Tomates Evpator – descrição e condições para obtenção de altos rendimentos
Contente
Descrição do arbusto
Trata-se de uma planta vigorosa e robusta, com porte aberto. O arbusto é bastante grande, atingindo uma altura média de 190 cm. Devido ao seu tamanho, requer maior proteção contra o vento e suporte adequado.
Esta é uma variedade de tomate de crescimento rápido, pois o crescimento da planta praticamente cessa após a formação da 8ª ou 9ª inflorescência. As folhas são profundamente recortadas, verde-escuras e de tamanho médio. Esta variedade produz uma planta alta e robusta que requer poda lateral regular. As primeiras inflorescências surgem após a formação da 10ª à 12ª folha, e depois se formam a cada 3-4 folhas. Uma única inflorescência pode produzir até 10 frutos! Eles terão formato achatado e arredondado e uma superfície perfeitamente lisa. Por esse motivo, esta variedade é frequentemente oferecida para venda.
Os tomates maduros desta variedade são de um vermelho vivo, enquanto os verdes são de um verde claro. Cada tomate pesa em média de 100 a 200 gramas e contém de 4 a 8 lóculos. Esses tomates são resistentes ao transporte, têm excelente apresentação e sabor. Também são resistentes à podridão apical, que discutimos recentemente, e ao rachamento. É por isso que muitos jardineiros e agricultores querem cultivar essa variedade. É bastante fácil de cultivar, pois é resistente a muitas doenças. Para se ter uma ideia, é possível colher até 225 quilos de tomates por metro quadrado! Isso a torna ideal para produção em escala industrial.
Esta é uma variedade de tomate de altíssima produtividade. Um único pé pode render até 8 kg de frutos. É muita coisa.
Esta é uma variedade de tomate de maturação precoce. Suas trepadeiras começam a formar ovários muito rapidamente, e os frutos podem ser colhidos já 110 dias após a germinação.
Os tomates desta variedade parecem ter saído diretamente de uma fotografia. Amadurecem em cachos compactos e cada fruto pesa em média 200 gramas.
Os melhoristas desenvolveram uma variedade que agora é imune a nematoides, mosaico do tabaco e requeima.
Os frutos são muito densos e, portanto, podem ser transportados facilmente sem o risco de derramarem suco.
Se cultivada em estufa, ela prosperará tanto em Kuban quanto no norte. Fertilizantes de potássio e fósforo são usados para a fertilização.
No entanto, seu sabor é um gosto adquirido, pois possuem uma leve acidez. Isso significa que essa variedade é mais adequada para conservas, marinadas e quaisquer outros preparos de inverno que levem tomates. Esses tomates escarlates de formato perfeito ficarão lindos em um pote. Mas se você não gosta de tomates excessivamente doces e prefere variedades com um toque de acidez, então escolheu a variedade certa!
Vídeo: "Variedade de tomate resistente – Evpator"
Neste vídeo você aprenderá tudo sobre este arbusto.
Características do cultivo
Para garantir que os tomates tenham tempo suficiente para crescer, as sementes são plantadas já em março. Isso produz mudas que podem ser transplantadas em maio. O solo deve ser leve e nutritivo. Antes do transplante, os tomates devem ser tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio (10 gramas de pó por litro de água) e as mudas devem ser espaçadas de 2 a 3 cm.
Você também pode desinfetar o solo aquecendo, vaporizando ou congelando. Quando as mudas começarem a brotar, não poupe as plantas mais fracas; remova-as e descarte-as. Elas devem receber uma adubação única com um fertilizante completo e, após a germinação, algumas folhas das mudas podem ser transplantadas para a estufa.
São plantas grandes e vigorosas, o que significa que precisam ser plantadas com pelo menos 30 a 35 cm de distância entre si; idealmente, cerca de meio metro entre as plantas. Não se deve plantar mais de três plantas por metro quadrado. Quatro é demais! O Yevpator pode ser plantado no jardim em maio, mas o segredo é garantir o pleno crescimento e a poda apical no momento certo, permitindo que se desenvolva em um único caule. Após o surgimento de 6 a 7 cachos, corte a ponta para aumentar a produção. À medida que a planta cresce, amarre-a. A estaca deve ser reforçada periodicamente.
Dez dias após o plantio, fertilize os tomates jovens com nitrato de amônio ou qualquer outro fertilizante complexo. Em média, é necessária até 1 colher de sopa de fertilizante por balde. Cada planta precisa de cerca de um litro desse líquido. Ao fertilizar essa variedade de tomate, não exagere na quantidade de fertilizantes nitrogenados! Esse tipo de fertilizante estimula o crescimento da planta, fazendo com que ela se estique e dedique toda a sua energia ao crescimento. No final, ela não terá energia suficiente para produzir frutos.
Após 1,5 semanas, os tomates precisam ser adubados uma segunda vez com esterco de galinha. A rega adequada é crucial. O solo deve estar constantemente úmido, mas não encharcado. Após cada rega, afofe o solo no dia seguinte. Regar os tomates a cada 3-4 dias deve ser suficiente. Para manter a umidade do solo, basta polvilhá-lo com palha. A estufa não deve ser muito úmida nem muito quente, caso contrário, sua planta adoecerá.
Aumente gradualmente a dosagem de fertilizante para 50-60 gramas por 10 litros. Lembre-se de fertilizar o solo durante a floração e a formação dos frutos.
É melhor tratar essa variedade com preparações que contenham cobre, pois isso ajudará a proteger o tomate de pragas e doenças.
Essa variedade tem uma produtividade enorme, rivalizando até mesmo com híbridos estrangeiros.
Doenças e pragas
Embora a Evpator seja resistente a doenças, ainda pode ser suscetível à phoma. Para combater a doença, remova os frutos afetados, trate os arbustos com "Hom" e reduza a quantidade de fertilizante nitrogenado e a frequência de rega.
Essa variedade também é suscetível à mancha seca. Controle-a com Antracol, Consento e Tattu.
Entre as pragas, esta variedade é a preferida pelas lagartas-rosca (lagartas de mariposas). Elas podem ser coletadas manualmente, mas se a população aumentar muito, é melhor usar pesticidas químicos como o "Strela". As moscas-brancas de estufa também preferem esta variedade, pois prosperam em todas as variedades cultivadas em estufas.
Como você pode ver, cultivá-las não exige muito esforço. Apenas um pouco de dedicação, e os resultados certamente encantarão você e seus entes queridos. Principalmente no inverno, quando vocês poderão saborear deliciosas conservas!
Vídeo "10 erros no cultivo e cuidado de tomates"
Neste vídeo você aprenderá como cultivar e cuidar adequadamente dessa planta.



