Receitas para alimentar pepinos com levedura.

Qualquer planta requer cuidados minuciosos e fertilização oportuna para sustentar seu crescimento. Plantas cultivadas em campo aberto exigem mais atenção do que as cultivadas em estufa. O fermento pode ser usado para fornecer às plantas todos os micronutrientes necessários. Alimentar pepinos com fermento é uma das maneiras mais eficazes de acelerar o crescimento vegetativo e combater doenças.

Benefícios do fermento

A fertilização de plantas com levedura tem um efeito benéfico sobre elas de diversas maneiras.

Em primeiro lugar, estimulam os processos vegetativos das mudas e plantas jovens de pepino. A eficácia do fertilizante é perceptível nos primeiros dias após a aplicação: as folhas e os caules do pepino adquirem uma cor mais vibrante, perdem o aspecto murcho e amarelado e ficam mais suculentos e resistentes. A longo prazo, as mudas apresentam-se mais fortes e saudáveis ​​do que as cultivadas sem fertilizante de levedura.

Fertilização natural de pepinos com levedura

Em segundo lugar, o fermento contém uma rica variedade de substâncias benéficas, tanto por si só quanto por meio de reações químicas subsequentes com o solo. O fertilizante fornece à planta proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitamina B e minerais (ferro orgânico, nitrogênio e fósforo). Vale ressaltar que o processo de fermentação está associado à absorção de potássio, portanto, é importante equilibrar essa quantidade com fertilizantes adicionais, como cinzas de madeira.

Em terceiro lugar, esse tipo de adubação estimula o crescimento e o fortalecimento do sistema radicular do pepino, além de atuar como medida preventiva contra doenças fúngicas, fortalecendo a imunidade da planta.

Assim, o fertilizante de levedura tem, sem dúvida, um efeito positivo no crescimento e na subsequente frutificação dos pepinos.

Receitas de mistura

Existem inúmeras receitas para alimentar leveduras, principalmente porque você pode adicionar uma grande variedade de ingredientes à mistura, que você sempre tem à mão. Vamos começar pelas receitas mais simples e, aos poucos, passar para as mais complexas, que exigem mais tempo de preparo.

Levedura seca e viva para fabricação de fertilizantes

Para o preparo, são utilizadas leveduras secas e cruas, também chamadas de leveduras "vivas".

Você vai precisar de um balde ou panela de 10 litros, 10 gramas de fermento em pó e 5 colheres de sopa de açúcar. Misture o açúcar e o fermento em água morna e deixe descansar em um local aquecido por 4 a 5 horas. Assim que a mistura começar a fermentar, dilua-a dez vezes antes de regar as plantas.

Despeje água morna em um recipiente de 5 litros e misture 2 colheres de sopa de açúcar, 2 g de ácido ascórbico e 1 colher de sopa de fermento biológico seco. Deixe a solução descansar por 24 horas, mexendo ocasionalmente. Antes de regar, dilua a mistura com água na proporção de 1:10.

Dissolva 100 g de levedura viva em 5 litros de água morna e deixe fermentar por 6 horas. A rega com esta solução deve ser feita após diluir a mistura na proporção de 1:5.

Preparando um molho de levedura vegetal para pepinos

Em um balde de 10 litros, misture 50 g de pó de cogumelo, 0,5 l de infusão de esterco de galinha, 0,5 l de cinzas de madeira e 5 colheres de sopa de açúcar. Deixe a mistura descansar por 24 horas, mexendo regularmente. Dilua a mistura na proporção de 1:10 antes de usar.

Adicione 50 litros de água morna a um balde de grama cortada (folhas de batata, folhas secas, arbustos, lúpulo), 500 g de farinha de rosca (ou cascas de pão) e 500 g de fermento biológico seco. Deixe a mistura descansar por 3 dias. É importante mexer bem.

Misture 500 g de pão (casca ou miolo) e 500 g de farinha de rosca, adicione 500 g de ervas e fermento seco, despeje em 10 litros de água morna e deixe descansar por 48 horas. Antes de regar, certifique-se de coar e diluir a solução na proporção de 1:10.

Uma porção de solução de levedura para alimentar pepinos.

Como fertilizar

Em campo aberto, misturas de fertilizantes à base de levedura com mais ingredientes podem ser aplicadas duas vezes por temporada. Receitas mais simples, incluindo apenas levedura e açúcar, podem ser aplicadas de 3 a 4 vezes por temporada. Como acontece com qualquer fertilizante, o excesso no solo levará ao crescimento descontrolado da folhagem, de modo que, quando seus pepinos florescerem, você terá arbustos gigantes com poucas inflorescências e, posteriormente, com poucos frutos.

Antes de plantar no jardim, você pode fertilizar levemente as mudas em crescimento. Nesse caso, não há necessidade de alimentá-las com levedura durante o transplante.

A primeira adubação dos canteiros deve ser feita no final da primeira semana de vida, de preferência após a fertilização nitrogenada. Na segunda vez, os pepinos podem ser regados com a mistura antes da floração e fertilizados com potássio.

Dessa forma, você estimulará os pepinos a formarem inflorescências frutíferas.

A adubação das plantas é benéfica contra doenças fúngicas (oídio, míldio, antracnose). Isso fornece à planta micronutrientes que a ajudarão a superar a doença e a se recuperar completamente.

Vídeo: "Excelente fertilizante de levedura para vegetais"

Este breve vídeo irá ensinar você a fazer seu próprio fertilizante de levedura para pepinos.

 

Pera

Uva

Framboesa