Cultivando pimentões em casa

Os pimentões são um vegetal muito apreciado. Por quê? A resposta é simples: sua popularidade se deve aos seus frutos firmes, brilhantes e deliciosos. São uma ótima fonte de vitaminas durante períodos de deficiência vitamínica e melancolia outonal, adicionam um sabor especial às saladas e enriquecem qualquer prato.

Você pode comer pimentões doces o ano todo; não precisa esperar o verão. Cultivá-los na janela é bem simples. Basta seguir todas as instruções de cuidado. Assim, nem mesmo as pragas serão um problema.

Selecionando uma variedade

As variedades anãs de pimentão são as que melhor se desenvolvem em ambientes internos. Em primeiro lugar, essas plantas não são exigentes quanto às condições ambientais e, em segundo lugar, seu porte baixo é ideal para espaços próximos a janelas. As variedades mais altas não se adaptam bem a apartamentos.

pimentões multicoloridos

Algumas das melhores variedades para cultivar em um parapeito de janela:

  • Ilha do Tesouro. A primeira colheita pode ser feita 100 dias após o plantio. Os frutos são suculentos, vermelho-alaranjados e em formato de coração.
  • Primogênita da Sibéria. Os frutos desta variedade podem ser colhidos 113 dias após o plantio. São frutos vermelhos, grandes e suculentos.
  • Anão. Este vegetal produz frutos vermelhos em forma de cone. Eles aparecem 110 dias após o plantio.
  • Aquarela. Os frutos escarlates e cônicos desta variedade têm um acabamento brilhante e casca fina. Os frutos são pequenos e podem ser consumidos inteiros.
  • Um presente da Moldávia. Os frutos grandes, de cor vermelho-escura, têm um sabor rico e adocicado. Surgem quatro meses após o plantio.
  • Andorinha. Uma variedade com frutos vermelhos suculentos e aromáticos. São de tamanho médio e paredes grossas.

Todas essas variedades têm alto rendimento. Seus frutos podem ser apreciados durante todo o ano..

Pimenta doce para coleta de sementes

Cultivo de mudas

Cultivar pimentões exige um certo cuidado. Antes do plantio, prepare vários recipientes, pois as mudas precisam, antes de tudo, de um "lar". Os recipientes devem ser largos o suficiente para permitir que a parte subterrânea da planta cresça livremente e confortavelmente. É importante adicionar drenagem (pedaços de tijolo vermelho ou cascalho) em cada recipiente.

Você pode plantar sementes de pimentão em diferentes épocas:

  • Final de fevereiro – início de março. O plantio de sementes durante esse período será bem-sucedido, dadas as condições climáticas. O clima quente alguns dias após a semeadura retardará o crescimento da hortaliça. Durante esse período, é melhor colocar a planta em uma janela voltada para o norte.
  • Inverno. O plantio de hortaliças durante os meses de inverno só será bem-sucedido se houver 12 horas de luz solar por dia. Portanto, as mudas precisam de iluminação suplementar, incluindo luz artificial.
  • Final de julho ou início de setembro. Durante esse período, as sementes germinam bem. O único problema pode ser o calor excessivo.

Mudas de pimentão doce em caixa de semeadura

Plante algumas sementes em pequenos recipientes feitos de turfa e húmus, preenchidos com terra fértil. Regue bem a terra e cubra os recipientes com filme plástico. Mantenha os vasos em um local aquecido (pelo menos 25°C). Se você já tem experiência no cultivo de pimentas em ambientes internos, pode enterrar os vasos sob plantas adultas.

Os primeiros brotos aparecem algumas semanas após o plantio das sementes. Se esse processo demorar mais, você pode aumentar o período de luz solar para 14 horas usando fontes de luz adicionais.

Assim que os primeiros brotos aparecerem, eles precisarão de mais ar. Portanto, use um objeto fino e pontiagudo para fazer pequenos furos no filme plástico. Quando as primeiras folhas surgirem, o filme plástico poderá ser removido dos recipientes. Nesse período, os brotos fortes e vigorosos devem ser transplantados para vasos maiores. As plantas fracas devem ser descartadas.

Vídeo: Plantando sementes de pimentão para mudas

Neste vídeo, você verá o processo de plantio de sementes para mudas usando pastilhas especiais de turfa.

Pousar

Os pimentões vermelhos, ou mais precisamente seus brotos, precisam ser transplantados. Por quê? Quando as raízes da planta são podadas, elas começam a se ramificar. Consequentemente, as raízes e os brotos ficam mais fortes e se fixam melhor no solo. Como resultado, o pimentão produz mais frutos.

Para cuidar adequadamente de hortaliças, é preciso saber como transplantá-las. Esse procedimento é bastante simples:

  • O solo onde as mudas serão transplantadas deve ser regado abundantemente com 24 horas de antecedência.
  • Antes de colher, é preciso fazer um buraco no centro da terra.
  • Algumas horas antes do procedimento, o solo ao redor do broto deve ser bem regado.
  • Em seguida, você precisa pegar o broto e levantá-lo com a terra, e depois sacudir para retirar o excesso de terra.
  • Um terço da raiz deve ser removido (belisque com as unhas).
  • A muda deve ser colocada na cova preparada. A raiz principal deve estar reta e as folhas devem ficar a 2 cm acima do solo.
  • A terra ao redor da muda plantada precisa ser compactada com os dedos.
  • Regue a muda com água morna.

Uma muda de pimenta com raiz desenvolvida e duas folhas verdadeiras.

Antes do transplante, é importante aclimatar as mudas, adaptando-as às condições climáticas adversas. Para isso, as plantas devem ser expostas aos elementos, aumentando gradualmente o tempo de exposição. Isso fortalece a planta e a torna praticamente livre de pragas.

Ao mesmo tempo, é importante garantir que os pimentões verdes pequenos não sejam expostos a correntes de ar, pois as baixas temperaturas têm um efeito negativo sobre o vegetal.

Cuidado

Cuidar de pimentões é bastante simples. Pragas raramente atacam plantas de interior. O segredo é seguir todas as recomendações: rega, temperatura e luminosidade adequadas e controle de pragas.

Os pimentões precisam ser regados apenas quando necessário. Sature a jardineira com água morna. Também é recomendável borrifar água nas folhas diariamente. Para evitar o superaquecimento no inverno, cubra o radiador com um pano úmido. Certifique-se de afofar bem a terra.

Regando mudas de pimentão

Mesmo em clima frio, a planta precisa de 12 horas de luz solar por dia. Portanto, ela deve ser posicionada de forma a receber luz em ângulos diferentes e lâmpadas fluorescentes artificiais devem ser utilizadas.

Em hipótese alguma a planta deve ser exposta à luz solar direta!

Durante os meses mais quentes, esta planta deve ser cultivada em uma varanda e, no inverno, em parapeitos de janelas voltados para o sul. Correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura são perigosas para a planta e devem ser evitadas.

Por que as plantas às vezes ficam amarelas e suas folhas caem?

As mudas precisam de fertilização periódica. O ideal é aplicar fertilizante nitrogenado para plantas de interior após a rega. Você também pode usar uma solução de urtiga, trevo ou outras ervas. A planta não tolera bem a deficiência de nutrientes.

Cultivo de pimentões doces em casa

Como cultivar pimentões? As folhas são o principal indicador da saúde da planta. Se aparecerem sinais de doença, aplique fertilizantes adequados.

  • Se as folhas se enrolarem, suas bordas ficarem amarelas e depois caírem, isso é um sinal claro de deficiência de potássio.
  • As folhas ficam com uma cor fosca e diminuem de tamanho – a planta precisa de nitrogênio.
  • As folhas são roxas na parte inferior e se estendem para cima – as plantas precisam receber fósforo.
  • As folhas ficam marmorizadas – é necessário magnésio.

O vegetal não tolera bem o excesso de potássio, e uma grande quantidade de nitrogênio não prejudica a planta.

Se as folhas estiverem amarelando ou caindo, a causa pode ser pragas. Portanto, medidas de controle de pragas devem ser implementadas.

As doenças do pimentão geralmente são causadas por pragas. As pragas mais comuns são pulgões, besouros da batata, ácaros, lesmas e nematoides das galhas. Essas pragas se alimentam das folhas ou as afetam negativamente. Como resultado, as folhas se enrolam, amarelam ou caem. Essas pragas afetam negativamente as plantas e podem levar à sua morte ou a uma redução drástica na produção. Para combatê-las, pulverize as partes verdes da planta com soluções específicas, sejam químicas ou caseiras.

Removendo moscas-brancas das folhas do pimentão

Segredos do cultivo bem-sucedido

O plantio e o cultivo de hortaliças devem ser feitos em recipientes grandes. Só assim a planta crescerá bastante e produzirá uma boa colheita.

A maioria das variedades, incluindo os pimentões amarelos, podem ser polinizadas e sofrer polinização cruzada. Portanto, é melhor plantar os vegetais a uma certa distância uns dos outros.

Quando os primeiros frutos aparecerem, não sobrecarregue a planta com eles. O ideal é deixar apenas 4 ou 5.

Os pimentões precisam ser replantados uma vez por ano. Para uma boa colheita, a planta requer solo fresco e renovado.

O replantio de hortaliças exige cuidado. Por quê? Para evitar danos às raízes, pois, caso contrário, a planta pode morrer.

Após dois anos de vida, a planta precisa ser substituída. Por quê? Porque os pimentões são plantas bienais.

Você pode cultivar pimentões na sua janela. Por que essa planta é cultivada com tanta frequência em parapeitos de janelas? Porque é a planta de interior mais adequada. As pragas raramente atacam os pimentões cultivados em ambientes internos, e são fáceis de controlar. Além disso, o vegetal pode ser colhido durante o ano todo.

Vídeo: "10 erros no cultivo de pimentões doces"

Use as dicas deste vídeo para cultivar boas mudas da planta em casa.

 

Pera

Uva

Framboesa