O que usar para pulverizar os pepinos e evitar que suas folhas amarelem.
Contente
Possíveis causas do amarelamento
As folhas ficam amarelas por vários motivos:
- A falta de luz faz com que as folhas inferiores amarelem e morram. Isso é normal em vegetação exuberante em canteiros de jardim. Basta arrancar as folhas mortas.
- A rega incorreta, que resulta em excesso ou falta de umidade, é um problema comum. Os pepinos adoram água e, em climas quentes, recomenda-se regar as plantas abundantemente duas a três vezes por semana, encharcando bem o solo. Em dias de calor extremo, a rega deve ser diária. Caso contrário, as raízes da planta emergirão e começarão a secar, causando o amarelecimento das folhas e dos frutos. Quando os níveis de umidade se tornam excessivos e a chuva é constante, as raízes e os caules apodrecem.
- Infecções fúngicas — como fusarium, pythium, murcha bacteriana e outras doenças — manifestam-se como manchas marrons. Os brotos da planta enfraquecem, secam e caem, não respondendo à rega.
- Pragas – mosca-branca, mosca-do-pepino, pulgões, ácaros, que sugam a seiva da parte verde do arbusto.
- A deficiência de nutrientes e o esgotamento do solo levam ao atraso na síntese de clorofila. Se os pepinos apresentarem deficiência de potássio e magnésio, as folhas amarelam e secam nas bordas. A deficiência de ferro ou manganês se manifesta por veias verde-escuras em folhas amareladas. O amarelecimento das folhas superiores indica deficiência de cobre.
- Sol escaldante. Recomenda-se plantar pepinos em local sombreado e regá-los diretamente na raiz, para evitar que a umidade atinja as folhas e as faça murchar e queimar.
- Frio. A planta não gosta de geadas. Para garantir uma boa colheita, é importante considerar o clima da região.
- Falta de polinização. Isso é especialmente verdadeiro para plantas de estufa, que não conseguem produzir frutos, têm flores vazias e morrem gradualmente.
O que fazer
Sem dúvida, é melhor prevenir do que remediar, portanto, a prevenção oportuna é o principal método para lidar com folhas amareladas.
Por favor, siga estas regras:
- Mantenha a rotação de culturas e altere os locais de plantio anualmente. Não é recomendável cultivar pepinos após abóboras ou morangas para evitar infecções fúngicas.
- A rega regular e abundante e, se necessário, a criação de uma camada espessa de cobertura morta com grama cortada e ervas daninhas nos canteiros, ajudará a reter a umidade, fornecer calor e nutrientes.
- Fertilize com adubos orgânicos e minerais, como uma infusão de ervas com cinzas, que proporcionará proteção adicional contra pragas. Ervas daninhas, de preferência urtigas, são colocadas em um balde com água e deixadas para fermentar por uma semana. O composto resultante é diluído com água e a planta é regada abundantemente.
As mudas com 3 a 4 folhas devem ser pulverizadas a cada 10 dias com uma solução de 1 litro de leite, 30 gotas de iodo e 20 g de sabão de lavar roupa marrom para cada 10 litros de água.
Para manter a folhagem verde até o final da estação, você pode fertilizar os arbustos com uma mistura de um pão embebido em um balde de água com um pequeno frasco de iodo (20 ml). Antes de pulverizar, adicione 1 litro da solução ao balde de água e guarde o restante em local fresco, em frascos bem fechados com tampas de náilon. Repita este procedimento duas vezes por mês.
No início de junho, os pepinos são regados com uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa para cada 10 litros de água), o que tem um efeito prejudicial sobre muitas doenças das plantas.
Para prolongar a frutificação e revitalizar as partes superiores envelhecidas, recomenda-se adubar a planta com ureia e húmus, e pulverizar com uma infusão de feno apodrecido embebido em água na proporção de 1:1.
Quando você perceber que ainda não conseguiu salvar a planta e as folhas começaram a amarelar, pode recorrer a receitas caseiras populares.
Você pode borrifar os pepinos com uma solução de kefir ou soro de leite (2 litros para 10 litros de água) com a adição de 150 g de açúcar, o que será um excelente preventivo contra doenças fúngicas e ajudará os frutos a amadurecerem mais rapidamente.
Se os primeiros sinais de amarelecimento forem perceptíveis, as plantas devem ser regadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Para eliminar pragas, utilize cascas de cebola comuns. Normalmente, 0,5 kg de cascas são despejadas em 10 litros de água e levadas à fervura. Retire do fogo, tampe e deixe em infusão por cerca de 12 horas. A infusão resultante é diluída com água na proporção de 1:4 e pulverizada generosamente sobre a folhagem, sendo em seguida bem incorporada ao solo. Após esse tratamento, as folhas das cebolas ficam verdes e formam-se numerosos ovários. A fertilização do solo com essa mistura fornecerá uma rica variedade de vitaminas e micronutrientes, essenciais para um crescimento produtivo e frutificação abundante durante toda a estação.
Pulverizar com verbasco diluído em água na proporção de 1:5 ou 1:8 ajudará bastante no tratamento de folhas amareladas.
Em alguns casos, preparações biológicas seguras para humanos e animais, como a Trichodermina, podem ser usadas para aumentar a resistência da planta a pragas e bactérias patogênicas.
Vídeo: "Tratamento de pepinos quando as folhas ficam amarelas"
Experimente estas dicas simples se notar que as folhas do seu pepino estão ficando amarelas.




