Remédios caseiros com pepinos para tratar doenças

Antes de começar a cultivar pepinos, é preciso estar preparado para possíveis problemas. Somente aprendendo todas as regras de cultivo e protegendo a planta de doenças por meio de métodos tradicionais é que você poderá esperar uma colheita abundante.

Regras para processamento com iodo

O tratamento de pepinos com iodo ajuda a protegê-los de diversas doenças. Especificamente, o iodo ajuda a combater a podridão radicular. O patógeno prolifera em solos excessivamente úmidos. A doença é acompanhada pelo escurecimento das raízes, amarelecimento das folhas e queda dos frutos.

Tratamento de pepinos com iodo

Um tratamento eficaz para a podridão radicular envolve lubrificar os caules dos pepinos com uma solução de iodo (uma parte de iodo para duas partes de água). O procedimento deve ser repetido várias vezes.

Este remédio caseiro também é eficaz contra o oídio. Você pode livrar os pepinos dessa doença preparando uma mistura de 1 litro de leite e 10 gotas de iodo, dissolvidas em um balde de água. Borrife a planta e o solo com a mistura.

Uma mistura de iodo e verde brilhante

O tratamento de pepinos com verde brilhante e iodo produz bons resultados. Esses compostos contêm compostos de cobre, que têm um impacto negativo sobre as doenças das plantas.

Remédios caseiros à base de antissépticos são fáceis de preparar. Para isso, adicione 10 ml de verde brilhante a um balde de água. Os pepinos não ficarão mais verdes após a pulverização, mas este remédio certamente os protegerá contra doenças.

Aplicação de cinzas de madeira

As cinzas de madeira eliminam pragas e parasitas.

A cinza de madeira é um dos remédios caseiros mais eficazes para doenças do pepino atualmente. Além disso, a cinza elimina pragas e parasitas e promove o crescimento da plantação.

A cinza de madeira pode ajudar a combater vários tipos de manchas em hortaliças causadas por bactérias. A prevenção da doença pode ser feita pulverizando as folhas com uma solução de cinza. Isso ajuda a retardar a progressão do oídio, que causa manchas e revestimentos brancos nas folhas. A solução de cinza adere melhor à planta se você adicionar um pouco de sabão. Tratar o solo com cinza dificulta a movimentação de lesmas.

Os métodos tradicionais de tratamento de doenças do pepino ajudam a evitar o uso de produtos químicos.

Usando solução de alho

A infusão de alho é eficaz contra pragas, mas não contra doenças. É fácil de preparar. Existem duas receitas principais. A primeira consiste em amassar os dentes de alho e colocá-los em um frasco de um litro. Adicione 0,5 litro de óleo vegetal e 0,03 litro de detergente líquido. Deixe a mistura em infusão por 24 horas. Para pulverizar pepinos, dilua 0,02 litro da solução em 0,5 litro de água e mexa até obter uma mistura homogênea.

A infusão de alho é eficaz contra pragas.

A segunda receita leva a mesma quantidade de dentes de alho (espremidos em um espremedor de alho), 1 litro de água e 0,015 kg de sabão. Coloque todos os ingredientes em um frasco de dois litros e complete com água. Tampe o frasco e guarde em um local escuro por 12 dias. Depois, coe a infusão e dilua com água antes de usar.

Ao pulverizar com infusão de alho, é importante seguir rigorosamente a concentração recomendada. Para isso, dilua 0,05 litros da infusão em um balde de água. Pulverize os vegetais com a solução preparada várias vezes até que as pragas desapareçam.

Pulverizar com soro de leite

Se as plantas adoecerem durante a colheita, não devem ser tratadas com produtos químicos. O melhor é resolver o problema com iodo e leite, ou pelo menos soro de leite. Este contém bactérias monoácidas que podem inibir a atividade fúngica e enriquecer a cultura com nutrientes.

Pulverizar com soro de leite não estragará a colheita.

A aplicação do soro nas folhas dos vegetais cria uma película fina que as protege dos fungos. No entanto, o tratamento da planta com soro apresenta uma desvantagem significativa: seu efeito é de curta duração. Portanto, esses tratamentos devem ser realizados regularmente.

O melhor período para tratar a cultura é julho, pois é quando ela está mais frágil. Não utilize soro de leite puro na cultura. Antes de usar, o soro deve ser diluído em água na proporção de 1:1. Aqueça a solução preparada a 25°C antes de aplicá-la na hortaliça.

Cobertura com solução de verbasco

O oídio, caracterizado pelo aparecimento de uma camada cinzenta nos pepinos, leva gradualmente à sua morte. Os primeiros sintomas da doença são facilmente combatidos com um fertilizante natural – a infusão de verbasco. Este fertilizante também é recomendado para melhorar o crescimento da cultura.

Uma solução de verbasco é indicada para melhorar o crescimento das culturas.

Preparar uma solução de recuperação é muito simples: basta diluir esterco fresco em água em partes iguais. Deixe a solução descansar por 24 horas e, em seguida, dilua-a na proporção de 1:10. Misture bem e regue o espaço entre as fileiras na proporção de 1 balde de fertilizante por unidade de área. Combine a pasta com água (1:4) e deixe em um local aquecido por uma semana. Depois, adicione água à solução e regue as hortaliças.

Iodo e verde brilhante

Você pode proteger os pepinos de doenças revestindo seus talos com iodo ou verde brilhante diluído em água. Após o tratamento, todas as pragas morrerão.

A prevenção de doenças e parasitas traz resultados positivos. O ideal é iniciar esse processo na fase de seleção das sementes.

Assim, os benefícios do iodo para o crescimento de hortaliças são conhecidos há muito tempo. A disponibilidade e a eficácia de outros remédios caseiros, bem como seu uso correto, podem ajudar a eliminar completamente a necessidade de inseticidas.

Vídeo: "Dicas para doenças do pepino"

Este vídeo oferece dicas eficazes sobre como combater doenças em pepinos.

Pera

Uva

Framboesa