Como escolher os gomos para diferentes variedades de pepino?
Contente
Por que você precisa beliscar?
Alguns iniciantes acreditam que a poda apical dos pepinos é desnecessária. No entanto, isso não é verdade. A produção de pepinos depende da fisiologia da planta. Portanto, é importante entender os processos específicos que ocorrem durante o crescimento e a formação dos frutos. Os brotos masculinos, também conhecidos como flores estéreis, geralmente se formam no caule principal da planta. Porém, para produzir uma grande quantidade de pepinos, são necessários muitos brotos femininos. Estes podem se formar nos brotos laterais. É por isso que a poda apical, também conhecida como desbrota, é necessária. É importante preservar todas as folhas durante esse processo, pois a folhagem acumula nutrientes que posteriormente se transformarão em frutos.
As vantagens da poda apical, ou desbrota, incluem a garantia da formação de brotos femininos, a eliminação do amargor dos frutos e uma maior produção de vegetais deliciosos e apreciados. Mesmo em variedades que tendem a produzir flores femininas imediatamente, a poda apical ainda é necessária. Isso estimulará o surgimento de novas inflorescências frutíferas.
Além da poda apical, existem outros métodos agrícolas que têm o mesmo efeito positivo nas plantas.
Como pinçar corretamente
A poda de pepinos cultivados em estufa ou horta não é uma tarefa difícil, mesmo para jardineiros iniciantes. Dar forma adequada à trepadeira do pepino resultará em numerosos ovários e frutos.
A poda apical em hortaliças é uma forma de moldar os arbustos para uma frutificação eficaz.
Para facilitar a poda apical, os pepinos devem ser plantados com 30 cm de distância entre si, a treliça deve ser instalada e as ramas amarradas na segunda semana. As ramas compridas não precisam de estacas.
A poda apical é feita acima da sexta folha. Para híbridos com brotos laterais normais, deixe três brotos e remova o restante. Para variedades polinizadas por insetos, remova os brotos fracos. Quatro pontos de crescimento devem ser deixados. A formação da trepadeira de pepino deve começar quando ela tiver de quatro a cinco folhas totalmente desenvolvidas. A formação deve ser feita antes da floração (remova a parte superior acima da sexta ou sétima folha).
Em arbustos com muitos ramos, os brotos jovens devem ser podados. Essa técnica é especialmente importante para variedades de maturação tardia, pois, caso contrário, elas podem adoecer. Não é recomendável remover as pontas de variedades de hortaliças de meia estação ou de maturação precoce. Variedades como Janus, Brigadny, Dekan, MOVIR-1 e Libelle não devem ser podadas.
Vamos analisar mais detalhadamente os detalhes da poda apical de pepinos polinizados, partenocárpicos e cultivados em solo aberto.
Variedades polinizadas
Para garantir a poda adequada das variedades polinizadas por insetos, não é recomendável plantá-las muito próximas umas das outras. Ao plantar as mudas, certifique-se de que o solo esteja suficientemente fértil e preparado. Caso contrário, será necessária a adubação regular.
Antes de podar os pepinos, recomenda-se amarrar as trepadeiras à treliça. É melhor não prender as folhas cotiledonares. Não as amarre com muita força. A colocação de estacas deve ser feita algumas semanas após o plantio das mudas. Você precisará de barbante ou arame.
A técnica de pinçamento dos brotos laterais separa os caules em brotos principais e laterais. Esse pinçamento requer a criação de uma espécie de entrelaçamento. O topo é cortado acima da sexta folha. Os brotos laterais em crescimento também precisarão de estacas posteriormente. Três brotos são deixados intactos. Esse método é especialmente eficaz para variedades híbridas. Para outras variedades de hortaliças, apenas um broto é deixado. Não há necessidade de remover a folhagem; apenas as folhas fracas, retorcidas, doentes ou com pragas devem ser removidas.
Uma boa colheita virá não apenas do seu trabalho árduo e da sua vontade de colher os pepinos, mas também do cuidado contínuo que você dedicar a eles.
variedades de terreno aberto
Qual a maneira correta de podar os pepinos destinados ao plantio em campo aberto? A facilidade do procedimento depende da densidade de plantio.
Se os caules forem curtos, você pode dispensar a poda.
Quando os brotos estiverem longos, o padrão correto de poda para pepinos é o seguinte: a ponta é removida quando o broto principal atingir 1 metro de comprimento. Monitore o crescimento dos brotos laterais. Se as plantas não estiverem tutoradas, a poda consiste em remover o ponto de crescimento. Nos brotos principais, esse ponto fica após a quarta folha; nos brotos laterais, após a segunda folha.
Para variedades híbridas de pepino, retire os brotos que crescem lateralmente. Todos os brotos devem ser removidos das axilas.
Jardineiros com muitos anos de experiência insistem em podar não apenas as flores estéreis, mas também os primeiros ovários que aparecem.
Em algumas semanas, você verá novos ovários em suas hortaliças favoritas.
Partenocárpico
Essas variedades de pepino não necessitam de insetos para a polinização. Elas produzem principalmente flores férteis com pequenos pepinos em suas bases. Essas variedades de hortaliças geralmente desenvolvem brotos em um curto período de tempo. O objetivo da poda apical, nesse caso, não é aumentar a produção, mas sim criar uma planta mais densa e garantir acesso adequado à luz.
Espécies partenocárpicas produzem flores frutíferas no caule principal. Após o caule atingir meio metro de altura, os ramos laterais, inflorescências e ovários devem ser podados. Na parte inferior da planta, retire os ramos localizados acima da primeira folha lateral. Um ovário e alguns folíolos devem ser deixados intactos. A uma altura de 1 a 1,5 metros do solo, aproximadamente 3 a 4 ramos, dois folíolos e dois ovários devem ser deixados intactos. Acima disso, 3 a 4 ovários e 3 a 4 folíolos devem ser deixados intactos.
Se a planta insistir em crescer, recomenda-se amarrá-la à treliça. Recomenda-se remover a ponta de crescimento quando a planta estiver a aproximadamente 20 cm abaixo da superfície do solo. Após isso, será necessário cuidar bem da sua hortaliça.
Vídeo: Moldando um pepino
Após assistir a este vídeo, você entenderá como formar um caule único de pepino usando a técnica de pinçamento.





