O que fazer e por que as folhas do pepino estão ficando brancas e secando?
Contente
As principais causas de manchas brancas
As mudas de pepino cultivadas em estufas e em campo aberto são suscetíveis a diversas doenças fúngicas e ataques de pragas. Os ovários e as folhas ficam cobertos por manchas brancas, amarelas e marrons, e secam. Se as folhas das suas plantas ficaram brancas, pode haver várias causas possíveis.
- Oídio. Esta doença fúngica começa nas margens das folhas e gradualmente se espalha por toda a lâmina foliar, eventualmente atingindo os caules e ovários das mudas. Se pequenas manchas brancas aparecerem na planta e as bordas das folhas começarem a ficar marrons e secar, o pepino está infectado. O fungo causador da doença pode sobreviver ao inverno em detritos orgânicos. A doença manifesta-se em clima úmido e nublado. Motivo: excesso de fertilizantes nitrogenados e erros na irrigação.
- Podridão branca. Todas as áreas afetadas da planta, principalmente caules e ovários, ficam cobertas por múltiplas manchas brancas que posteriormente escurecem. Trata-se de uma doença fúngica de rápida disseminação. Mais tarde, a planta fica completamente branca, viscosa e apodrece. Causa: solo encharcado e umidade excessiva do ar.
- Mosaico branco em pepinos. O vírus é ativado por aumentos repentinos de temperatura. Os primeiros sinais aparecem nas mudas aproximadamente um mês após o plantio. Se as folhas enrugarem e se enrolarem nas bordas, os caules racharem e os ovários e frutos ficarem manchados, o vírus também afetou seus pepinos. Causa: penetração do vírus durante o transplante e a modelagem das plantas por meio de ferramentas não esterilizadas ou por insetos vetores.
- Ácaros. Pequenas manchas brancas aparecem primeiro nas folhas e depois se espalham para os caules e ovários. As bordas das folhas se enrolam e secam gradualmente. Se você notar esses sinais, seus pepinos estão infestados. Os ácaros tecem teias na parte inferior da folha e sugam a seiva. A praga em si é invisível.
- Mosca-branca-da-estufa. Ela suga a seiva, danificando a derme da planta. Deixa uma secreção branca e açucarada contendo esporos de fumagina. A planta se enrola e seca.
Métodos para combater manchas
Se você notar sinais de oídio, as mudas devem ser tratadas imediatamente com fungicidas. A pulverização deve ser feita em tempo calmo e seco. Soluções de oxicloreto de cobre e enxofre coloidal também podem ser usadas.
Se o oídio se espalhou para os ovários ou se você é contra o uso de produtos químicos, pode recorrer a remédios caseiros: tintura de verbasco, uma solução de leite azedo ou uma mistura de bicarbonato de sódio e sabão de lavar roupa.
As partes afetadas da planta devem ser cortadas até atingir as áreas saudáveis. Se a doença se espalhou para os ovários ou afetou a maioria das plantas, elas devem ser removidas completamente. Cal ou carvão vegetal triturado podem ser usados para tratar as mudas. Em seguida, alimente os pepinos com uma solução de água morna e ureia, suplementada com sulfato de zinco e sulfato de cobre.
O fosfato trissódico é usado para combater o mosaico branco. As ervas daninhas também devem ser cuidadosamente removidas e as cucurbitáceas não devem ser cultivadas perto de pepinos. Deve-se ter cuidado para eliminar os parasitas que transmitem o vírus.
Se as mudas forem atacadas por ácaros, devem ser tratadas com inseticidas várias vezes. As folhas e os botões afetados devem ser removidos e queimados. Produtos biológicos podem ajudar a eliminar moscas-brancas.
Prevenção e cuidados
Não é segredo que prevenir é melhor que remediar. Portanto, você deve garantir o cuidado adequado com os pepinos e adotar medidas preventivas. Quem segue as orientações corretas raramente enfrenta problemas com doenças nas plantas.
Para evitar que seus pepinos sejam afetados pelo oídio, você precisa mudar o local de plantio todos os anos e remover todos os detritos para impedir o desenvolvimento do fungo.É importante também manter um regime de rega adequado e usar apenas água morna e decantada. Estufas ou canteiros aquecidos requerem desinfecção periódica.
Práticas adequadas de plantio ajudam a prevenir a podridão branca. Os pepinos devem ser replantados no mesmo local no mínimo quatro anos depois. Evite plantios muito densos. Não se esqueça de podar e dar forma às plantas regularmente.
Para prevenir a doença do mosaico, o tratamento das mudas, a desinfecção do solo e das ferramentas, e a troca do solo na estufa são medidas importantes. Antes do plantio, recomenda-se o tratamento térmico das sementes e a aplicação de permanganato de potássio.
Para evitar o aparecimento de ácaros em pepinos, as mudas devem ser plantadas cedo e as ervas daninhas ao redor das plantas devem ser removidas regularmente. O solo deve ser bem úmido, pois o solo seco é o habitat ideal para a praga. O endro pode ser plantado nas proximidades, pois suas flores atraem joaninhas (inimigas dos ácaros).
Para prevenir moscas-brancas, afofe a terra com mais frequência e polvilhe-a com húmus ou turfa. Plantar tabaco no canteiro de pepinos também ajuda.
Estas são as recomendações básicas para quando as folhas do seu pepino ficarem brancas repentinamente. Saber o que fazer ajudará você a resolver qualquer problema.
Vídeo: "Por que as folhas do pepino ficam brancas?"
O autor do vídeo falará sobre as razões para o aparecimento de folhas brancas nos pepinos.



