Segredos do cultivo de pepinos em estufa nos Montes Urais
Contente
Variedades resistentes
Todas as variedades de pepino cultivadas em estufa na Sibéria e nos Montes Urais são consideradas resistentes. Além disso, essas variedades geralmente produzem colheitas abundantes e excelentes. Os frutos dos pepinos cultivados em estufa nessa região são caracterizados por um sabor e aroma maravilhosos.
Então, quais variedades de hortaliças são mais adequadas para o cultivo em estufas nos Urais? Vamos analisar mais de perto.
Fórmula 1 da Carélia
Este híbrido produz frutos excelentes e tolera o frio e a geada. Além disso, a planta é autopolinizável, o que significa que você não precisará se esforçar muito para organizar a polinização em uma estufa.
Os frutos desses pepinos geralmente atingem 0,1 metro de comprimento e amadurecem simultaneamente. Os jardineiros costumam colher a primeira safra 45 dias após o surgimento dos brotos jovens.
Para obter uma colheita maior de pepinos, plante três pepinos por metro quadrado. Pulverizar regularmente as plantas com ácido bórico na proporção de 1 grama por litro de água ajudará a aumentar o tamanho dos frutos. Este procedimento deve ser realizado antes do início da frutificação.
Não se esqueça da poda apical: os brotos que surgirem acima da terceira folha devem ser eliminados.
F1 resistente à doença chinesa
Esta variedade é um híbrido. Seu ciclo de desenvolvimento é de 50 dias. Geralmente se desenvolve a partir de um único caule. Este híbrido de pepino produz frutos grandes (aproximadamente 0,3 metros de comprimento), que são amplamente utilizados em diversas saladas e conservas.
Essa variedade é particularmente valiosa por sua alta resistência a diversas doenças. Ela também tolera bem baixas temperaturas e níveis de luminosidade reduzidos. Graças a essas qualidades, a planta pode ser considerada, com razão, uma das mais fáceis de cuidar.
Miranda F1
Os pepinos são plantados relativamente cedo e a colheita pode ser feita em até 40 dias após o surgimento dos primeiros brotos. O híbrido é considerado partenocárpico, o que significa que não necessita de polinização, tornando seu cultivo muito mais fácil.
Os frutos do híbrido têm tipicamente cerca de 0,12 metros de comprimento e pesam 120 gramas. São cobertos por pequenos espinhos brancos e são muito utilizados em saladas e conservas.
O plantio em estufa de policarbonato deve ser feito a temperaturas acima de 15°C. As sementes são semeadas em covas com no máximo um centímetro de profundidade. Outra opção é plantar mudas com um mês de idade, na proporção de três por unidade de área.
Viagem Híbrida
Este híbrido é amplamente cultivado nos Urais. A primeira colheita pode ser feita 40 dias após o surgimento das plantas jovens. Os pepinos têm um sabor agradável e não são amargos. Normalmente, os pepinos pesam até 0,1 kg e têm 0,12 m de comprimento. Uma única planta produz em média 4 kg de frutos.
Essa cultura pode ser cultivada em estufas, utilizando mudas ou simplesmente semeando as sementes no solo.
Arina Híbrida
Este vegetal é resistente a baixas temperaturas e pode crescer mesmo em condições de pouca luz.
Os frutos do híbrido são crocantes e muito suculentos, atingindo aproximadamente 0,17 metros de comprimento.
A cultura produz frutos por um longo período e é praticamente imune à mancha da oliveira.
Híbrido Amur
Esses pepinos produzem frutos rapidamente. Em até 40 dias após o plantio, você pode colher até 10 pepinos por vez, cada um pesando no máximo 70 gramas. Além disso, os frutos são completamente isentos de amargor.
O híbrido é altamente resistente a baixas temperaturas e a diversas doenças. Os frutos são amplamente utilizados para conservas e picles, e são um ingrediente em muitas saladas.
Variedade Altai
Muitas pessoas cultivam esse vegetal em estufas. Ele é altamente resistente a doenças e continua a prosperar mesmo em temperaturas tão baixas quanto -12°C.
Essas frutas ficam excelentes em conserva. Os caules curtos produzem uma colheita de aproximadamente 6 quilos por unidade de área. A colheita começa já um mês após o surgimento das mudas.
O híbrido não é suscetível a nenhuma das doenças do pepino.
Serpentina
Esta variedade é ideal para cultivo em estufa de policarbonato durante o inverno. A planta produz ramos curtos repletos de pequenos frutos (com aproximadamente 0,07 metros de comprimento), tornando a colheita bastante adequada para enlatamento.
Os primeiros frutos aparecem no 36º dia. O arbusto está formando ativamente múltiplos ovários.
A maior colheita de vegetais pode ser obtida nos primeiros 14 dias de frutificação.
Extremo Oriente 27
Essa variedade é considerada precoce, pois produz frutos 40 dias após o plantio. Esses pepinos geralmente atingem 0,15 metros de comprimento. Para produzir frutos, a cultura necessita de polinização por insetos.
A produtividade média desta variedade é de 3 quilos por metro quadrado. Cada fruto pesa 200 gramas e é coberto por uma fina camada esbranquiçada.
A planta não é suscetível ao oídio.
Para prolongar o processo de frutificação, os pepinos devem ser retirados da planta a cada poucos dias.
Todas as sementes têm preços acessíveis, portanto, a sua escolha final da variedade dependerá das condições da sua estufa.
Assim, pode-se afirmar que os pontos fortes e as características das variedades mencionadas acima são:
- Ramos curtos que não precisam ser podados;
- alto rendimento;
- resistência a baixas temperaturas ambientes;
- longo período de frutificação;
- formação paralela de vários ovários;
- A frutificação é possível mesmo em solos pobres;
- A falta de luz não tem um efeito prejudicial nas plantações.
Vídeo "Variedades"
Este vídeo mostrará quais variedades de pepino são adequadas para cultivo em estufa.
Cultivo de pepinos em estufas de inverno
No Norte, os pepinos são cultivados ativamente em estufas; o plantio de pepinos em estufa só deve ser feito quando a temperatura ambiente estiver entre 18° e 22°.
A composição de solo mais adequada para o cultivo de pepinos contém 50 gramas de nitrato de amônio, superfosfato e sulfato de potássio, além de 6 gramas de sulfato de magnésio por 100 quilogramas de solo.
O solo deve ser levemente umedecido três vezes e, em seguida, regado com uma solução composta por um balde de água, 0,1 grama de cada um dos seguintes componentes: ácido bórico, sulfato de manganês, sulfato de zinco e 0,3 grama de sulfato de cobre. Essa concentração da solução é adequada para 36 unidades de área.
As sementes são plantadas levemente no solo: apenas meio centímetro é suficiente. Em seguida, são cobertas com filme plástico, que ajuda a reter a umidade até o surgimento dos primeiros brotos. A rega deve ser evitada durante esse período, pois pode perturbar o microclima da estufa.
Assim que os primeiros brotos se formarem, a película protetora deve ser removida das plantas.
O nível de umidade mais adequado é de 75%. Se as plantas estiverem sob lâmpadas, precisam ser regadas com mais frequência.
Se o solo aquecer até 30°C, isso terá um efeito positivo na produtividade das plantas e acelerará significativamente o seu desenvolvimento.
Se o solo aquecer a uma temperatura inferior a 22°C, as plantas ficam mais propensas a desenvolver podridão radicular. Portanto, aquecer o solo é muito importante. Biocombustíveis, fogões ou aparelhos elétricos podem ser usados para esse fim.
O ideal é criar canteiros com uma inclinação, do centro, que é mais elevado, para as laterais mais baixas. Isso permitirá que a água se espalhe uniformemente. Canteiros com inclinação também aquecem significativamente melhor.
Se a variedade necessitar de abelhas para a polinização, vale a pena abrir as janelas e as bandeiras da estufa.
Mesmo um único pepino que cresceu demais atrasa significativamente o desenvolvimento da plantação. As sementes formadas em um fruto assim "absorvem" todos os nutrientes, fazendo com que a planta seque.
Não é incomum que os frutos da planta tenham um sabor amargo. Por que isso acontece? Os motivos podem ser variados:
- falta de irrigação;
- Não há nitrogênio ou potássio suficientes no solo;
- sombreamento excessivo das plantas;
- aumento da temperatura ambiente.
Qual a melhor época para plantar pepinos em estufa de policarbonato nos Urais?
Em dezembro e janeiro, vale a pena semear plantas fortes com um grande número de rebentos formados em locais abrigados e quentes (sob película protetora ou em estufa).
Quanto mais tarde você planejar plantar pepinos em uma estufa nos Urais, menor deverá ser a densidade de plantio. Isso permite que os pepinos cresçam livremente nessas condições.
As sementes para as mudas são semeadas em local protegido após 20 de dezembro e germinadas sob lâmpadas. Utilizando lâmpadas, é possível obter até 50 plantas por unidade de área.
datas de aterrissagem
Ao planejar o cultivo de pepinos nos Urais, é importante considerar que as plantas nessa região têm um ciclo de crescimento curto. Geadas podem persistir até o início do verão, podendo ocorrer já no início do outono ou no final do verão. Portanto, para obter uma colheita precoce, o ideal é cultivar a partir de mudas.
Ao cultivar pepinos, não é apenas o clima da região que precisa ser considerado. A temperatura do solo também é importante. As mudas devem ser plantadas somente em solo que tenha atingido uma temperatura de 20°C ou superior.
As sementes plantadas que germinaram devem ser transferidas para uma estufa de plástico na segunda quinzena de maio. A adubação das mudas com esterco permitirá que esse processo seja feito mais cedo no mês (caso você tenha uma estufa de plástico em vez de uma de policarbonato). Se usar esterco em uma estufa de vidro, o plantio deve ser feito entre 25 e 26 de abril.
Os pepinos preferem solos com propriedades específicas. Mais especificamente, é necessário manter altos níveis de permeabilidade ao ar em todos os momentos.
O solo também deve ter matéria orgânica suficiente. Os pepinos prosperam em solos argilosos. A solução do solo não deve conter mais de 15 gramas de sal por litro. Antes de semear, prepare uma mistura de terra de jardim e terra vegetal. Para eliminar o excesso de acidez, é aconselhável adicionar uma solução de fertilizante ao solo (algumas colheres de sopa de fertilizante por balde de água). Os nutrientes devem incluir cálcio, boro e magnésio.
Assim, o método mais comum para o cultivo de pepinos nas regiões norte do país é a partir de mudas. No entanto, as sementes devem ser semeadas em uma estufa de policarbonato. Somente nessas condições é possível obter uma colheita abundante do vegetal.
Vídeo "Crescendo"
Este vídeo mostrará como cultivar pepinos em uma estufa e obter uma boa colheita.



