Como adubar corretamente os pepinos com cinzas?
Contente
Por que a fertilização é necessária?
Qualquer cultura hortícola requer fertilização, e os pepinos não são exceção. Isso porque, à medida que as plantas crescem e se desenvolvem, elas extraem os macro e micronutrientes necessários do solo. Esse processo leva ao esgotamento do solo, o que naturalmente afeta a qualidade e a quantidade da produção de frutos (uma diminuição nesses parâmetros).
Atualmente, os fertilizantes são utilizados não apenas para repor os nutrientes do solo, mas também para proteger as plantações de doenças e pragas, além de produzir colheitas de melhor qualidade. Existem diversos tipos de fertilizantes, tanto minerais quanto orgânicos. Apesar da abundância de opções, a cinza de madeira é um dos fertilizantes mais comuns, considerada o fertilizante orgânico mais acessível e eficaz. Ao utilizar cinzas como fertilizante para pepinos, os jardineiros conseguem substituir com sucesso fertilizantes químicos à base de fósforo e potássio.
Por que os pepinos precisam de cinzas? Primeiro, é a maneira mais simples de nutrir a plantação. Segundo, é um produto da combustão completa da matéria orgânica, sendo 100% natural. Isso a diferencia do carvão vegetal, que pode ser usado para cozinhar ou acender fogo. Terceiro, as cinzas têm uma estrutura frágil e são compostas de madeira queimada e tecido vegetal reduzidos a cinzas por ação mecânica. Esses três fatores fazem dessa substância um excelente fertilizante para hortaliças, incluindo diversas variedades de pepino.
Tanto as cinzas de vegetais quanto as de fogão são usadas para fertilizar plantas de pepino. É importante ressaltar que os restos de garrafas plásticas queimadas e entulho de construção nunca devem ser usados para fertilizar hortaliças.
Nem mesmo uma pequena porcentagem de elementos vegetais será capaz de reverter essa situação. O fato é que os componentes químicos formados nesse caso representam um risco à saúde. Ao atingirem o solo, eles penetram nos frutos, tornando-os tóxicos.
As cinzas de madeira são um excelente fertilizante, pois contêm uma grande quantidade de micronutrientes, que são facilmente absorvidos pelas plantas. É importante notar que a quantidade e o tipo de elementos contidos nas cinzas dependem do tipo de matéria orgânica queimada. No entanto, seu teor percentual aproximado é o seguinte:
- carbonato de potássio, silicato, ortofosfato e sulfato de cálcio – até 17%;
- cloreto de cálcio – até 12%;
- Sulfato de magnésio, silicato e carbonato – até 5%.
Além disso, o cálcio predomina nas cinzas formadas por árvores de folha caduca, o calcário no tipo turfa e o fósforo no tipo conífera.
A adubação de pepinos com cinzas tem os seguintes efeitos positivos:
- Aumenta o nível de alcalinidade do solo, ao mesmo tempo que neutraliza a sua acidez;
- Promove o crescimento de bactérias benéficas no solo;
- Ajuda a proteger as plantas de vários tipos de doenças fúngicas;
A cinza tem uma vida útil de três anos no solo. Durante esse período, todos os benefícios mencionados anteriormente sobre o uso desse tipo de fertilizante podem ser observados.
Ao cultivar pepinos, é importante saber que essa cultura cresce bastante rápido. Os frutos também amadurecem rapidamente, levando de 7 a 10 dias para ficarem completamente maduros. Após a colheita, você verá ovários fortes e viçosos nos pés de pepino. São esses que precisam de adubação. Sem adubação, os frutos perderão o suco e se desenvolverão deformados.
Vale ressaltar que o uso de diversos fertilizantes nessa situação é indesejável, pois pode saturar o solo em excesso, resultando em toxicidade nos frutos colhidos. Se o solo estiver saturado, as plantas podem ficar finas e fracas, e suas folhas podem perder a coloração verde. No entanto, também é possível que os arbustos apresentem um crescimento excessivo de folhagem.
Isso fará com que parem de dar frutos. Para evitar isso, os jardineiros usam cinzas, pois são um fertilizante 100% natural que não acumula elementos nocivos ou tóxicos no solo. Portanto, esse tipo de fertilizante é eficaz e o melhor para pepinos.
Vídeo "Alimentação"
Neste vídeo você aprenderá por que esse tipo de vegetal precisa ser fertilizado.
Benefícios para o solo e para as plantas
A cinza é considerada o tipo de fertilizante mais benéfico. Ela tem um efeito muito positivo tanto nas plantas quanto no solo, pois contém mais de 30 tipos diferentes de nutrientes. O nitrogênio, que representa o maior risco na fertilização de hortaliças, se perde durante a combustão dos componentes vegetais. O processo de combustão não afeta o teor de elementos benéficos como cálcio, boro, magnésio e potássio presentes na cinza. A cinza também contém diversos minerais muito benéficos para solos podzólicos ácidos. Portanto, esse tipo de fertilizante pode ser utilizado desde a germinação das mudas até o final do ciclo de crescimento. É frequentemente utilizado durante o cultivo de pepinos e no início da frutificação.
Este produto da combustão pode ser utilizado no preparo do material de plantio. Por exemplo, recomenda-se deixar as sementes de molho em água com cinzas dissolvidas. Essa solução permitirá que as sementes germinem de forma mais eficiente e rápida.
Como esse produto da combustão é rico em cálcio, pode ser utilizado como desoxidante do solo. Para isso, aplique em média 500 gramas de cinzas por metro quadrado de área plantada.
Além disso, esse tipo de fertilizante tem se mostrado bastante eficaz na criação de condições desfavoráveis para diversas pragas e doenças. Misturar cinzas com pó de tabaco pode eliminar pulgas-da-terra. Misturá-las com naftalina transforma o remédio caseiro resultante em um excelente repelente de moscas. Esse fertilizante também pode ser usado eficazmente contra pulgões.
Os elementos da cinza são inimigos do oídio. Aliás, hoje em dia, a cinza é o principal componente de muitos remédios caseiros destinados a prevenir e combater uma grande variedade de doenças e pragas de insetos.
Como podemos ver, esse produto da combustão é muito benéfico tanto para o solo quanto para os próprios pés de pepino.
Como fertilizante para pepinos
O pepino é considerado uma das hortaliças mais comuns, cultivada por quase todos em nosso país. Os jardineiros valorizam essa planta não só pela facilidade de cultivo, mas também pelos seus frutos saudáveis e saborosos, que, quando consumidos, promovem a saúde.
Para cultivar pepinos saborosos e saudáveis, é preciso nutri-los adequadamente.
O melhor e mais eficaz fertilizante para pepinos em estufas e em campo aberto é a cinza. Durante a estação de crescimento, as plantas de pepino devem ser fertilizadas aproximadamente de 4 a 6 vezes (mas não mais do que isso):
- A primeira adubação com esse tipo de fertilizante é realizada durante o período de formação da planta, ou seja, no momento em que as primeiras folhas aparecem no caule;
- A segunda fertilização do solo é feita no início da floração;
- A terceira aplicação do produto da combustão é realizada no início da frutificação;
- A fertilização subsequente deve ser realizada conforme necessário durante todo o período de frutificação, mas não mais do que seis vezes. Cada aplicação subsequente da solução deve ser feita a cada duas semanas.
Este tipo de fertilizante deve ser aplicado ao solo em clima quente e somente antes de uma rega abundante. Lembre-se de usar apenas água morna ao regar os pepinos. Caso contrário, o sistema radicular da planta pode ser danificado ou o solo pode secar. A rega e a fertilização dos pepinos devem ser feitas no momento certo. A qualidade e a abundância da colheita dependem diretamente desses dois processos.
Como usar corretamente
A cinza de madeira é um fertilizante muito valioso para o cultivo de pepinos. No entanto, para obter um efeito positivo nas plantas, é importante saber como utilizar corretamente esse produto da combustão.
Atualmente, existem diversas maneiras de utilizar esse tipo de fertilizante para pepinos:
- Ao cultivar pepinos em estufa, recomenda-se aplicar as cinzas secas e antes da rega. Para isso, espalhe o produto da combustão aleatoriamente sobre a área e, em seguida, regue.
- Você pode preparar uma infusão especial com ela. O preparo é o seguinte: dissolva duas colheres de sopa de cinzas em um litro de água. Deixe a solução em infusão por uma semana, mexendo ocasionalmente. Essa solução pode ser usada para tratar o solo na estufa. Também pode ser usada durante os períodos de crescimento e frutificação.

- Ao cultivar plantas ao ar livre, recomenda-se fertilizar o solo antes do plantio das mudas. Para isso, adicione o produto da combustão ao solo antes de cavar.
- A adubação adicional é feita via foliar. Isso pode ser feito durante todo o período de crescimento. Uma infusão é preparada adicionando duas a três colheres de sopa de cinzas a um litro de água. A solução preparada deve ser deixada em infusão por duas semanas. A taxa de aplicação recomendada é de 0,5 litro por planta.
O método mais comum para adubação suplementar é preparar uma solução: dissolva uma xícara de cinzas em 10 litros de água. Deixe a solução em infusão por 24 horas. Em seguida, pulverize as plantas com a solução preparada. Este procedimento serve como medida preventiva contra diversas doenças que frequentemente afetam as plantas de pepino. Também promove uma melhor frutificação. É importante lembrar que este tipo de adubação deve ser feito em pequenas doses e com moderação, pois mesmo este fertilizante natural pode ter consequências negativas se usado em excesso.
Vale ressaltar que as cinzas podem ser um componente de muitos remédios populares usados tanto para fertilizar plantações de jardim e hortaliças quanto como forma de combater pragas de insetos e certas doenças.
Ao usar esse tipo de fertilizante para alimentar os pés de pepino, protegê-los de pragas e repor os nutrientes do solo, você deve seguir estas regras e recomendações:
- Para preservar suas propriedades benéficas, a solução preparada ou a substância seca deve ser armazenada em um recipiente hermeticamente fechado;
- Quando secas, as cinzas devem ser armazenadas em local seco e protegidas da umidade. Caso contrário, seus nutrientes evaporarão.
- O produto da combustão, de cor laranja, não é utilizado em jardinagem e horticultura. Contém muito ferro e óxidos nocivos;
- Não misture cinzas com os seguintes tipos de fertilizantes: esterco, cal, superfosfato, sulfato, farinha de fosfato ou verbasco. A mistura com essas substâncias reduz a disponibilidade de nutrientes para as plantas de pepino.

- Em solos argilosos, recomenda-se a adubação durante a aração no outono, enquanto em solos arenosos, a adubação deve ser feita na primavera.
- Este tipo de fertilizante não deve ser usado mais de seis vezes durante a estação de crescimento. A sobredosagem deste tipo de fertilizante pode tornar os pepinos prejudiciais à saúde humana. Além disso, o excesso de nutrientes também afeta negativamente o sistema radicular da planta. Consequentemente, as plantas podem parar de crescer ou até mesmo morrer.
Lembre-se de que somente a aplicação correta de cinzas, juntamente com práticas agrícolas adequadas, garantirá uma frutificação excelente e uma colheita de alta qualidade das plantas de pepino. Apenas tome cuidado para aplicar a quantidade certa de cinzas, evitando excessos que possam prejudicar as plantas.
Vídeo "Dicas Úteis"
Este vídeo dará dicas sobre como alimentar seus vegetais de forma adequada e eficaz.



