Todas as nuances de como beliscar os talos dos pepinos
Contente
Por que raptar enteados?
Melhoristas de plantas experientes acreditam que a presença de brotos laterais pode reduzir a produtividade por planta. Além disso, cada broto lateral, com 30 cm de comprimento, reduz a produção em até 2 quilos. Isso ocorre porque, durante o crescimento intenso, os brotos laterais absorvem a maior parte dos nutrientes da planta principal. Um broto lateral é essencialmente um ramo da planta principal. Recomenda-se removê-lo no início do crescimento. Agora, o propósito desse procedimento fica claro para aqueles que ainda têm dúvidas sobre a necessidade de remover os brotos laterais de seus pepinos.
A remoção dos brotos laterais, que se encontram nas axilas das folhas do caule principal, é um dos principais fatores que afetam a produtividade. Essa prática conserva a energia da planta, direcionando-a para o crescimento dos frutos e evitando o desperdício de energia em folhas verdes desnecessárias.
Quais pepinos não precisam ser beliscados?
Variedades de pepino, como o pepino-de-caule-único, que tende a formar um arbusto exuberante à medida que cresce, em vez de trepadeiras, geralmente produzem flores femininas e não precisam ser podadas. Essas plantas também produzem flores masculinas, mas a formação do fruto ocorre graças às flores femininas. As flores masculinas são consideradas estéreis e necessárias para a polinização. No entanto, recomenda-se removê-las, pois o excesso pode deixar o fruto com sabor amargo. O ideal é remover cerca de 80% das flores masculinas. Especialistas acreditam que a remoção das flores masculinas pode ser prejudicial a essas variedades de pepino.
Como afastar enteados
Como remover corretamente os brotos laterais dos pepinos e garantir os cuidados adequados para a plantação posteriormente?
Atualmente, existem diversos métodos para podar pepinos. O primeiro método consiste em remover os brotos laterais localizados no nó da haste principal. O segundo método consiste em remover as seis primeiras folhas da haste e o ovário. Esses métodos são adequados para o cultivo em campo aberto.
Qual a melhor maneira de podar pepinos? Os brotos laterais ficam acima da folha principal. Afaste a folha delicadamente com a mão e corte o broto lateral com uma segunda mão, usando uma tesoura ou simplesmente arrancando-o.
Se o enteado crescer até atingir 20 centímetros, não haverá motivo para removê-lo.
Existe um método comprovado para podar pepinos quando eles estão sendo cultivados em jardins ou estufas.
Em campo aberto
Para cultivo em campo aberto, utiliza-se o mesmo método brevemente mencionado acima. Os ramos desnecessários são removidos, deixando-se intacto apenas o caule principal. Este método é adequado para videiras verticais em treliças e plantios densos. O resultado é um canteiro bem cuidado e a colheita é facilitada, pois todos os ovários e frutos ficam claramente visíveis.
Existe outra maneira de remover os brotos laterais dos pepinos cultivados em campo aberto. Remova os brotos laterais até as seis primeiras folhas. O segredo é beliscar a ponta da planta ainda jovem para garantir o desenvolvimento adequado dos brotos laterais. Afinal, é nesses brotos que a maioria das flores femininas se forma. Esse método ajuda a cultivar um arbusto viçoso que produzirá frutos bonitos e deliciosos. Após a remoção dos brotos laterais, basta manter os cuidados adequados.
As variedades de pepino polinizadas cultivadas ao ar livre são geralmente conduzidas em forma de pirâmide invertida. Para isso, a planta principal é dividida em quatro seções ao longo de todo o seu comprimento, começando pela base. Na primeira seção, os brotos laterais são removidos das axilas da quarta folha; na segunda seção, os brotos laterais são beliscados; na terceira seção, duas folhas e dois ovários são deixados intactos; na quarta seção, três folhas e os ovários são deixados intactos.
Na estufa
O procedimento de remoção dos brotos laterais é especialmente importante no cultivo de hortaliças em estufas aquecidas. As variedades de pepino autopolinizadoras e partenocárpicas são as mais escolhidas para estufas. Como o espaço na estufa é limitado, a remoção dos brotos laterais é especialmente importante. O aparecimento de brotos indesejados incentivará as plantas a se sombrearem mutuamente.
Recomenda-se remover os brotos laterais quando atingirem 5–6 cm. O caule principal deve ser amarrado a uma treliça após o plantio. Esse procedimento é realizado pela primeira vez quando surgirem de 5 a 7 folhas. Os brotos laterais são podados até a 4ª ou 5ª folha, deixando apenas os mais viáveis. O número de ovários e de novos ramos emergentes deve ser controlado e reduzido ao 3º ou 5º nó.
A poda de brotos laterais é um procedimento padrão. Quatro a cinco folhas são beliscadas abaixo de cada nó. Não deixe que os brotos laterais fiquem muito grandes. Eles se quebram facilmente antes de cicatrizarem completamente.
Assim que os caules principais das plantas atingirem o teto, remova as folhas da parte inferior do caule e, em seguida, abaixe-o. Amarrar um pedaço de barbante na parte superior do caule pode ajudar. A parte inferior do caule da planta geralmente é fixada formando um laço largo. Em seguida, realize a manutenção cuidadosa das plantas.
Vídeo: "Técnica para remover brotos de pepino em estufa"
Este vídeo demonstra uma técnica muito simples para podar pepinos de estufa e dar forma aos seus arbustos.




