O que fazer se as flores da pimenta caírem?

Os pimentões são uma das hortaliças mais comuns e frequentemente plantadas. No entanto, cultivá-los nem sempre é fácil e sem problemas. São plantas caprichosas e que adoram calor. Com a menor mudança nas condições de cultivo, param de florescer ou começam a perder flores e ovários. Essa situação leva à perda da colheita e, portanto, a questão de por que as flores dos pimentões caem e o que fazer a respeito é sempre urgente. Primeiro, é preciso determinar a causa, e pode haver muitas.

A influência da temperatura e da umidade

As pimentas são muito sensíveis à temperatura e à umidade, principalmente quando cultivadas em estufa. Nesse caso, o produtor terá que se esforçar bastante para agradar as plantas e não perder a colheita. E manter as pimentas em condições ideais de temperatura não é tarefa fácil, já que tanto as temperaturas altas quanto as baixas são igualmente prejudiciais.Pimenta vermelha California Wonder

Durante o crescimento das pimentas, a temperatura ideal é considerada entre 20 e 22 °C. Se a temperatura subir, as plantas ficarão alongadas e fracas, e se cair, as mudas jovens pararão de se desenvolver. Após o transplante para um canteiro ou estufa, a temperatura ideal para o desenvolvimento ativo das pimentas é de 25 a 26 °C, e quaisquer flutuações nessa temperatura terão efeitos adversos.

Com uma queda de temperatura, assim como com um aumento de apenas 5°C, as flores começam a cair e as que restam não se desenvolvem. Os arbustos maduros são mais resistentes e, se os frutos já estiverem formados, podem amadurecer a 15-16°C. No entanto, quando a temperatura cai para 13°C, o sistema radicular para de absorver nutrientes e as plantas começam a morrer por razões biológicas.

As mudas devem ser plantadas ao ar livre somente no final de junho, quando o clima estiver consistentemente quente. No entanto, mesmo isso não garante que as mudas prosperarão, pois as temperaturas caem à noite. A opção ideal para pimentas é cultivá-las em estufa, mas isso só será bem-sucedido se as condições ideais de temperatura e umidade forem mantidas.Cultivo de pimentões em estufa

Os pimentões também são sensíveis às mudanças na umidade do ar. O ideal é que ela fique entre 60% e 70%. Em condições de estufa, a ventilação regular e a medição adequada da umidade ajudarão a mantê-la. Se o nível de umidade estiver baixo (o ambiente estiver muito quente e seco), é necessário colocar recipientes com água ou borrifar água no chão e nas plantas.

Vídeo "Crescendo"

Este vídeo vai te mostrar como cultivar pimentas.

A influência dos fertilizantes

A falta ou, inversamente, o excesso de fertilizante no solo também podem impedir que as pimentas floresçam ou deixem cair seus frutos. A adubação excessiva é muito mais comum. Muitos jardineiros alimentam regularmente suas plantas com diversos fertilizantes na esperança de uma colheita abundante. Isso funciona parcialmente — um único ramo pode produzir várias dezenas de flores, mas é evidente que a planta não consegue sustentar tantas. A planta percebe isso e começa a deixar cair o excesso de flores. O que pode ser feito nesse caso? Simplesmente suspender a adubação por um período de 2 a 3 semanas.Fertilizante orgânico para pimentões - húmus

Outro motivo para a queda das flores e folhas da pimenta: você adubou as plantas regularmente com húmus (esterco curtido, composto) e fertilizantes nitrogenados durante a fase inicial de crescimento. Esses fertilizantes são realmente necessários no início do ciclo de crescimento, mas como as misturas nitrogenadas têm um período de ação relativamente longo, as plantas continuam absorvendo nitrogênio mesmo durante a floração, quando a necessidade desse nutriente já passou. Como resultado, a planta desenvolve folhagem abundantemente, mas não apresenta sinais de frutificação.

A influência de insetos e doenças nocivas

A situação em que um arbusto não floresce ou o ovário se desprende devido a danos causados ​​por insetos é bastante rara, mas acontece. As folhas estão completamente cobertas de moscas-brancas.Normalmente, essas mudanças começam a ocorrer nas pimentas quando as plantas estão gravemente doentes ou danificadas.

Uma das pragas mais prejudiciais aos pimentões é o ácaro-aranha. Ele pode aparecer tanto em pimentões cultivados em hortas quanto em estufas. A presença da praga pode ser detectada pela fina teia que cobre a planta.

A praga se alimenta da seiva da planta, levando-a ao esgotamento. A planta enfraquecida, naturalmente, perde a capacidade de produzir frutos e suas flores caem.

Pimentões cultivados em estufa podem ser danificados por moscas-brancas. Esses insetos são pequenos, semelhantes a mariposas, com finas asas brancas. Não são as moscas-brancas em si que são prejudiciais aos pimentões, mas sim suas secreções, que levam ao crescimento de fungos e danos às folhas. Em campo aberto, os pimentões podem ser danificados por grilos-toupeira, formigas, nematoides e até mesmo pelo besouro-da-batata-do-colorado. A maioria dessas pragas, que vivem no solo, rói as raízes dos pimentões, causando a morte lenta das plantas, sendo o primeiro sinal de morte a queda das flores e dos ovários.Agente químico Fitoverm

Qualquer doença fúngica pode causar a perda de flores, especialmente a requeima, a podridão, a murcha de verticillium (murcha da planta) e a mancha bacteriana. Essas doenças inicialmente danificam as folhas e depois a planta inteira, mas o primeiro sinal de problema é a perda dos ovários e das flores. Como combater doenças e insetos? Primeiramente, limpe o solo, pois as larvas das pragas e os esporos dos fungos proliferam nele. Durante o desenvolvimento da doença, podem ser utilizados tratamentos biológicos (Fitosporina, Fitoverm).

Outros motivos

Se todos os fatores acima que levam à perda de flores e ovários tiverem sido eliminados, mas o problema persistir, a causa pode ser a seguinte:

  • O não cumprimento do regime de iluminação - as horas de luz solar para as pimentas devem ser de 12 horas; desvios desse parâmetro em mais de 1 hora podem levar à queda das flores;
  • A pimenta é bastante exigente quanto à composição e qualidade do solo - em solos pesados, mesmo bem fertilizados, ela se desenvolve mal e a absorção de nutrientes fica mais lenta, o que também causa problemas;
  • Muitas flores – de 30 a 100 flores podem aparecer em um arbusto, mas não mais do que 10 se transformam em frutos, e todas as outras simplesmente caem – isso é normal;
  • Recomenda-se colher os primeiros botões do arbusto - essa medida permite que a planta fique mais forte e, consequentemente, produza mais flores e ovários;
  • Falta de polinização - as flores que não foram polinizadas caem (isso também é normal), mas se todas as flores não forem polinizadas, esse procedimento deverá ser realizado manualmente.

Pimentas são frequentemente cultivadas em vasos dentro de casa. Se você já proporcionou um microclima adequado e os cuidados necessários, mas as flores continuam caindo, tente replantar a planta em um vaso maior. Às vezes, a planta simplesmente não tem espaço suficiente para se desenvolver completamente.

Vídeo "Doenças e Pragas"

Este vídeo vai te contar tudo sobre as doenças e pragas da pimenta.

Pera

Uva

Framboesa