propriedades antioxidantes, o cânhamo industrial retarda o processo de envelhecimento, acelera a regeneração celular e melhora o metabolismo. Também é utilizado para prevenir as seguintes doenças:
- oncologia;
- asma;
- bronquite crônica;
- raquitismo;
- Doenças do sistema cardiovascular e do trato gastrointestinal.
No dia a dia
Graças à sua estrutura fibrosa elástica e resistente, a fibra industrial é utilizada na produção de materiais de construção. Por exemplo, é usada para fabricar:
- Painéis para acabamento de casas;
- espuma plástica;
- concreto;
- vernizes e tintas.
Recentemente, plantas secas têm sido utilizadas na construção de paredes, reforço e isolamento de fachadas e pisos. Um programa para usar torta de cânhamo na construção de casas começou há 10 anos na Inglaterra, e a prática desde então foi adotada com sucesso por outros europeus.
Na indústria alimentícia
As sementes de cânhamo contêm 99,9% de gorduras saudáveis, que são facilmente absorvidas pelo organismo. Recomenda-se a sua inclusão na dieta de pessoas que:
- Levar um estilo de vida ativo;
- controlam o peso ou estão de dieta;
- vegetarianos;
- atletas.
As sementes são consumidas como produto único ou na forma de polpa. O óleo de cânhamo é extraído por prensagem a frio e não contém substâncias cancerígenas.

Na indústria têxtil
As fibras extraídas dos caules do cânhamo industrial são amplamente utilizadas na indústria têxtil. Os tecidos feitos a partir delas são usados para produzir:
- roupa de baixo;
- roupas;
- sapato;
- diversos acessórios.
Em produção
Recentemente, o cânhamo industrial tem se tornado cada vez mais popular na fabricação de móveis. Por exemplo, o cânhamo reciclado é usado como enchimento para painéis de partículas. Ele também é usado para produzir adesivos duráveis e ecológicos.
Os agricultores estão adicionando cada vez mais torta oleaginosa, o resíduo da extração de óleo, à dieta do gado. Graças à sua rica composição química, esse suplemento alimentar ajuda a suprir as necessidades nutricionais dos animais.
Indústria de celulose
A indústria de celulose tem substituído cada vez mais a madeira pelo cânhamo industrial. Essa mudança é impulsionada pelo estado crítico das florestas e pela alta taxa de desmatamento. Além disso, o papel à base de cânhamo oferece diversas vantagens significativas:
- maior qualidade;
- fortaleza;
- Preço baixo.
A produção de celulose a partir de culturas à base de gramíneas é mais rentável, permitindo volumes de produção quatro vezes maiores do que os obtidos com madeira. Tecnologias inovadoras também possibilitam uma remoção mais eficiente de silicatos da matéria-prima, elevando o produto final a um novo patamar de qualidade. Além de ser ecologicamente correta, outra vantagem em relação à polpa de madeira é o seu curto período de maturação, de apenas quatro meses.

Energia alternativa
O potencial do uso do cânhamo industrial como fonte de energia alternativa já era conhecido na época de Henry Ford. Ele foi o primeiro a inventar um carro movido a combustível de cânhamo. O industrial americano cultivava suas próprias plantações, um fato do qual se orgulhava muito.
Até hoje, a grama seca é usada para fabricar pellets e outras fontes de calor. O produto final possui excelente transferência de calor e, portanto, pode ser um substituto eficaz para a madeira macia.
Ao contrário da crença popular, o cânhamo industrial é completamente inofensivo para o corpo. Pelo contrário, é uma matéria-prima ecológica utilizada na produção de diversos produtos. Por exemplo, a planta pode ser uma boa alternativa orgânica ao plástico, à gasolina ou a produtos derivados de fibras.



