Recheio de pão para pepinos: como preparar
Contente
Por que isso é necessário?
O fertilizante líquido de pão, feito com sobras, é uma excelente alternativa aos caros produtos à base de fermento. Os componentes do fermento estão presentes em quase todos os estimulantes de crescimento, tornando essas misturas e soluções tão eficazes. Os fungos do fermento estimulam o crescimento ativo das raízes e da folhagem nas plantas. O fermento natural do pão é uma fonte de nutrientes e micronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.
Quando usado corretamente, o impacto do fertilizante em hortaliças, incluindo pepinos, é enorme:
- Acelera o processo vegetativo - quando utilizado, os pepinos amadurecem mais rápido, o que permite colheitas mais precoces;
- Promove floração abundante e prolongada - se as plantações receberem polinização completa neste momento, as trepadeiras de pepino ficarão literalmente cobertas por um grande número de ovários e frutos maduros que surgem constantemente;
- Os fungos de levedura contidos no fertilizante melhoram a qualidade do solo, ativando e apoiando a atividade vital da microflora benéfica;
- O fertilizante de pão acelera a decomposição e potencializa o efeito da matéria orgânica adicionada anteriormente: estrume, húmus, excrementos;
- Ajuda as plantas a absorver e assimilar nutrientes do solo;
- Restaura e fortalece plantas fracas e atrofiadas.
Com base na experiência pessoal, muitos jardineiros recomendam adubar os pepinos com fermento natural feito com pão preto. O ideal é usar pão de centeio com malte, e não pão comum, pois o extrato de malte acelera o processo de fermentação e torna o fermento natural mais nutritivo.
Vídeo "Descrição do Método"
Este vídeo mostrará como funciona o método de alimentação com pão.
Como cozinhar
O pão de centeio, independentemente do seu grau de frescor, pode ser usado para fazer fermento natural. Claro que comprar pão fresco especificamente para fertilizante não é muito econômico, então é mais fácil usar sobras de pão, como migalhas e cascas. Por exemplo, as migalhas de pão podem ser armazenadas durante o inverno e usadas para fazer fertilizante no verão.
Não existem proporções estritamente definidas para o preparo de fertilizantes, portanto cada jardineiro o prepara à sua maneira. Algumas pessoas mergulham um pão inteiro em um balde com água, enquanto outras enchem o balde mais da metade com pão. Isso não faz muita diferença, já que a solução final é diluída com água de qualquer forma, e se a sua não estiver muito concentrada, basta adicionar menos água.
Vamos analisar mais de perto como fazer fertilizante de pão em casa:
- Prepare um balde padrão (8-10 litros), um peso (pode usar uma tampa ou um prato que se ajuste ao diâmetro do balde), água morna e, claro, pão de centeio amanhecido.
- Encha o balde com pão até a metade ou 2/3 da sua capacidade e pressione-o com um peso – o peso impedirá que o pão flutue e evitará que ele mofe.
- Despeje água morna no balde até que o líquido cubra completamente o pão.
- Coloque o balde em um local aquecido (celeiro, estufa) – no verão você pode deixá-lo ao ar livre, mas basta cobri-lo.
- O tempo de fermentação do fermento inicial é de 3 a 7 dias, dependendo do clima; em climas quentes de verão, o processo de fermentação é mais rápido. A fermentação está concluída quando se forma espuma na superfície do líquido; uma vez finalizada, a espuma não se formará mais.

- Assim que o fermento estiver pronto, esprema os restos de pão, coe e dilua com água na proporção de 1:3. Se você tiver apenas uma pequena quantidade de cascas de pão e a infusão estiver muito fraca, você pode diluí-la em partes iguais com água. Pronto! Seu fertilizante natural de pepino, altamente benéfico, está preparado.
Como fertilizar
O fertilizante para pepinos é aplicado através da rega pelas raízes. Normalmente, a rega começa quando os primeiros botões aparecem nas ramas — nesse momento, a necessidade de nutrientes adicionais é maior. No entanto, se os seus pepinos estiverem fracos, o que é comum em solos pobres, ou se você simplesmente deseja uma colheita abundante, a primeira rega pode ser feita quando as mudas apresentarem de 4 a 5 folhas verdadeiras.
Fertilize com fermento natural a cada 5-10 dias, 4-6 vezes por temporada. Durante o amadurecimento dos frutos, a rega pode ser aumentada, mas as condições do solo devem ser monitoradas.
Embora o fermento natural não cause danos significativos, pode aumentar ligeiramente a acidez do solo em solos ácidos ou se usado com muita frequência. Regue na proporção de 0,5 litros de líquido por planta (videira).
O fermento natural é adorado não só por pepinos, mas também por berinjelas, pimentões, tomates, frutas vermelhas e até flores. Use a solução de fermento restante para regar essas plantas e você se surpreenderá com a colheita. Após apenas uma rega, você notará plantas mais fortes e folhagem mais viçosa. A fertilização durante a floração aumenta a produção de flores femininas, o que impacta positivamente a produtividade. Use restos de pão amanhecido e aproveite para cultivar seus vegetais favoritos!
Vídeo "O que dar de comer"
Neste vídeo, você aprenderá o que mais pode ser usado para alimentar pepinos e como fazê-lo.



