Como manter os pepinos frescos durante o inverno: os melhores métodos

Após a colheita, o ideal é manter os pepinos frescos por mais tempo. Com os devidos cuidados, pepinos, tomates e abobrinhas se conservam frescos por até uma semana. Mas e naquela semana em que você quer se dar ao luxo de saborear pepinos frescos, cultivados em casa em vez de comprados no mercado, mesmo no meio do inverno? Para essas ocasiões, existem diversos métodos para conservar pepinos em casa. Como preparar e armazenar pepinos em casa é o tema deste artigo.

Selecionar uma variedade duradoura

Primeiramente, é importante entender que nem todos os pepinos e tomates são adequados para armazenamento a longo prazo. As frutas precisam ter boa durabilidade, caso contrário, apodrecerão e mofarão no primeiro mês. Variedades partenocárpicas como Sadko, Nezhinsky Mestny, 12, Kustovoy, Parade e Konkurent são as mais indicadas. É importante selecionar as frutas certas e pré-tratá-las antes de armazená-las na geladeira para o inverno.

Fatias de pepino para congelamento profundo

O tempo entre a colheita e o congelamento deve ser o menor possível. É inaceitável congelar pepinos e tomates que tenham ficado armazenados longe da planta por vários dias. Evite frutas murchas, mesmo que tenham sido colhidas recentemente, pois apodrecem rapidamente.

A fruta deve estar seca e limpa. Não é recomendável lavá-la, pois isso pode danificar a camada externa da casca. Limpe-a com uma toalha úmida para remover qualquer sujeira ou deixe-a como está e lave-a antes de consumir.

É fundamental garantir que os pepinos e tomates estejam livres de rachaduras, hematomas e podridão. Isso garante que eles sobrevivam facilmente ao congelamento em seu apartamento ou geladeira, passando pelo outono e chegando ao inverno. A casca deve estar firme.

Armazenando pepinos frescos em um frasco

Métodos de armazenamento

Agora vamos ao assunto deste artigo: como armazenar pepinos em seu apartamento para uso no inverno. Existem poucas opções, e a maioria não requer nenhum equipamento ou conhecimento especial, então você não terá problemas para escolher a mais adequada.

No banco

Uma maneira comum de armazenar pepinos e tomates é em um pote de vidro. Você precisará de um pote limpo, esterilizado e seco, grande o suficiente para acomodar a quantidade desejada de pepinos. Lave os pepinos com água, deixe-os secar (é melhor não esfregá-los para não danificar a casca) e, em seguida, coloque-os no pote. Nesta etapa, tente não pressionar os pepinos; acomode-os sem compactar. Depois de acomodá-los, pegue uma vela de parafina e coloque-a dentro do pote, certificando-se de que o pavio não alcance a tampa. Acenda a vela e deixe-a queimar por 9 a 10 minutos — isso é necessário para remover o oxigênio. Em seguida, feche a tampa do pote, certificando-se de que o pavio não se apague. Não se preocupe, ele se apagará sozinho após 30 segundos, assim que o ar for eliminado. Tudo o que você precisa fazer é transferir o pote para um local fresco e escuro.

Com esse método de armazenamento, os pepinos não só sobrevivem ao inverno, como também permanecem frescos até a primavera.

Preparando pepinos para armazenamento a longo prazo na adega.

Em um barril

O método tradicional de armazenar pepinos e tomates em um barril é um tanto inconveniente no mundo moderno. Você precisará de um barril limpo e seco para guardar as frutas e um lago para armazená-las durante o inverno. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é empilhar os pepinos, fechar bem o barril e mergulhá-lo no lago. Não é necessário pré-tratar os pepinos; siga o mesmo procedimento de armazenamento em um pote.

Na adega

Uma forma confiável de manter os vegetais frescos durante todo o inverno é armazená-los em uma adega. Essa opção apresenta diversas vantagens em relação ao armazenamento na geladeira: a temperatura fica acima de zero, os vegetais não congelam e há acesso constante a ar fresco.

Selecione vegetais frescos e inteiros e coloque-os em um recipiente de barro. Não os lave antes de guardar, pois isso estragará os pepinos. Cubra os pepinos com areia, tampe o recipiente e enterre-os na adega. Pronto! Você terá vegetais frescos para você e sua família até a primavera.

Três pepinos estão preparados para serem armazenados na geladeira.

Na geladeira

Guardar pepinos na geladeira é provavelmente uma das maneiras mais fáceis. Basta limpar os vegetais com um pano seco, removendo delicadamente qualquer areia ou sujeira, e depois colocá-los em sacos plásticos (cada pepino individualmente). Em seguida, você pode guardar seus preciosos pepinos na gaveta de legumes, se sua geladeira tiver uma. Esse método ajudará os vegetais a se manterem frescos por duas a três semanas.

Lembre-se que a temperatura ideal para o armazenamento a longo prazo de pepinos e tomates é de 5 a 6 graus.

Além disso, evite armazená-las perto de outras frutas e verduras. Para refrigerar, use recipientes de vidro ou madeira, adicionando alguns dentes de alho previamente para evitar que a fruta apodreça.

Congelamento

Uma maneira versátil de conservar pepinos por um longo período é congelá-los. Para isso, lave, seque e fatie os pepinos. Coloque as fatias em um prato, envolva-as bem em filme plástico e congele por 3 a 4 horas. Depois de congeladas, você pode colocá-las em um saco plástico e armazená-las no congelador.

Vídeo "Dispositivo de enlatamento a vácuo"

Veja como funciona outro método moderno para armazenamento de alimentos a longo prazo. Este sistema de enlatamento a vácuo caseiro manterá pepinos, tomates, ervas e muito mais frescos até a primavera.

 

Pera

Uva

Framboesa