O que fazer se os pepinos secarem na estufa, e por que isso acontece?

Um dos problemas comuns entre os produtores de hortaliças é o ressecamento dos ovários dos pepinos em estufas. A questão de por que os pepinos ressecam em estufas exige uma análise de todo o processo de cultivo.

Lista de motivos

Acontece: você espera ansiosamente pela colheita dos pepinos, deliciando-se com as folhas frescas e a crocância irresistível. Mas então eles secam, as folhas amarelam e murcham. Você olha e percebe que a colheita acabou.

Por que isso está acontecendo? Existem apenas duas explicações possíveis. Primeiro, você mesmo violou as instruções de cuidado, deixou passar algo ou fez algo por descuido. Segundo, a planta está infectada.Variedade de pepino Hércules

No entanto, existe outra possibilidade: você está superestimando a dimensão do problema. É normal que alguns ovários sequem. Afinal, toda planta floresce, por assim dizer, para uso futuro. Há sempre mais ovários do que a planta pode sustentar. Portanto, alguns deles secam naturalmente. Se essa "seleção natural" estiver ocorrendo em sua estufa e alguns ovários de pepino secaram, você não precisa se preocupar. Mas e se a colheita estiver realmente se perdendo no pé? Vamos analisar mais de perto.

Vídeo "Causas do Desastre"

Neste vídeo, você aprenderá o que pode causar o ressecamento dos pepinos.

Violações nas tecnologias de cuidado e cultivo

Vamos falar sobre os erros e falhas mais comuns. Assim, você poderá se lembrar e analisar suas ações; talvez um desses erros tenha levado ao ressecamento dos seus pepinos.

Talvez os erros mais comuns na jardinagem estejam relacionados à rega. Isso pode incluir:

  • Utilizar água muito fria para irrigação;
  • Regar durante o dia, ao sol;Regando os pepinos com água
  • rega insuficiente;
  • rega irregular.

Os pepinos adoram água. Portanto, se você esquecer de regá-los algumas vezes, os ovários começarão a secar. O ideal é usar água decantada para regar; ela não deve estar fria. E certifique-se de que a água penetre bem no solo e não fique empoçada na superfície.

Erros no plantio podem prejudicar os pepinos. Se plantados muito próximos uns dos outros, eles começam a definhar, sem espaço suficiente para obter os nutrientes necessários. É isso que causa o amarelecimento. Tudo o que você precisa fazer é ler atentamente todas as instruções na embalagem. A distância ideal entre as mudas para cada variedade está sempre indicada.

Os pepinos maduros precisam ser colhidos não apenas no momento certo, mas muito rapidamente. A descrição da variedade indicará o tamanho ideal para a maturação. Aqueles que atingirem esse tamanho devem ser colhidos imediatamente. Acredite, cada hora conta. Tempo excessivo na planta pode prejudicar o ovário do pepino vizinho.Pepinos maduros em um galho

Às vezes, os pepinos em estufa ficam amarelos devido à fertilização inadequada. É possível que você esteja usando verbasco fermentado em excesso. Sim, o nitrogênio (que é o que o verbasco fornece) é especialmente necessário no início. Mas as plantas frutíferas também precisam de fósforo e potássio. Portanto, nesta fase, é hora de adicionar superfosfato e cinzas. Aliás, os próprios pepinos indicam exatamente o que lhes falta. Manchas amarelas nas folhas indicam deficiência de magnésio. Manchas verde-claras indicam uma necessidade urgente de potássio.

Danos causados ​​por doenças e pragas

Se você não fez nada disso com seus pepinos, o motivo pelo qual eles estão secando na estufa provavelmente é uma doença. Aqui estão as doenças mais comuns:

  • Oídio, causado por um fungo formador de esporos que interrompe a fotossíntese;
  • A murcha de Fusarium é uma doença na qual um parasita vegetal bloqueia o fluxo de nutrientes;Oídio nas folhas de pepino
  • Podridão radicular – causada por mudanças bruscas de temperatura e rega com água muito fria;
  • O míldio, também conhecido como pernosporo, desenvolve-se quando o solo e o ar da estufa estão demasiado húmidos.

Pulgões e ácaros também atacam ocasionalmente as plantações de pepino em estufa. Embora isso não aconteça com muita frequência, representa uma ameaça séria — você pode dar adeus a toda a colheita.

Formas de resolver o problema

Naturalmente, a próxima pergunta é: o que fazer? Tanto na saúde quanto na doença, há uma resposta: cuide bem dos seus pepinos, prestando muita atenção às suas necessidades. Mas essas são, claro, recomendações gerais. Ao lidar com o seu problema específico com os pepinos, levaremos a situação em consideração.

Se você identificou seus próprios erros comuns de cuidado, evite-os. Remova folhas e brotos secos. E lembre-se, seus erros podem causar doenças graves nas plantas.

Bem, se você diagnosticou seus pepinos com alguma das doenças acima, precisa fazer o que for necessário para tratar aquela doença específica.

O oídio afeta principalmente os pepinos cultivados ao ar livre. Condições frias e úmidas favorecem seu desenvolvimento. Inspecione a estufa em busca de correntes de ar. Analise também a composição do fertilizante: deficiência de cálcio ou excesso de nitrogênio podem desencadear a doença. Ajuste a frequência da rega. O solo não deve ficar nem muito seco nem muito úmido.

Para o tratamento, você pode usar uma decocção de cavalinha ou calêndula. Se isso não for suficiente, uma mistura de cobre e sabão, sulfato ferroso ou bicarbonato de sódio com sabão são eficazes.

Alterar a composição do solo ajudará a combater a podridão das raízes. Adicione carvão vegetal triturado, cinzas e giz. Pulverizar com sulfato de cobre também será benéfico.Podridão radicular em pepinos

A imersão do solo em permanganato de potássio quente pode ajudar a combater a murcha de fusarium. O tratamento do míldio requer produtos químicos, como a calda bordalesa. A rega e a fertilização devem ser suspensas durante o tratamento.

Medidas preventivas

Prevenir é melhor que remediar — um clichê, mas verdade. Concentre-se na prevenção e a grande maioria das doenças do pepino não afetará sua estufa.

Preste atenção a estas regras não tão complicadas:

  • Uma cobertura adicional protegerá os pepinos de forma confiável contra ondas repentinas de frio;
  • Na estufa é necessário manter uma temperatura confortável para as plantas (22 graus);
  • Lembre-se de que o solo precisa ser enriquecido;
  • A rega regular e o afofamento do solo são necessários para a saúde das plantas;
  • É útil pulverizar os pepinos com soluções de microelementos de tempos em tempos;
  • Os brotos jovens precisam ser podados e os ovários em excesso removidos;
  • Na estufa, a ventilação regular é necessária: isso criará a umidade adequada e ajudará na polinização.Fertilizando o solo para pepinos

Ressaltamos em negrito: a estufa deve ser mantida limpa! Detritos, folhas rasgadas e outros resíduos vegetais devem ser removidos imediatamente. O solo deve ser desinfetado e as instalações devem ser mantidas em perfeita ordem.

E, por fim, material de plantio de alta qualidade é a chave para solucionar muitos problemas.

Vídeo "Prevenção"

Neste vídeo, você aprenderá o que pode ser usado para prevenir muitas doenças do pepino.

Pera

Uva

Framboesa