Manchas brancas nas folhas de pepino e como lidar com elas

O coração de um jardineiro se alegra quando seus canteiros, nos quais tanto esforço e cuidado foram investidos, ficam viçosos e verdes. Mas, infelizmente, nem sempre é assim: muitas vezes, manchas incômodas ou uma camada esbranquiçada aparecem nas folhas das plantas, ameaçando a tão esperada colheita. Por que isso acontece, o que pode ser feito para salvar os canteiros e por que as manchas brancas nas folhas de pepino são tão perigosas? Você encontrará as respostas para todas essas perguntas neste artigo.

Causas das manchas

Uma placa branca aparece nas folhas da plantação como resultado de diversas doenças comuns (independentemente de a hortaliça ser cultivada em campo aberto ou em estufa protegida):

Revestimento branco nas folhas de pepino

  • Mosaico branco. O aparecimento de manchas de formato irregular na folhagem, que lembram vagamente estrelas, indica que os canteiros da estufa estão em risco devido a essa doença viral. Se não for tratada, toda a folhagem ficará gradualmente branca. A planta afetada não produzirá frutos e, se produzir, os pepinos serão pequenos, deformados e doentes.
  • Ácaros. Outra causa de revestimento branco e manchas em pepinos. A presença de teias na parte inferior das folhas também pode indicar essa doença. As plantas afetadas perdem gradualmente a folhagem;
  • Mancha foliar por Ascochyta. Doença infecciosa que ataca plantas enfraquecidas em condições de alta umidade (frequentemente em estufas). O primeiro sinal da doença são manchas brancas nas folhas, que eventualmente racham. Os frutos de uma planta afetada ficam moles, como se estivessem cozidos.
  • Oídio. O nome já diz tudo: em pouco tempo, toda a superfície das folhas fica coberta por uma camada branca, dando a impressão de que farinha foi polvilhada sobre o canteiro. O perigo da doença reside no fato de afetar os brotos e caules jovens da planta e, consequentemente, a colheita;
  • Antracnose. Uma infecção fúngica muito perigosa que ameaça não só a folhagem da planta, mas também os frutos. O primeiro sinal da doença é uma camada ou manchas brancas que gradualmente se tornam marrons. Com o tempo, a folha afetada cai, como se estivesse queimada, e a infecção continua a progredir e se espalha para os frutos, deixando manchas marrons escuras.

A antracnose é uma infecção fúngica muito perigosa.

Tratamento químico

Então, já descobrimos por que as manchas aparecem, agora vamos descobrir o que fazer se elas forem detectadas. Naturalmente, os melhores e mais rápidos resultados são obtidos com tratamentos especializados desenvolvidos para combater doenças específicas. Por exemplo, Actellic ou Aktara podem ajudar a impedir a disseminação do mosaico do pepino (você precisará remover as plantas afetadas e tratar todas as ferramentas de jardinagem com os produtos). A pulverização com Akarin ou Fitoverm é excelente para ácaros. Uma calda bordalesa tradicional pode ajudar a eliminar os primeiros sinais da antracnose (mas se a doença estiver presente há muito tempo, o tratamento não funcionará e você terá que remover as plantas afetadas).

Se estiver combatendo oídio, você precisará de uma ampola de Topaz e 10 litros de água — essa é a mistura usada para pulverizar os canteiros. Calda bordalesa ou uma solução de enxofre serão úteis para tratar a antracnose (no início da doença).

Akarin é excelente no combate aos ácaros.

Tratamento com métodos populares

O que fazer se você não puder usar tratamentos especiais, mas ainda assim detectar uma placa em seus pepinos? Que tal tentar métodos mais tradicionais e seguros? Por exemplo, se suspeitar da presença de ácaros, certifique-se de remover todas as folhas afetadas e não se esqueça das ervas daninhas próximas — o patógeno também pode estar escondido ali.

O mesmo método é usado para combater a ascoquitose: remova as folhas inferiores imediatamente assim que os sinais da doença aparecerem. O oídio pode ser tratado com uma solução de permanganato de potássio (5 g de cristais para cada 10 litros de água) ou com uma solução concentrada (preparada da seguinte forma: dilua 1 litro de leite ou soro de leite em 10 litros de água e pulverize as plantas com a mistura resultante).

Você pode tratar pepinos com remédios caseiros.

Prevenção de manchas

Não existe uma resposta definitiva para o aparecimento de mofo branco em pepinos. As causas podem ser diversas, desde umidade inadequada na estufa e mudas contaminadas até infecções nas plantas devido ao uso de equipamentos não esterilizados. Para evitar problemas, tente seguir as regras de rotação de culturas, ventile a estufa regularmente, remova as ervas daninhas ao redor dos canteiros e inspecione as plantas com frequência.

Vídeo: "Doenças do pepino e seu tratamento"

Este vídeo vai te contar sobre as doenças que afetam os pepinos e como tratá-las.

Pera

Uva

Framboesa