Peculiaridades do cultivo de pepinos chineses
Contente
Descrição
Esta não é uma nova variedade de pepino, mas sim outra espécie pertencente à mesma família das abóboras.
O caule herbáceo pode atingir até 3,5 metros de comprimento, e os frutos crescem de 40 a 90 cm. A polpa deste pepino é ligeiramente mais densa, doce e suculenta, sem cavidades, com um leve aroma de melancia ou melão. As sementes são pequenas e agrupadas em uma cavidade compacta localizada no centro do fruto.
A casca é doce, firme, brilhante e verde na maioria das variedades. As flores são agrupadas. Este pepino incomum é notável não apenas pelo tamanho gigantesco do fruto, mas também pela alta produtividade. Com os devidos cuidados, um único pé pode render até 30 kg de frutos.
Ela prospera tanto em estufas quanto em canteiros abertos. Não é exigente quanto à luz, crescendo em pleno sol e meia-sombra. O que todas as variedades de pepino chinês precisam é de suporte. Plantas que crescem rastejando pelo chão produzem frutos deformados, em forma de gancho.
Essa espécie se distingue por sua maturação precoce; algumas variedades começam a frutificar 25 dias após a emergência. É resistente a doenças e tolera bem o calor e o frio. A frutificação é prolongada, estendendo-se até a primeira geada. Os pepinos chineses apresentam diversas desvantagens.
Em primeiro lugar, os frutos têm uma vida útil curta — perdem a firmeza em 24 horas. Em segundo lugar, as sementes têm uma baixa taxa de germinação. Em terceiro lugar, as variedades são predominantemente para salada, não sendo adequadas para enlatamento.
Vídeo "Descrição"
Neste vídeo, você aprenderá muitos fatos interessantes sobre os pepinos chineses.
Variedades comuns
Hoje em dia, as sementes de pepino alongadas são comuns, com lojas de sementes oferecendo variedades chinesas e cultivadas localmente. As mais conhecidas são: "Chinese Miracle" (uma variedade tardia de alto rendimento), "White Delicacy" (excepcionalmente saborosa e altamente tolerante à temperatura), "Chinese Snakes" (a variedade mais precoce), "Emerald Stream" (que se destaca pelo longo período de frutificação) e "Chinese Heat-Resistant" (um híbrido de alto rendimento).
Milagre chinês
A variedade Chinese Miracle, assim como outras variedades de origem chinesa, distingue-se pela sua resistência a doenças, alta produtividade e maturação tardia. A frutificação inicia-se dois meses após o plantio. Os frutos são longos (até 60 cm), cilíndricos, finamente tuberculados e de cor verde-escura. São adequados para enlatamento.
Desvantagens: Os frutos não se conservam frescos por muito tempo; precisam ser consumidos ou preservados em até 24 horas. Os ramos precisam ser amarrados diversas vezes durante o verão.
Delícia branca
Os frutos são de um branco exótico, alongados, cônicos e curtos — de 12 a 15 cm. A casca é fina e a polpa é doce e muito saborosa. Esta variedade de meia estação apresenta numerosos brotos laterais. É resistente a doenças, tolera variações extremas de temperatura e é resistente ao calor. Adequada tanto para consumo in natura quanto para enlatamento.
cobras chinesas
Essa variedade pode ser considerada precoce, pois leva apenas 35 a 37 dias desde o surgimento dos primeiros brotos até a frutificação. Os frutos são longos — de 50 a 60 cm —, curvados e de cor verde-escura. A planta é vigorosa, ramificada e tem um período de frutificação prolongado. O pepino-cobra chinês é ideal para saladas.
Riacho Esmeralda
Um híbrido doméstico F1 de pepino de formato alongado. De maturação precoce e partenocárpico (autopolinização), cresce bem em campo aberto, estufas e até mesmo em varandas. Os frutos são longos (até 50 cm), cilíndricos, verde-escuros e têm um sabor agradável. Os arbustos são de porte médio, com brotos laterais bem desenvolvidos, e as flores nascem em cachos.
Período longo e ininterrupto de formação de frutos. A variedade é resistente a muitas doenças.
chinês resistente ao calor
Híbrido chinês de ciclo médio-precoce (48-54 dias), produz frutos abundantemente mesmo em temperaturas de 35 graus. Os frutos atingem até 50 cm de altura. Apresenta resistência a doenças e longo período de frutificação, como todas as variedades chinesas.
Crescente
Canteiros bem adubados são essenciais não só para pepinos comuns, mas também para pepinos verdes chineses, que têm várias necessidades de cultivo específicas. Devido à sua taxa de germinação relativamente baixa (60%), as sementes requerem um preparo prévio ao plantio muito cuidadoso. Elas são aquecidas a 35 graus Celsius, desinfetadas por 10 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio, imersas em água e, em seguida, aguarda-se o surgimento dos brotos. Uma vez germinados, as sementes são plantadas no solo.
Para obter frutos precocemente, os pepinos altos são cultivados a partir de mudas. Vasos maiores, com pelo menos 25 cm de diâmetro, são necessários, pois o sistema radicular desta planta é mais robusto do que o de sua prima de frutos pequenos. As sementes são plantadas a uma profundidade de 4 cm. A germinação leva aproximadamente 6 dias. As mudas são transplantadas com um mês de idade, quando desenvolvem de 3 a 4 folhas verdadeiras e atingem de 15 a 20 cm de altura.
Os pepinos de fruto longo são plantados em campo aberto a partir de sementes em maio. Um local ensolarado, bem como parcialmente sombreado, é adequado. Para garantir o desenvolvimento adequado dos frutos, deve-se instalar uma treliça, levando em consideração o tamanho enorme das trepadeiras.
Como quase todas as plantas produzem apenas um broto forte, as sementes podem ser semeadas mais densamente, mas com uma distância mínima de 20 cm entre elas. Cubra o canteiro com composto, serragem ou grama.
Cuidado
A única diferença entre cuidar de pepinos chineses e pepinos comuns é a necessidade de amarrar constantemente as trepadeiras à treliça. De resto, os princípios são semelhantes: rega regular, afofamento do solo e adubação. Normalmente, são necessárias quatro adubações: as duas primeiras semanas após o plantio, a segunda no início da floração e a terceira e a quarta durante o período de frutificação.
A adubação em excesso também não é recomendada; basta observar atentamente, e a própria planta indicará suas necessidades: um formato em gancho indica falta de nitrogênio, frutos finos indicam falta de boro, pepinos em formato de pera apresentam deficiência de potássio e a falta de cálcio torna os pepinos insípidos e pequenos.
Vídeo "Crescendo"
Este vídeo vai te mostrar como cultivar pepinos no seu jardim ou na sua casa de campo.



