Como tratar manchas de ferrugem em folhas de pepino
Contente
Possíveis doenças e seus tratamentos
ferrugem em pepinos
Este é um sinal claro de que a cultura foi atacada por uma infecção fúngica. Se não for tratada, a doença pode agravar seriamente a saúde da planta e reduzir significativamente a produção. Assim que a doença for identificada, o tratamento deve começar imediatamente. Medidas preventivas também devem ser tomadas para evitar a recorrência.
podridão negra
No início da doença, as folhas do pepino ficam cobertas por pequenas manchas avermelhadas e as bordas dos folíolos afetados ficam ligeiramente deformadas. O dano se espalha gradualmente em direção ao centro da folha, levando ao seu ressecamento e eventual morte. Com o tempo, podem aparecer bolhas nas folhas danificadas. Se não for tratada, a podridão negra continuará a se desenvolver, espalhando-se ao longo do caule do pepino, e as áreas afetadas começarão a exsudar um líquido pegajoso. Fungicidas são usados para combater eficazmente a podridão negra.
Antracnose
A doença é causada por uma infecção fúngica patogênica que se desenvolve em altas temperaturas e umidade. O primeiro sintoma são manchas arredondadas e ferruginosas nas folhas. A progressão descontrolada da doença leva ao aparecimento de buracos nas folhas afetadas, dando à planta uma aparência queimada. Ao mesmo tempo, manchas aparecem nos frutos, exsudando um líquido rosado das lesões. A principal causa da doença são respingos de água que se acumulam nas folhas da planta.
Combater a doença não é fácil: nos estágios iniciais, ela pode ser derrotada com o uso de um fungicida – benomil ou clorotalonil.
Manchas angulares
Você pode identificar seus pepinos com mancha angular se manchas oleosas, úmidas e verdes aparecerem nas plantas, eventualmente adquirindo uma coloração ferrugem. O centro da lesão se rompe gradualmente, formando buracos na folhagem e liberando um fluido bacteriano. O mesmo acontece com os frutos das plantas afetadas: manchas características e úlceras esbranquiçadas aparecem neles.
A doença se desenvolve especialmente bem em condições quentes e úmidas. Se você notar as manchas características em suas plantas, comece imediatamente a pulverizar os canteiros com uma solução de sulfato de cobre.
Vídeo: "Doenças do pepino e seu tratamento"
Neste vídeo, agricultores compartilham suas experiências no tratamento de manchas de ferrugem em folhas de pepino.
Prevenção de doenças em pepinos
Todas essas doenças são mais fáceis de prevenir do que de curar. Cuidados adequados e práticas básicas de jardinagem são as melhores medidas preventivas para manter os pepinos saudáveis. Lembre-se de afofar regularmente a terra ao redor das plantas e regá-las com cuidado, evitando respingos excessivos de água nas folhas.
A irrigação por gotejamento é uma excelente alternativa à rega tradicional. Este método previne o desenvolvimento de microrganismos patogênicos e infecções nas plantas, e muitos insetos que preferem maior umidade evitarão seus canteiros.
Plantas saudáveis garantem uma colheita farta e de alta qualidade. Trate seu jardim com carinho e ele certamente o recompensará generosamente com uma colheita abundante!
Vídeo "6 dicas para todas as doenças do pepino"
O vídeo explica como proteger os pepinos de doenças e obter uma alta produtividade.



