Manchas brancas nas folhas de pepino e como lidar com elas
Contente
Causas das manchas
Uma placa branca aparece nas folhas da plantação como resultado de diversas doenças comuns (independentemente de a hortaliça ser cultivada em campo aberto ou em estufa protegida):
- Mosaico branco. O aparecimento de manchas de formato irregular na folhagem, que lembram vagamente estrelas, indica que os canteiros da estufa estão em risco devido a essa doença viral. Se não for tratada, toda a folhagem ficará gradualmente branca. A planta afetada não produzirá frutos e, se produzir, os pepinos serão pequenos, deformados e doentes.
- Ácaros. Outra causa de revestimento branco e manchas em pepinos. A presença de teias na parte inferior das folhas também pode indicar essa doença. As plantas afetadas perdem gradualmente a folhagem;
- Mancha foliar por Ascochyta. Doença infecciosa que ataca plantas enfraquecidas em condições de alta umidade (frequentemente em estufas). O primeiro sinal da doença são manchas brancas nas folhas, que eventualmente racham. Os frutos de uma planta afetada ficam moles, como se estivessem cozidos.
- Oídio. O nome já diz tudo: em pouco tempo, toda a superfície das folhas fica coberta por uma camada branca, dando a impressão de que farinha foi polvilhada sobre o canteiro. O perigo da doença reside no fato de afetar os brotos e caules jovens da planta e, consequentemente, a colheita;
- Antracnose. Uma infecção fúngica muito perigosa que ameaça não só a folhagem da planta, mas também os frutos. O primeiro sinal da doença é uma camada ou manchas brancas que gradualmente se tornam marrons. Com o tempo, a folha afetada cai, como se estivesse queimada, e a infecção continua a progredir e se espalha para os frutos, deixando manchas marrons escuras.
Tratamento químico
Então, já descobrimos por que as manchas aparecem, agora vamos descobrir o que fazer se elas forem detectadas. Naturalmente, os melhores e mais rápidos resultados são obtidos com tratamentos especializados desenvolvidos para combater doenças específicas. Por exemplo, Actellic ou Aktara podem ajudar a impedir a disseminação do mosaico do pepino (você precisará remover as plantas afetadas e tratar todas as ferramentas de jardinagem com os produtos). A pulverização com Akarin ou Fitoverm é excelente para ácaros. Uma calda bordalesa tradicional pode ajudar a eliminar os primeiros sinais da antracnose (mas se a doença estiver presente há muito tempo, o tratamento não funcionará e você terá que remover as plantas afetadas).
Se estiver combatendo oídio, você precisará de uma ampola de Topaz e 10 litros de água — essa é a mistura usada para pulverizar os canteiros. Calda bordalesa ou uma solução de enxofre serão úteis para tratar a antracnose (no início da doença).
Tratamento com métodos populares
O que fazer se você não puder usar tratamentos especiais, mas ainda assim detectar uma placa em seus pepinos? Que tal tentar métodos mais tradicionais e seguros? Por exemplo, se suspeitar da presença de ácaros, certifique-se de remover todas as folhas afetadas e não se esqueça das ervas daninhas próximas — o patógeno também pode estar escondido ali.
O mesmo método é usado para combater a ascoquitose: remova as folhas inferiores imediatamente assim que os sinais da doença aparecerem. O oídio pode ser tratado com uma solução de permanganato de potássio (5 g de cristais para cada 10 litros de água) ou com uma solução concentrada (preparada da seguinte forma: dilua 1 litro de leite ou soro de leite em 10 litros de água e pulverize as plantas com a mistura resultante).
Prevenção de manchas
Não existe uma resposta definitiva para o aparecimento de mofo branco em pepinos. As causas podem ser diversas, desde umidade inadequada na estufa e mudas contaminadas até infecções nas plantas devido ao uso de equipamentos não esterilizados. Para evitar problemas, tente seguir as regras de rotação de culturas, ventile a estufa regularmente, remova as ervas daninhas ao redor dos canteiros e inspecione as plantas com frequência.
Vídeo: "Doenças do pepino e seu tratamento"
Este vídeo vai te contar sobre as doenças que afetam os pepinos e como tratá-las.




