Como controlar pulgões em pepinos usando remédios caseiros
Contente
Por que os pulgões são perigosos?
Os pulgões que atacam os pepinos são comumente chamados de pulgões do melão. O primeiro sinal de sua presença é o murchamento e a queda das folhas. Basta virar a folha para ver um enxame de parasitas na parte inferior. Posteriormente, os pulgões "devoram" a planta inteira, migrando para as flores, caules e até mesmo botões de frutos.
Ao primeiro sinal de doença, o controle de pragas deve ser iniciado imediatamente. Caso contrário, há um alto risco de perda total da colheita. Afinal, sem inimigos naturais, os pulgões consumiriam toda a área verde do planeta.
Esses parasitas se alimentam da seiva das células vegetais, secretando um veneno à medida que as consomem. Isso faz com que as folhas se enrolem, onde os pulgões se escondem de seus inimigos e se reproduzem, preservando sua população.
Os pulgões também são prejudiciais porque transmitem doenças virais. Portanto, além de sofrer com o próprio parasita, a planta também pode adoecer.
Métodos populares de luta
Felizmente, existem muitos métodos para controlar os pulgões. Além disso, os remédios caseiros são tão eficazes quanto os pesticidas químicos e, em alguns casos, até superiores.
Por exemplo, uma maneira eficaz de combater pulgões em um canteiro de pepinos é plantar trepadeiras fortes que sejam praticamente imunes a pragas. Os parasitas têm dificuldade em penetrar a casca grossa da planta. Além disso, essas trepadeiras são excelentes em sua capacidade de se regenerar.
Para cultivar uma planta tão forte, você precisa de:
- Escolha a variedade certa de pepinos;
- Monitore o solo (fertilize-o periodicamente e regue-o adequadamente);
- Plante os pepinos corretamente, mantendo a distância entre os arbustos e protegendo-os de ervas daninhas;
- Se possível, utilize cobertura morta para ajudar a controlar as ervas daninhas.
Existem muitos remédios caseiros para o controle de pulgões. Os mais comuns são a remoção, a atração das pragas e o uso de sabão inseticida.
Remoção
Uma pequena quantidade de pragas pode ser removida manualmente com um pano comum, sempre usando luvas. Este método é especialmente eficaz quando as pragas são encontradas nos caules e pecíolos das plantas. Na parte inferior das folhas, o ideal é remover as pragas com um cotonete.
Quando novos indivíduos aparecem, o processo deve ser repetido.
Atraindo inimigos dos pulgões
O oponente mais ferrenho desses parasitas é o beija-flor. Infelizmente, essa ave é impossível de encontrar em nossas latitudes. Portanto, joaninhas e crisopídeos, predadores naturais que se alimentam de pulgões, vêm em seu auxílio.
Muitas pessoas consideram as formigas vermelhas e pretas como inimigas das pragas. Mas isso é um equívoco. As formigas, pelo contrário, facilitam a disseminação e a reprodução de parasitas de plantas ao se alimentarem de seus excrementos.
Sabão inseticida
O sabão inseticida é uma solução orgânica eficaz para o controle de pulgões. Uma solução feita com esse sabão mata os insetos e impede que eles se fixem na planta. No entanto, ao preparar a solução, certifique-se de que ela seja segura para uso em pepinos.
Tratar a planta não é suficiente. Deve-se ter especial atenção ao enxágue dos pepinos.
Os frutos de uma planta tratada com sabão inseticida devem ser lavados com especial cuidado antes do consumo.
Você também pode combater parasitas com uma alternativa inofensiva ao sabão inseticida, que pode ser feita em casa. Para isso, misture sabão líquido (mas nunca detergente) com água. A proporção ideal é de 2 colheres de sopa de sabão para cada litro de água. Borrife a solução usando um borrifador limpo.
Outras receitas
Você também pode combater os pulgões usando outros remédios caseiros.
Por exemplo, uma infusão de folhas de tomate, alho e pimenta malagueta tem se mostrado eficaz. Você pode preparar uma solução com todos esses ingredientes ou apenas com um deles e aplicá-la nos pepinos. A pimenta deve ser diluída na proporção de um quarto de colher de chá por litro de água. Não há recomendações específicas quanto à concentração das outras soluções.
Os pulgões também temem os óleos essenciais. Portanto, você pode combater essas pragas com soluções aquosas de plantas aromáticas, como óleo de melaleuca ou óleo de hortelã-pimenta diluídos em água.
Como mencionado anteriormente, as pragas não gostam de plantas aromáticas. Portanto, plantar hortelã, alho, cebola, pimentão ou raiz-forte perto dos pepinos garantirá um crescimento livre de pragas.
Não se esqueça de podar quaisquer ramos danificados do pepino. Às vezes, é necessário remover a planta inteira, pois as pragas relutam em abandonar sua amada planta.
Os pulgões são parasitas que infestam quase todas as plantas e causam danos significativos. No entanto, tratar o problema é fácil; basta seguir algumas orientações simples e escolher o produto certo.
Vídeo: "Remédios caseiros para pulgões"
Assista a uma entrevista com um especialista que sugere o uso de remédios caseiros seguros contra pulgões no jardim.




