Dicas para fertilizar pepinos em estufa

Os pepinos são um vegetal saudável e rico em nutrientes. Não é segredo que eles precisam de vitaminas e minerais do solo. Infelizmente, com o tempo, os solos se esgotam e, portanto, precisam de suporte e recuperação. A fertilização de pepinos em estufa é especialmente importante. É a chave para um crescimento saudável e uma colheita abundante. Leia mais em nosso artigo.

Sinais de deficiência e excesso de minerais

Tanto a deficiência quanto o excesso de minerais afetam negativamente as culturas em estufa. Felizmente, com a ajuda de jardineiros experientes, esse processo pode ser identificado.

Os sinais de deficiência de potássio incluem pepinos bulbosos ou com formato de gancho, além de uma faixa clara ao longo das bordas das folhas e murchamento. O reequilíbrio desse macronutriente pode ser restaurado com regas regulares com cinzas. Essa solução deve ser aplicada nas raízes das plantas, utilizando pelo menos um litro de fertilizante por aplicação. Também é possível usar uma solução contendo fosfato de potássio na proporção de uma colher de chá por litro de água.

A deficiência de nitrogênio se manifesta pelo estreitamento das pontas dos frutos e pelo alargamento do pedúnculo. Os pepinos também podem precisar de nitrogênio se suas ramas ficarem finas e suas folhas pequenas.

Determinação da deficiência de elementos pela aparência das folhas do pepino.

Caules finos de pepino são um sinal de deficiência de fósforo. Além disso, podem aparecer manchas multicoloridas na parte inferior das folhas. Plantas que precisam de fósforo geralmente têm um período de floração prolongado e baixa frutificação. Pepinos não apresentam excesso de fósforo.

Muitos produtores de pepino em estufa notam o amarelecimento das folhas. Isso geralmente ocorre devido à falta de nitrogênio ou fósforo. Altas temperaturas também podem causar o amarelecimento das folhas.

Partes superiores dos arbustos danificadas e pontas das folhas inferiores morrendo são sinais de deficiência de cálcio.

Pepinos com folhas manchadas necessitam de adubação com micronutrientes.

Se for difícil determinar a causa do crescimento deficiente do pepino e o mineral que está causando o problema, você pode aplicar um fertilizante complexo contendo vários nutrientes.

Pepinos cultivados em solo pobre em potássio

Horário de alimentação

Existem cronogramas e princípios específicos de fertilização que variam de acordo com a espécie. O importante é segui-los e evitar a fertilização excessiva.

A adubação das raízes dos pepinos em estufa de policarbonato deve ser feita quando a planta ainda possui poucas folhas no caule. O nitrato é o fertilizante ideal para pepinos nesse período. Três semanas após a primeira adubação, aplica-se a segunda. Nessa época, os pepinos começam a florescer e os primeiros ovários estão se formando. Portanto, é necessário enriquecer o solo com cinzas e potássio utilizando uma mistura de esterco de galinha e esterco bovino.

Os fertilizantes minerais são uma excelente alternativa aos orgânicos. Fertilizar o solo corretamente significa reduzir o teor de nitrogênio e aumentar o teor de potássio.

Após algumas semanas, os pepinos cultivados em estufa devem ser adubados novamente com uma solução de verbasco (2,5 colheres de sopa para cada 10 litros de água). A adubação final deve ser feita após duas semanas, com a mesma solução. A eficácia desses fertilizantes será potencializada se combinados com a rega.

A adubação foliar é feita de forma diferente, mas não é menos importante. Ela pode aumentar a produtividade. Nesse caso, você pode usar tanto fertilizantes complexos quanto nutrientes individuais. As soluções nutritivas para plantas podem ser químicas (disponíveis para compra) ou soluções caseiras mais naturais (por exemplo, ureia diluída em água).

Fertilização de pepinos por aplicação foliar

A adubação foliar deve ser realizada em quatro etapas:

  • duas semanas após o plantio dos pepinos no solo;
  • quando as inflorescências aparecem;
  • com o início da frutificação estável da planta e durante o período de maturação dos pepinos;
  • prolongar o período de colheita e aumentar o seu volume.

Tipos de fertilizantes

Existem dois tipos principais de fertilização de pepinos em estufa, utilizando fertilizantes orgânicos ou minerais:

  • foliar;
  • raiz.

Para garantir um bom desenvolvimento dos frutos, três a quatro adubações foliares são suficientes durante todo o verão. Esses fertilizantes compartilham algumas características em comum, mas também diferem em certos aspectos.

A eficácia de cada tipo de fertilizante depende das condições climáticas do verão. Por exemplo, a fertilização foliar é ideal para verões nublados e chuvosos, enquanto a fertilização radicular é ideal para verões quentes e secos.Em temperaturas baixas, a planta não consegue absorver nutrientes pelas raízes, por isso é melhor fertilizar os pepinos por pulverização.

Aplicar fertilizante nos pepinos pelas raízes.

A adubação foliar é mais eficaz quando feita à noite ou em períodos de maior nebulosidade. O ideal é pulverizar os pepinos com um bom pulverizador, pois as gotas finas são absorvidas mais facilmente pelas folhas.

Os pepinos são adubados pelas raízes quando o sistema radicular da planta está bem desenvolvido. O ideal é fertilizar os vegetais dessa forma imediatamente após a rega.

Um tipo específico de fertilizante para raízes é a infusão de levedura. Essa nutrição é ideal para pepinos. A fertilização com levedura promove o crescimento da planta e dos frutos, enriquecendo os pepinos e o solo com nitrogênio, potássio e fósforo. Por isso, muitos jardineiros usam a infusão de levedura e a recomendam. É importante lembrar de aplicar a levedura com cuidado, caso contrário, pode prejudicar a planta. O ideal é aplicar a levedura à noite ou em um dia fresco.

Os pepinos cultivados em estufa são aromáticos, saudáveis ​​e frescos. Seguindo todas as regras de adubação com matéria orgânica, fertilizantes minerais e levedura, você pode nutrir as plantas com nutrientes e obter uma colheita abundante.

Vídeo: "Fertilizantes Potássicos para Pepinos"

Este vídeo explica detalhadamente as consequências da deficiência ou do excesso de potássio no solo. Você aprenderá como fornecer aos pepinos quantidades suficientes desse mineral.

 

Pera

Uva

Framboesa