Quando e como plantar mudas de pimenta no solo?

Os pimentões são uma hortaliça popular entre os jardineiros. Embora o cultivo de pimentões seja simples, ele possui características próprias e requer cuidados especiais. Uma das etapas mais importantes no cultivo de pimentões é o plantio das mudas em solo aberto. A qualidade e a quantidade da colheita futura dependem do sucesso desse processo.

Quando e onde

As mudas de pimenta devem ser plantadas no solo somente após a chegada do clima quente, pois o solo congelado afeta negativamente os brotos, retardando seu crescimento. As pimentas devem ser plantadas quando a temperatura do ar estiver consistentemente em pelo menos 15°C (59°F) e a do solo em pelo menos 10°C (50°F).

Plantando pimentões em estufas

O momento ideal para as práticas agrícolas depende das condições geográficas e climáticas. As plantas podem morrer com a geada. Portanto, na região de Moscou, as mudas devem ser plantadas quando os botões começam a se formar. Nessa altura, as mudas já apresentam até uma dúzia de folhas.

As pimentas são transplantadas para o solo da estufa entre 1 e 15 de maio e para o solo aberto entre 10 e 30 de maio. As mudas recém-plantadas devem ser cobertas com filme plástico, criando assim um ambiente semelhante a uma estufa.

É preciso escolher a área para o plantio da pimenta com cuidado:

  1. Não é possível utilizar o solo para plantio em áreas onde anteriormente foram cultivadas berinjelas, tabaco ou batatas.
  2. O solo onde se cultivavam pepinos, repolho, verduras e leguminosas também não é adequado.
  3. Não é possível plantar pimentões na mesma área por dois anos consecutivos.

Solo fertilizado e preparado para o plantio de pimentões.

O solo deve ser previamente limpo de ervas daninhas, fertilizado, afofado e preparado para reter água.

Tecnologia de plantio

O plantio de mudas em solo de estufa é realizado somente após o preparo prévio do solo.

O solo precisa ser amolecido, soltando-o. Essa é a única maneira de a umidade e o ar passarem facilmente. Após soltar o solo até uma profundidade de 40 cm, adicione esterco e nivele-o. Plantas altas devem ser plantadas em um espaçamento de 50x80x70 cm, com três plantas por metro quadrado. Para pimentões menores, o espaçamento é de 60x30 cm, com quatro plantas por metro quadrado.

Plantando mudas de pimentão em campo aberto.

Na região de Moscou, os pimentões podem ser plantados em faixas (em duas fileiras) com espaçamento de meio metro entre elas. As mudas são plantadas em espaçamento alternado, deixando até 90 cm entre elas.

O plantio de hortaliças em solo aberto e desprotegido exige a aclimatação das mudas jovens. Isso é feito levando as mudas para o exterior e aumentando gradualmente o tempo que passam ao ar livre.

Pimentões cultivados em casa, sujeitos à tecnologia. - Um vegetal natural com um sabor maravilhoso e único que irá saturar o corpo com substâncias benéficas.

Preparo do solo

Infelizmente, nem todo solo aberto é ideal para o cultivo de pimentões. Portanto, o solo deve ser preparado previamente, sendo afofado e fertilizado. Por exemplo, na Ucrânia, solos arenosos são nutridos com húmus, serragem, solos argilosos e turfa. Solos francos podem ser "reabilitados" com serragem curtida, turfa e esterco.

Fertilizantes minerais para o solo

O solo turfoso requer relva e húmus, enquanto o solo argiloso, pelo contrário, requer turfa, húmus, serragem e areia grossa.

Planejando plantar? Uma semana antes, o solo deve ser bem umedecido. Os buracos na terra devem ser ligeiramente maiores que o recipiente onde as mudas estão crescendo. Pimentas doces e pimentas picantes nunca devem ser plantadas próximas umas das outras. Isso pode causar autopolinização, resultando em um sabor amargo em toda a plantação.

As variedades de vegetais amargos são cultivadas a uma distância de 25 cm entre os arbustos e até meio metro entre as fileiras.

Transplante

O plantio de mudas requer o tratamento das sementes. Existem diversas opções de desinfecção:

  • Solução de manganês a 1% seguida de enxágue com água.
  • Tratamento com preparações: "Zircão", "Albita".
  • Tratamento antifúngico com Immunophyte.

Após o procedimento, é necessário realizar mais algumas operações:

  1. Preparação de uma mistura de solo (turfa, húmus, serragem amarela tratada com água fervente), que é tratada com cinzas de madeira e uma solução de manganês.
  2. Fertilizar o solo com superfosfato, sulfato de potássio e nitrato de amônio.
  3. Pequenos recipientes (geralmente vasos) são preenchidos com terra úmida preparada.
  4. As sementes são plantadas a um centímetro de profundidade, 2 a 3 sementes em cada buraco.
  5. Os recipientes são cobertos com filme plástico ou celofane, e o solo é regado por aspersão.

Em uma estufa, mantenha a temperatura entre 25°C e 30°C por quatro dias para estimular a germinação das mudas. Quando os primeiros brotos aparecerem, remova o plástico e reduza a temperatura para 18°C. No quinto dia, regue as mudas com água morna e decantada. Após sete dias, retorne a temperatura para 25°C.

Após a formação da primeira folha nos brotos de pimenta, as plantas devem ser transplantadas para recipientes maiores feitos de turfa ou substâncias solúveis no solo.

Solo tratado e desinfetado

Quando surgirem três folhas, a planta deve ser fertilizada com uma solução de ureia, superfosfato e sal de potássio. Após a fertilização, regue as pimentas. Fertilize novamente após a formação da quarta folha.

As pimentas adoram luz, então, após o surgimento da segunda folha, elas devem receber 12 horas de luz solar direta. Fontes de luz artificial também podem ser usadas para esse fim.

Durante o desenvolvimento dos brotos, é necessário adicionar terra aos recipientes duas vezes para evitar que o vegetal morra sem nutrientes. A rega da plantação deve ser feita conforme a necessidade, mas não deixe que a planta fique encharcada.

A maneira correta de plantar pimentas em solo desprotegido é fazê-lo após o surgimento dos botões (aproximadamente 50 dias após a semeadura). Se a planta crescer demais para o solo, poderá perder sua imunidade.

Vídeo: Plantando mudas de pimenta em campo aberto

A premiada jardineira Luiza Nilovna Klimtseva explica como escolher o momento certo para transplantar mudas de pimentão para uma estufa e quais fertilizantes usar.

Cuidado

Para alcançar os resultados esperados, é necessário cuidar adequadamente das pimentas plantadas, dependendo das condições de cultivo.

Em estufas, o solo deve ser afofado regularmente até uma profundidade de 5 centímetros. Isso deve ser feito com cuidado, entre as mudas, para evitar danos às raízes. Além disso, em cultivos protegidos, o solo deve ser fertilizado com turfa.

Procedimento para regar mudas de pimenta

Os vegetais precisam ser regados com frequência para evitar que sequem. À medida que as plantas crescem, devem ser amarradas a suportes, fixando cinco caules por planta e removendo os brotos laterais. Para garantir uma frutificação abundante, remova as primeiras flores imediatamente, deixando duas folhas por vegetal maduro.

Para polinizar, agite as pimentas, tocando-as no arame de sustentação. Os primeiros frutos podem ser esperados 10 semanas após o plantio. A colheita deve ser feita no máximo uma vez por semana.

O plantio em campo aberto também exige cuidados adequados às mudas, mas possui suas especificidades.

Os pés de pimenta são amarrados à medida que crescem e conduzidos em três hastes. As plantas são regadas semanalmente, na proporção de um balde de água por metro quadrado.

A fertilização pode ser realizada até 5 vezes, com intervalos de algumas semanas. Os frutos são colhidos sem coloração.

Os pimentões são presença constante em muitas mesas. São consumidos crus, em saladas e também são ingrediente de diversos pratos. Qualquer pessoa pode cultivá-los; o principal é seguir as recomendações de jardineiros e agrônomos experientes.

Vídeo: Cultivo e cuidados com pimentões em estufa e campo aberto

O autor do vídeo compartilha sua própria tecnologia para o cultivo de pimentões em estufas e em campo aberto.

 

Pera

Uva

Framboesa