Estufas de pepino: instruções para fazer você mesmo

Os pepinos são uma cultura que adora calor e é muito delicada. Mesmo uma leve onda de frio pode prejudicar o crescimento da planta, sem falar das geadas de primavera. Para minimizar esses riscos, recomenda-se plantar as mudas em local protegido — pequenas estufas para pepinos, que são fáceis de construir. Quais são os modelos considerados mais simples e como construir uma estufa para pepinos? Saiba mais neste artigo.

Requisitos técnicos

O principal objetivo de uma estufa é criar um microclima favorável para o desenvolvimento saudável e a frutificação dos pepinos. Para isso, a estrutura deve atender aos seguintes requisitos:

  • Estar localizado em um local ensolarado, longe de prédios altos e árvores, e iluminado pelo sol por mais da metade do dia;
  • A área sob a estufa deve ser plana - áreas em declive, em terras baixas ou com níveis de água subterrânea próximos não são adequadas para este fim;
  • Ter dimensões e altura reduzidas – uma estrutura desse tipo aquece mais rapidamente e, se necessário, é mais fácil de aquecer artificialmente;
  • Fácil de abrir e permitir o acesso às plantas;
  • Possui um orifício de ventilação para permitir a entrada de ar fresco durante o tempo frio e à noite;
  • Reter o máximo de calor durante as horas da noite;
  • Possuem um revestimento durável, porém transparente.Estufa para pepinos

Para garantir que a estufa seja melhor aquecida pelos raios solares e que gotas de condensação não permaneçam na superfície, o lado norte da estrutura deve ser elevado em 10 cm em relação ao lado sul.

Vídeo: Cultivando pepinos em uma estufa

Este vídeo mostrará como cultivar pepinos em uma estufa para obter uma boa colheita.

Opções de design

Uma estufa é uma versão simplificada de uma estufa convencional. Sua construção não requer a instalação de aquecimento permanente, iluminação ou sistema de irrigação. No entanto, os elementos estruturais necessários são uma estrutura robusta de madeira ou metal fixada a uma caixa e uma cobertura translúcida. Vejamos algumas opções simples que podem ser construídas em casa.

Estufa em arco

A estrutura caseira mais simples, composta principalmente de arcos de metal ou, menos frequentemente, de plástico, fixados a uma caixa de madeira ou diretamente no solo. É uma espécie de túnel de comprimento e altura variáveis, coberto com um material translúcido — uma película — preso com estacas de madeira ou tijolos.Uma estufa em arco no jardim

A estufa de Ogurcik é especialmente popular entre os residentes de verão – uma estrutura compacta com não mais de 1 m de altura e até 5 m de comprimento. Essa estrutura consiste em arcos metálicos revestidos com filme plástico, ancorados no solo a intervalos de 0,5 metros. Esse modelo requer pouco investimento e é capaz de manter um microclima favorável para as mudas de pepino durante a época de cultivo.

A vantagem inegável dessas estruturas é a sua mobilidade, importante para manter a rotação de culturas, bem como a capacidade de transformação – removendo a cobertura quando chega o tempo quente.

De madeira

Isso envolve a construção de uma estrutura de madeira com tábuas, vigas e pranchas em formato de caixa. O telhado dessa estrutura pode ser plano ou inclinado, e a cobertura pode ser de vidro, policarbonato ou, mais comumente, filme plástico. Uma estufa pode ser feita com qualquer sobra de material de construção, tornando essa opção considerada econômica e simples.Estufa de madeira no local

O modelo de madeira pode ser portátil ou permanente. No primeiro caso, vários pares de ripas de madeira são encaixados, as seções são montadas e conectadas umas às outras e, em seguida, cobertas com uma película espessa.

Para criar uma estrutura permanente, primeiro constrói-se uma base de madeira à qual a estrutura de suporte será fixada. Essa estufa é então coberta com um material espesso e transparente.

Feito de policarbonato

Uma estufa de policarbonato para pepinos dificilmente pode ser considerada econômica, mas essa cobertura é considerada a melhor para o cultivo de hortaliças devido às seguintes qualidades:

  • Alta resistência e durabilidade contra vento, granizo e neve;
  • a presença de um espaço de ar que retém o calor dentro da estrutura;
  • coeficiente mínimo de transferência de calor (resfria lentamente);
  • Apesar de sua densidade, o material é muito transparente (transmite cerca de 85% da luz solar);
  • resistência à geada (pode ser utilizada na produção de estufas de inverno);
  • Durabilidade – o período de garantia é de 10 anos, mas com os devidos cuidados o material pode durar muito mais tempo.Estufa de policarbonato para pepinos

Para garantir que uma estufa desse tipo possa fornecer e manter o microclima necessário para o cultivo de pepinos, vários pontos devem ser levados em consideração durante a construção:

  • As folhas para revestimento devem ser selecionadas com uma espessura de 4 a 6 mm;
  • A estrutura deve possuir orifícios de ventilação;
  • Apesar da durabilidade do material, ele deve ser manuseado com cuidado, pois risca facilmente e fica opaco quando usado com detergentes, o que reduz sua transmissão de luz.

Instruções para fazer

Embora até mesmo um horticultor iniciante possa construir uma estufa simples de madeira ou com estrutura em arco, construir uma estrutura permanente de madeira ou policarbonato por conta própria exige habilidades específicas e conhecimento técnico.

Policarbonato

Os seguintes materiais são necessários para a construção: perfis metálicos ou vigas de madeira para o telhado e a estrutura (o tamanho e a quantidade dependem das dimensões da construção), manta asfáltica ou feltro para telhados, policarbonato, parafusos, uma chave de fenda e uma plaina. Antes do uso, a madeira deve ser tratada com um preservativo e os perfis, caso não sejam galvanizados, com um agente anticorrosivo.Estufa de policarbonato para pepinos

A tecnologia de fabricação é a seguinte:

  • Preparamos a fundação - cavamos uma vala com cerca de 0,5 m de profundidade, até 2 m de largura e comprimento conforme desejado;
  • Despejamos uma mistura de areia e cascalho, depois uma camada de 30 cm de terra por cima, após o que impermeabilizamos com película ou feltro para telhados;
  • Preparamos uma base de madeira de acordo com as dimensões da fundação, instalamo-la e reforçamo-la;
  • Construímos postes com topo inclinado a partir de vigas ou tábuas;
  • Fixamos os postes (estrutura) à base a uma distância de 1 m;
  • Fixamos placas de policarbonato à estrutura. Para evitar que o revestimento rache durante a instalação, recomenda-se colocar arruelas metálicas sob os parafusos.

Pirâmide

Essa estrutura não só proporcionará um lar aconchegante para os pepinos, como também embelezará o terreno se construída corretamente e com bom gosto. Normalmente, trata-se de uma estufa baixa e compacta, com no máximo 2 metros na diagonal. Para construí-la, você precisará de:

  • 4 vigas para a base, com 1,4 m cada;
  • um tubo ou viga de 3,2 m de altura para o centro;
  • Vigas de 0,5 m a 3 m de altura para a construção de faces laterais triangulares;
  • película ou policarbonato;
  • pregos ou parafusos.Estufa em forma de pirâmide

Agora vamos montar a estrutura:

  • Conecta 4 vigas para a base;
  • Fixamos as vigas em forma de triângulo (devem ter 4 lados) - é necessário prever uma porta em um dos lados;
  • no centro cavamos um tubo (viga) a uma profundidade de 0,5-0,6 m;
  • Fixamos cada extremidade à base e as conectamos no ponto superior - a extremidade com a porta é instalada no lado sul;
  • Revestimos a estrutura com película ou policarbonato.

A parte superior da estrutura deve ter ventilação. Pode ser uma cobertura que se coloque no frio e se retire no verão, ou uma pequena janela. Dessa forma, com o mínimo de esforço e materiais, você pode cultivar pepinos em qualquer clima e obter colheitas precoces.

Vídeo: "Como construir uma estufa você mesmo"

Neste vídeo, você aprenderá como construir uma estufa.

Pera

Uva

Framboesa