Uma análise das melhores variedades e híbridos de pimentões doces.
Contente
Cedo
Os jardineiros costumam plantar variedades precoces de pimentão, levando em consideração o período de aquecimento. Aqui estão alguns exemplos das variedades mais comuns desse popular pimentão, juntamente com descrições de suas características e outros traços distintivos.
Lumina
Os frutos da Lumina atingem um peso médio de 120 gramas e são branco-dourados ou verde-claros, com um tom rosado por vezes visível. A cor depende do tipo de solo e do teor de micronutrientes e vitaminas do fruto. Quanto mais luz solar o fruto recebe, mais claro ele fica. Tem um sabor doce e aquoso, mas não é muito aromático, não possuindo o odor característico que diferenciaria a Lumina de outras variedades. Os frutos são alongados, em forma de cone, e de paredes grossas. É muito popular entre os agricultores e está entre as primeiras variedades a aparecer nos mercados. A Lumina requer poucos cuidados, é pouco exigente em campo aberto e produz uma boa colheita com regas pouco frequentes. É cultivada principalmente ao ar livre. Os frutos maduros podem ser armazenados em local fresco e seco por até 4 meses e são fáceis de transportar, pois não enrugam nem racham. Devido aos baixos custos de cultivo, são de baixo custo.
Ivanhoe
Embora cultivada recentemente, esta pimenta já provou seu valor. Esta pimenta vegetal amadurece 3,5 meses após o surgimento dos primeiros brotos. Ao contrário dos frutos totalmente maduros, elas ainda não possuem o mesmo sabor e cor intensos, mas continuam comestíveis. As pimentas Ivanhoe são tipicamente creme ou brancas e, quando totalmente maduras, ficam vermelhas ou laranjas. Cada fruto pesa em média 130 gramas e tem um formato cônico estreito com paredes de mais de 6 mm de espessura.
Touro
Pimentão amarelo de maturação precoce. Os frutos são grandes e de paredes grossas, podendo pesar até meio quilo cada. Seu sabor é tipicamente aguado. Não é ideal para conservas; o melhor uso é em saladas ou recheios. Os arbustos são altos (até 60 cm) e fortes o suficiente para suportar os frutos maduros.
Saúde
Outra variedade que amadurece muito cedo, esta pimenteira pode produzir até 15 frutos de uma só vez. Seu formato é o mesmo da maioria das variedades — cônico —, mas os frutos são pequenos.
A língua de Marinka
Esta variedade de hortaliça foi cultivada na Ucrânia. É comumente plantada em campo aberto devido à sua boa tolerância a condições climáticas variáveis. Uma única planta pode produzir um grande número de frutos, sendo necessário amarrá-los a suportes. Os frutos têm paredes grossas, são grandes e pesam, em média, mais de 200 gramas. O formato dos frutos é alongado e estreito, com uma curvatura característica. Os pimentões maduros podem variar em cor, do vermelho claro ao vermelho escuro.
Damasco Favorito
Esta variedade possui arbustos baixos e os frutos são de tamanho médio, pesando aproximadamente 130 a 150 gramas quando completamente maduros. Uma característica marcante da Favoritka é sua produção constante e consistentemente alta, mesmo nas épocas mais desfavoráveis.
Presa
Essa variedade cresce bastante e atinge grande altura (mais de um metro e meio) e produz um pimentão doce delicioso com aroma perfumado. Os frutos têm formato cilíndrico alongado, são predominantemente vermelhos e de tamanho médio.
Papaizão
Uma variedade colorida que pode ser vermelha ou roxa. É resistente a diversas doenças e produz uma colheita consistente.
Milagre laranja
Arbustos grandes, que atingem um metro de altura, produzem frutos de tamanho médio. Os frutos têm formato cúbico e ficam laranja brilhante quando maduros. Possuem sabor doce e aroma agradável.
As primeiras variedades de pimenta gradualmente deram lugar aos híbridos. Essas novas variedades foram cultivadas para acentuar características específicas de uma variedade e combinar a maioria de suas melhores qualidades em uma única planta geneticamente modificada. No entanto, os híbridos exigem cultivo e equipamentos mais sofisticados e são geralmente plantados em estufas em vez de em campo aberto. As sementes de variedades híbridas também são caras.
As variedades híbridas coloridas podem ter qualquer cor, inclusive roxa, e um formato incomum.
Meio da temporada
As variedades de pimentão de meia estação são geralmente escolhidas pelo seu sabor e cultivadas em latitudes apropriadas. As variedades de pimentão podem variar significativamente em peso, taxa de crescimento e formato dos frutos.
Um presente da Moldávia
A variedade Podarok Moldovy é altamente resistente a diversas condições climáticas, adapta-se bem ao calor e às chuvas frequentes, e não é exigente quanto à fertilidade do solo. Por esse motivo, a Podarok Moldovy é cultivada ao ar livre, em vez de em estufas. Essa variedade tem alto rendimento e raramente é suscetível a doenças. Essa pimenta para salada provou seu valor em uma ampla variedade de regiões, o que demonstra sua adaptabilidade. Em média, cada fruto de Podarok Moldovy pesa de 80 a 90 gramas. Como a maioria das variedades de pimentão, tem uma cor vermelha brilhante, paredes grossas e formato cônico. A Podarok Moldovy é bastante estável para armazenamento a longo prazo, fácil de transportar e tem um rendimento muito alto. A Podarok Moldovy foi desenvolvida especificamente para cultivo na Crimeia e em Kuban, mas não é adequada para regiões mais ao norte.
pimenta-cereja
Essa variedade é um vegetal comum, mas seus frutos são caracteristicamente pequenos. Isso torna os tomates-cereja ideais para conservas. Eles são ricos em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e micronutrientes. Sua cor pode ser amarela ou vermelha.
Otelo Roxo F1
Uma variedade geneticamente modificada, possui arbustos altos e frutos de tamanho médio em formato de cone. Antes de amadurecerem completamente e ficarem marrons, os pimentões adquirem uma coloração roxa. A cor roxa é bastante rara.
A pimenta-chinesa é considerada de meia estação. A maioria das variedades é tão picante que muitas vezes é confundida com pimenta malagueta. A pimenta-chinesa apresenta-se em diversas cores, do branco ao roxo.
Vídeo: "Análise de variedades de pimentão de sucesso"
Veja quais variedades se mostraram bem-sucedidas em condições de estufa no norte da Rússia.
Para a região de Moscou
As variedades de pimenta cultivadas na região de Moscou geralmente exigem resistência climática especial, pois o clima não é adequado para todas as variedades. Por exemplo, a variedade Podarok Moldovy não se adapta bem à região de Moscou. Para obter maiores rendimentos, considere plantar as pimentas em estufas em vez de em campo aberto.
A variedade Atlantic é uma das que melhor se adaptam ao cultivo em estufa. Este pimentão híbrido para salada apresenta paredes grandes e grossas e amadurece relativamente cedo. Os frutos têm formato alongado, semelhante a um barril. Vale ressaltar também que os frutos são resistentes a muitas doenças, resultando em uma boa produção.
Outras variedades que valem a pena considerar para o plantio incluem Malinovoye Chudo, Chardash, Funtik e Buratino. Essas variedades foram desenvolvidas especificamente para climas temperados e produzem cerca de dois quilos de frutos por arbusto.
As variedades de maturação precoce para plantio na região de Moscou incluem Zaznayka, Korneta, Litsedey e Kupidon. Elas apresentam ótima produtividade e são fáceis de cultivar.
Para a Sibéria
Como a Sibéria tem um clima muito rigoroso, nem todas as variedades de pimentão podem ser cultivadas nessas áreas.
Ao longo dos últimos 30 anos, foram desenvolvidas variedades de hortaliças resistentes que conseguem manter a sua produtividade nessas condições. O plantio da variedade "Presente da Moldávia" nessas áreas não é recomendado, pois não se sabe se ela tolera o frio.
Se os jardineiros não tiverem a oportunidade de plantar variedades de pimenta adequadas ao seu clima, é melhor evitar o plantio dessa hortaliça até que consigam obter sementes apropriadas.
As plantas cultivadas ao ar livre serão mais vulneráveis e poderão não sobreviver às intempéries. Portanto, será necessário cultivar o solo e proteger as mudas em estufas e canteiros especialmente equipados.
As melhores variedades para esta região serão as híbridas, pois são geneticamente modificadas para tolerar climas frios.
Tomemos como exemplo a variedade Triton. Esta variedade colorida foi desenvolvida para frutificação muito precoce. Ela tolera bem condições climáticas adversas. Portanto, pode ser plantada nas regiões sul da Sibéria. Para esta área, a Triton é uma das melhores opções.
Também adequadas para cultivo na Sibéria são as variedades Topolin, Chardash, Red Giant, Lastochka, Alyosha Popovich e Pervenets Sibiri.
Vídeo: Como escolher a variedade certa de pimenta
Para evitar erros na escolha das sementes, assista a este vídeo.







