As melhores variedades de pepino para cultivo em campo aberto.
Contente
Variedade ou híbrida – qual é a melhor?
Hoje em dia, a variedade de pepinos é tão vasta que é fácil fazer a escolha perfeita, adequada até mesmo às condições de jardim mais desafiadoras e às opções de cultivo limitadas. Mas encontrar a opção ideal é impossível sem um planejamento cuidadoso. As prateleiras dos supermercados estão repletas de embalagens com os nomes de variedades conhecidas e de alto rendimento, além de novidades, a grande maioria das quais são híbridas. Então, qual escolher?
Uma variedade distingue-se pela sua capacidade estável de transmitir as suas características e propriedades. Isto significa que os pepinos varietais permitem-lhe colher as suas próprias sementes e cultivar as suas plantas favoritas durante muitos anos. Os híbridos são uma história diferente. Uma planta com as características notáveis descritas na embalagem só pode ser cultivada uma vez. As sementes recolhidas dos frutos já crescidos, quando cultivadas posteriormente, produzirão plantas com qualidades completamente diferentes. Podem ter baixo rendimento, ser estéreis ou, o que é improvável, excepcionais. O resultado é difícil de prever. As sementes de híbridos F1 não retêm as características da planta-mãe.
A designação F1 (abreviação de "Filli", que significa "filhos" em italiano) indica que se trata de um híbrido criado por meio da polinização cruzada artificial de duas variedades diferentes. As sementes obtidas dessa maneira produzem plantas de primeira geração que se distinguem por um vigor excepcional, crescimento acelerado e alta produtividade.
A capacidade dos híbridos de superarem significativamente suas variedades parentais (muitas vezes não as mais notáveis) em todos os aspectos é chamada de heterose, que significa "mudança" em grego. Os híbridos F1 apresentam maior imunidade a doenças e pragas, frutificam com sucesso mesmo nas condições mais adversas e os frutos são idênticos em tamanho, desde os cachos inferiores até a coroa.
A única maneira de cultivar seu híbrido F1 favorito é comprando sementes anualmente, cujo preço é significativamente mais alto do que o das sementes de pepino de variedades específicas.
A seleção dos pares parentais para um híbrido é um trabalho meticuloso que leva muitos anos. Por isso, os criadores mantêm as variedades originais em segredo, preservando a singularidade do híbrido resultante e protegendo-o de cópias. A polinização das formas parentais é realizada quase inteiramente à mão, o que, naturalmente, influencia o custo das sementes. O grupo F1 contém centenas de variedades, e novas são constantemente adicionadas.
Vamos analisar as variedades híbridas mais populares e produtivas:
- Herman F1 é um híbrido da renomada empresa holandesa Monsanto. É autopolinizável e possui boa tolerância ao estresse. O crescimento da haste principal é limitado pelo cacho de frutos. É resistente ao vírus do mosaico do pepino, à cladosporiose e ao oídio.
- A Amur F1 irá deliciar você com frutos de 37 a 40 dias após a germinação. O arbusto é vigoroso e de crescimento indeterminado. Os frutos pesam aproximadamente 100 g, crescem até 15 cm de comprimento e são cobertos por densos espinhos brancos. Esta variedade é resistente à podridão radicular.

- A variedade Prestige F1 é aprovada pelo Registro Estatal Russo para cultivo na região central da Terra Negra e na Sibéria Ocidental. Seu crescimento e ramificação são moderados. As flores, predominantemente femininas, crescem em cachos de 3 a 4. Os frutos verde-escuros com pontas brancas pesam de 65 a 90 gramas. Não são propensos a crescimento excessivo e têm excelente sabor.
- A variedade F1, "Boy Thumb", caracteriza-se por ramificação média e crescimento irrestrito do caule principal (indeterminado). Os frutos são pequenos, semelhantes a pepinos em conserva, com numerosos tubérculos pequenos e espinhos brancos e macios. Produz frutos abundantemente tanto em ambientes internos, em canteiros abertos, quanto em estufas.
Fazendas de melhoramento genético nacionais e internacionais estão constantemente desenvolvendo novas variedades híbridas, buscando antecipar a crescente demanda do consumidor. Este ano, estamos oferecendo as seguintes novas variedades:
- Para inveja de todos, esta variedade F1 produz mais de 6 ovários por cacho. Autopolinizável, possui excelentes qualidades para conserva. Frutifica com sucesso mesmo em condições de baixa luminosidade;
- A variedade General'skiy F1 é altamente produtiva, mesmo entre os híbridos. Produz até 12 frutos por nó. É tolerante à sombra e ao frio, prolongando significativamente o período de frutificação. Possui resistência genética a quase todas as doenças. Suas qualidades culinárias são excelentes. É adequada para conservas e pode ser cultivada na Sibéria.

Os híbridos F1 de primeira geração produzem rendimentos consistentemente altos com cuidados mínimos, são resistentes a doenças, suportam climas rigorosos, são tolerantes a práticas agrícolas e têm excelente sabor e qualidades para conservas. Não é à toa que os jardineiros modernos os escolhem. A única maneira de se decepcionar com híbridos é comprar sementes falsificadas em vez de genuínas. Portanto, você deve comprar sementes em lojas especializadas, embaladas em pacotes de marcas reconhecidas de fabricantes renomados com histórico comprovado.
Vídeo "Melhores Variedades"
Neste vídeo, você aprenderá sobre as melhores sementes de pepino.
Variedades de variedades
As descrições das variedades frequentemente contêm palavras desconhecidas e características pouco claras. Para evitar erros na sua escolha, é preciso compreender os benefícios que características específicas podem trazer.
Com base no tempo de maturação do fruto, as variedades e híbridos de pepino para cultivo em campo aberto são divididos em três grupos:
- Variedades de maturação precoce, amadurecem de 32 a 40 dias após a germinação;
- As variedades de meia estação produzem frutos em 40 a 50 dias;
- As variedades tardias atingem a maturidade comercial em mais de 50 dias.
As variedades precoces de pepino impressionam pelo curto período de frutificação, mas são mais suscetíveis a doenças. Devido ao sistema radicular pouco desenvolvido, produzem frutos em abundância, porém por um curto período. Muitas variedades precoces são adequadas para saladas e inadequadas para conservas. As variedades de meia estação e tardias distinguem-se pela alta resistência a diversas infecções e pela alta produtividade.
Variedades precoces de pepino:
- A variedade Dynamite F1 começa a frutificar em 40 a 43 dias. O arbusto não é muito denso, com um caule central alto e folhas de tamanho médio. Os pepinos são ligeiramente maiores que 10 cm, verdes com tubérculos grandes e penugem marrom. Esta variedade é muito produtiva, rendendo até 15 kg de frutos por metro quadrado.

- A variedade Masha F1 começa a frutificar 36 dias após a germinação. Os frutos formam-se em cachos de 6 a 7. Não são amargos e são adequados para conservas e marinadas. As sementes são peletizadas e não necessitam de tratamento prévio ao plantio.
Variedades de meia estação:
- Gunnar F1 é uma variedade híbrida holandesa, partenocárpica, de porte alto e indeterminado. Recebeu uma pontuação de sabor de 4,9 em 5.
- A variedade Aist é polinizada por abelhas e apresenta crescimento vigoroso (comprimento do caule principal de 170 a 220 cm). O período entre a semeadura e a frutificação é de 49 a 52 dias. Os frutos, com tubérculos grandes e pubescência preta intensa, pesam de 70 a 105 g. São excelentes para consumo fresco, em conserva e em picles.
Variedades tardias:
- A variedade F1 Tournament é referência em alta produtividade. A haste principal atinge até 3,5 m de altura. A superfície do fruto é levemente tuberculada, com espinhos complexos, esparsos e de coloração clara. O comprimento pode chegar a 15 cm. É resistente ao oídio, míldio e mancha foliar por ascoquitose.

- A variedade Phoenix 640 mantém-se popular desde 1993. É resistente ao oídio e ao míldio. Os frutos são verdes, de seção transversal triangular e medem 15 cm de comprimento. Em condições normais, podem ser armazenados por duas semanas sem perder a sua qualidade comercial.
De acordo com o método de polinização, as variedades podem ser:
- Polinização por abelhas. Este é um tipo clássico de pepino, que requer polinização por abelhas ou zangões. Híbridos com flores predominantemente femininas requerem o plantio de sementes polinizadoras, que o fabricante inclui na embalagem. Essas variedades normalmente produzem um grande número de flores estéreis;
- Autopolinizadora, cujas flores fertilizam o estigma com seu próprio pólen quando expostas à umidade. Capaz de produzir sementes;
- Partenocárpicas, formam frutos sem polinização e não possuem sementes.

As variedades polinizadas por abelhas apresentam taxas de germinação invejáveis e resistência a fatores ambientais adversos. Elas igualam, e às vezes até superam, as variedades autopolinizadas em produtividade. No entanto, considerando a diminuição da população desses insetos benéficos, o atraso na frutificação e as condições climáticas desfavoráveis durante a floração, as vantagens das variedades autopolinizadas são evidentes. Uma desvantagem das variedades autopolinizadas é a baixa frutificação em climas quentes e secos. Elas necessitam de pelo menos uma gota de orvalho para a autopolinização.
As formas partenocárpicas foram originalmente concebidas para cultivo em estufas, mas hoje em dia também são cultivadas com sucesso em campo aberto. Essas variedades são geneticamente dotadas de um conjunto duplo de cromossomos e formam frutos através da proliferação de células fetais e do pericarpo. Os frutos dessas variedades não amarelam, pois não necessitam de maturação das sementes, e conservam sua atraente cor verde, firmeza e frescor por um longo período.
De acordo com a forma como seus brotos se desenvolvem, os pepinos são classificados como de crescimento determinado ou indeterminado. Nas plantas de crescimento determinado, o crescimento do broto central se limita à formação da inflorescência terminal, após a qual a frutificação ocorre em numerosos brotos laterais. As plantas de crescimento indeterminado são caracterizadas pelo crescimento ilimitado do caule principal e por um pequeno número de brotos laterais fracos.
De acordo com a sua finalidade, os pepinos dividem-se em pepinos para salada, pepinos para conserva e pepinos de uso geral.
Variedades de salada:
- A Forward F1 é uma variedade partenocárpica, resistente a doenças e de maturação tardia. Os pepinos Forward são lisos, alongados e têm um excelente sabor doce e delicado;
- White Angel F1 é uma variedade partenocárpica de meia estação com ovários agrupados. Os frutos maduros são verde-claros e são consumidos frescos.
Variedades deliciosas de pepinos para conserva em campo aberto:
- A variedade Siberian Pickle F1 é uma nova opção que não necessita de polinização e amadurece seis semanas após o plantio. Os pepinos pequenos, do tamanho de um dedo, são crocantes e ideais para conserva em potes.

- A Nezhinsky é uma variedade antiga, polinizada por abelhas, de meia estação, resistente à seca e muito produtiva. Ela continua popular graças ao excelente sabor de seus frutos grandes, tuberculados e com espinhos pretos.
- Konkurent é uma variedade muito popular, de crescimento vigoroso e alta produtividade, com maturação no meio da temporada. Os pepinos, em formato fusiforme e de cor esmeralda, geralmente atingem 12 cm de comprimento. Essa variedade é amplamente cultivada nas zonas de solo preto central e médio.
- Eskimo F1 é um híbrido partenocárpico de folha baixa e maturação precoce. Os frutos são cilíndricos, verde-escuros com listras esbranquiçadas difusas, medindo de 8 a 10 cm de comprimento. São versáteis e resistentes ao frio, o que os torna adequados para o clima rigoroso da Sibéria.
Como escolher sementes
Ao escolher, saiba que parte do trabalho já foi feito para você. Todas as variedades são zonadas, o que significa que foram selecionadas com base nas condições climáticas. Variedades de pepino destinadas ao cultivo em campo aberto na Ucrânia não revelarão suas melhores qualidades na Sibéria.
- Primeiro, escolha entre uma variedade e um híbrido. Se preferir colher suas próprias sementes e não depender de uma loja, escolha uma variedade (Nezhinsky, Konkurent, Dzherelo, Lyalyuk, Phoenix 640). Lembre-se de que variedades diferentes devem ser cultivadas bem distantes umas das outras para evitar a polinização cruzada. Se a facilidade de cultivo e a produtividade forem mais importantes para você do que o custo das sementes, escolha um híbrido.

- A próxima escolha depende das condições em que você planeja cultivar pepinos: estufa, varanda ou canteiros ao ar livre. Nos dois primeiros casos, vale a pena considerar híbridos partenocárpicos (Klavdiya F1, Gunnar F1, Masha F1, Kolibri F1, Amur F1). Para cultivo em campo aberto, a escolha é mais complexa. Você pode optar por híbridos polinizados por abelhas (Carambola F1, Atlet F1, Magnit F1, Kartel F1). Nesse caso, verifique a embalagem das sementes para identificar as abelhas polinizadoras (elas se distinguem pela coloração contrastante), que compensam a falta de flores masculinas para garantir uma melhor polinização dos híbridos. Híbridos autopolinizáveis também são uma boa escolha (Matilda F1, Zyatek F1, Alliance F1, Orfey F1, Vsem na Envy F1, Dynamite F1), especialmente se a previsão for de um verão chuvoso. Ou você pode optar por uma combinação de ambos. É melhor ter a sua própria experiência do que confiar nos conselhos de outras pessoas. E não se esqueça de experimentar com plantas partenocárpicas em campo aberto.
- Para o cultivo de inverno em solo protegido, escolha variedades híbridas tolerantes à sombra (Estafeta F1, Berendey F1, Sarovsky F1, Vsem na Envy F1). Elas têm maturação tardia e folhas largas, que promovem melhor absorção de luz.
- Decida quando esperar a colheita. Para obter uma grande quantidade de pepinos rapidamente, considere híbridos de ciclo curto (Mels F1, Anzor F1, Vse Puchkom F1, Merenga F1). A colheita levará pouco mais de um mês. As variedades de ciclo médio e tardio amadurecerão bem a tempo para a temporada de conservas.
- Chegou a hora de decidir o que você fará com a futura colheita. Se você segue uma dieta crudívora ou simplesmente gosta de pepinos frescos, plante variedades para salada (Bely Angel F1, Blagovest F1, Aprelskiy F1, Bazar F1, Bukhara F1, Makar F1, Forward F1). Se o seu objetivo é fazer conservas de inverno, escolha variedades para picles (Nezhinskiy, Konkurent, RMT F1, Tsygan F1, Samo Sovershenstvo F1, Fermer F1, Satina F1, Forsage F1). O uso pretendido da variedade geralmente é indicado na embalagem, mas certifique-se de que os espinhos sejam pretos. Pepinos do tipo cherkin (Sibirskaya Giryanda F1, Generalskiy F1, Puchkovoe Velesoplenie F1, Kolibri F1), todos igualmente pequenos, são ótimos para conservas. As variedades de cherkin também interessam àqueles que raramente visitam suas casas de campo e colhem pepinos apenas ocasionalmente. Essas variedades produzem frutos que não crescem demais.

- Para quem busca uma grande colheita em um pequeno terreno, as variedades indeterminadas (Gunnar F1, Emelya F1) são adequadas. Seus caules, em constante crescimento, podem ser conduzidos em treliças altas ou enrolados em um caramanchão. Já as variedades determinadas não exigem treliças muito altas nem estacas constantes, pois o crescimento é interrompido em um determinado ponto.
Por fim, lembre-se de que o principal critério na escolha de sementes não é uma foto bonita ou uma embalagem colorida, mas sim a qualidade das sementes, que só pode ser garantida por um produtor responsável e com boa reputação. Seguindo essas recomendações, você poderá adquirir excelentes sementes de pepino, escolhendo as melhores variedades para cultivo em campo aberto, estufas e varandas, tanto para a região de Yaroslavl quanto para a Sibéria.
Vídeo "Crescendo"
Este vídeo vai te mostrar como cultivar uma colheita abundante de pepinos no seu jardim.



