Devo retirar as folhas dos pepinos?
Contente
Devo arrancar as folhas?
A poda é uma etapa importante no cultivo de pepinos. Ela não só aumenta a produção, como também melhora significativamente a qualidade. Os pepinos frequentemente desenvolvem brotos masculinos no caule principal, que posteriormente se transformam nas chamadas "flores estéreis", ou seja, não produzem frutos. Beliscar esses brotos estimula o desenvolvimento de brotos femininos, que se formam nas partes laterais do caule.
Mesmo que a colheita seja boa, não exagere na remoção das preciosas folhas, que consomem grande quantidade de nutrientes e umidade necessários para o desenvolvimento e amadurecimento dos frutos. É especialmente importante remover as partes mortas e doentes para evitar que infecções e pragas se espalhem pela planta e causem a sua perda total.
Não é necessário remover completamente as folhas do arbusto. O ideal é deixar algumas, pois uma folhagem saudável fornece à planta oxigênio e luz ultravioleta essenciais, sem os quais ela poderia morrer.
Por que e por qual motivo?
A remoção das folhas que não contribuem para a fotossíntese e para a nutrição da muda estimulará o crescimento da planta e prolongará o período de frutificação. Normalmente, recomenda-se a remoção do excesso de folhagem que sombreia a planta e interfere no crescimento dos brotos.
Como resultado, os nutrientes não são desperdiçados e promovem o amadurecimento acelerado dos pepinos. Muitos jardineiros observam que os ramos masculinos não podados frequentemente causam um sabor amargo nos frutos.
Vídeo: "Desbaste das folhas de pepino"
Um vídeo sobre por que e como remover as folhas dos pepinos.
Quais folhas devem ser removidas?
É preciso aparar as folhas corretamente, levando em consideração a variedade do pepino, suas características de cultivo, o método de polinização e a época da colheita.
É imprescindível remover as folhas que:
- danificado mecanicamente;
- infectados por doenças ou afetados por pragas;
- Coberto de manchas desconhecidas, apodrecendo e ressecando.
Para plantas híbridas, remova toda a parte superior a partir da sexta folha, deixando apenas três brotos. Para variedades comuns de pepino, conduza-as em um único caule e retire as folhas restantes e os brotos mais fracos.
As plantas autopolinizadoras contêm a maior parte dos seus frutos no caule principal (1/3), pelo que a trepadeira pode ser mantida e os rebentos laterais removidos. O mesmo se aplica às variedades polinizadas por abelhas. Deve-se facilitar o acesso dos insetos às flores removendo o excesso de folhagem.
As folhas amareladas localizadas abaixo da zona de frutificação devem ser removidas, deixando algumas ao nível dos frutos, e todas as folhas localizadas acima devem ser preservadas.
Se um arbusto de estufa estiver com excesso de brotos, os jardineiros recomendam podar a ponta de crescimento, reduzir a fertilização nitrogenada e deixar o solo secar. Isso direcionará os nutrientes para os frutos.
Como podar
Todas as manipulações devem ser realizadas corretamente, caso contrário os pepinos morrerão. Em qualquer caso, não demore na poda, pois as trepadeiras começarão a se emaranhar e ficarão finas.
Vamos ver quais folhas precisam ser podadas e como fazê-lo corretamente:
- A poda é feita com tesouras afiadas, pois após a quebra dos brotos, as feridas demoram a cicatrizar e os brotos danificados começam a secar;
- As folhas amareladas são retiradas a cada 10 dias;
- As flores murchas são completamente removidas.
- Quando o caule principal alcançar o arame, ele pode ser enrolado várias vezes em torno da sua base e preso com barbante. O ponto de crescimento após a quarta folha é removido, assim como o primeiro broto na axila da primeira folha. Os três brotos seguintes não são arrancados, mas sim distribuídos uniformemente ao longo do arame.
- À medida que crescem, os rebentos são desbastados a intervalos de meio metro, deixando novos rebentos para tecer o arbusto.
- Os ramos que se estendem para além da fileira durante o período de frutificação são podados.
- As folhas superiores não devem ser tocadas durante a colheita, caso contrário o caule mudará de posição, o que levará ao crescimento lento e ao amarelecimento dos pepinos.
O cultivo de pepinos em estufa possui características únicas. A planta pode ser dividida em quatro zonas:
- Na parte inferior, todos os ovários e brotos laterais da segunda à quarta folha são removidos, restando apenas as partes superiores;
- Na zona seguinte, o ponto de crescimento é removido de quatro nós, deixando 1 fruto e 2 folhas;
- Com uma altura de um metro e meio, o arbusto apresenta 2 folhas e 2 frutos em cada um dos três nós;
- Na última zona superior, restam três folhas e três pepinos.
Para manter o crescimento do arbusto, você pode realizar uma poda de desbaste, removendo as folhas inferiores. Deixe dois ovários de frutos.
Seguindo algumas recomendações simples de cultivo de pepinos, tanto em estufa quanto ao ar livre, você pode obter uma colheita mais abundante e de melhor qualidade. Lembre-se de que o excesso de folhas e talos afeta negativamente o crescimento da planta e o sabor dos frutos, portanto, devem ser removidos imediatamente. Isso garantirá plantas saudáveis e robustas, além de pepinos suculentos e crocantes.
Vídeo: "Temos uma colheita! Hora de colher pepinos!"
O autor do vídeo descreve brevemente seu método de cultivo de pepinos e demonstra como remover corretamente as folhas e os talos dos pepinos.







