Plantio e cultivo de pimentas em campo aberto.

É fato conhecido que o cultivo de pimentas ao ar livre não é possível em todas as regiões. Essa bela pimenta requer um clima adequado. Mas se você tiver um, precisa conhecer bem todas as complexidades associadas ao plantio e aos cuidados subsequentes, e é isso que discutiremos.

Preparo do solo

As pimentas prosperam em condições confortáveis, então encontre um local ensolarado e protegido do vento. Se você não tem um cantinho tranquilo no seu jardim, crie um. Você pode plantar espécies que sirvam de proteção ou simplesmente construir uma cerca.Pimentão doce em um galho

Antes de plantar pimentões ao ar livre, familiarize-se com os princípios básicos da rotação de culturas. Não é surpresa que toda cultura tenha antecessoras bem-sucedidas e malsucedidas. Os pimentões se beneficiarão de solos que foram cultivados anteriormente com:

  • abóbora;
  • pepinos;
  • repolho;
  • leguminosas;
  • Legumes de raiz para consumo in natura.

No entanto, após o cultivo de tomates, berinjelas e batatas, deve-se esperar pelo menos três anos. As doenças dessas culturas são transmitidas pelo solo e podem ser devastadoras para os pimentões.

Existem dois requisitos básicos para o solo: ele precisa ser fértil e reter bem a umidade. Somente em um solo assim é possível cultivar vegetais saborosos e bonitos. Ah, e mais uma coisa: evite áreas onde esterco fresco foi aplicado como fertilizante. O excesso de nitrogênio não beneficia os pimentões; na verdade, prejudica a produção.

A preparação dos canteiros começa no outono com a remoção cuidadosa dos restos de plantas e uma escavação profunda e minuciosa. É útil enriquecer o solo com uma mistura de superfosfato, cinzas e húmus.

A próxima visita ao local será realizada na primavera. Agora é hora das seguintes ações:

  • afrouxando o solo;
  • fertilização com fertilizantes que contenham fósforo, nitrogênio e potássio;Fertilizante mineral nitrogenado
  • Escavação leve;
  • nivelamento do solo.

Bom, é só isso. Chegou a hora de plantar as pimentas.

Vídeo "Aterrissagem"

Este vídeo mostrará como plantar corretamente mudas de pimenta em campo aberto.

Como plantar mudas corretamente

Não existe uma data exata para o plantio de mudas de pimentão. É preciso esperar até que a última geada tenha passado, e isso depende das condições climáticas. Por exemplo, na Ucrânia, o plantio começa já em abril, enquanto em regiões mais frias, o ideal é esperar até meados de maio. A experiência mostra que é melhor esperar um pouco mais do que ter pressa.

Segundo especialistas em cultivo de hortaliças, pimentões cultivados ao ar livre na Rússia central devem ser aclimatados antes do plantio. Caso contrário, a mudança repentina de ambiente causará estresse significativo à planta. A aclimatação deve começar algumas semanas antes do plantio das mudas. Veja como:

  • reduza gradualmente a temperatura na sala onde se encontram as mudas durante o dia;
  • Então fazemos isso à noite;
  • elevamos a temperatura para +17-18 graus;
  • reduzir a rega das mudas;
  • Aumentamos a iluminação;
  • Uma semana antes do plantio, pulverize as mudas com sulfato de cobre.Plantando mudas de pimentão no solo.

Imediatamente antes do plantio, as mudas precisam ser regadas abundantemente. Isso garantirá que as pimentas criem raízes com segurança, cresçam bem e preservem a primeira colheita.

A época de plantio depende do clima. Em dias quentes, o ideal é transplantar as pimentas para o exterior à noite ou pela manhã, em dias nublados. Os buracos devem ser um pouco mais profundos do que os recipientes onde as mudas estavam. Adicione de 1 a 2 litros de água morna em cada buraco. Não é necessário ferver a água; basta deixar o recipiente ao sol.

As mudas devem ser posicionadas verticalmente na cova, apoiadas por uma estaca de meio metro (ou até mais alta) colocada nas proximidades. O solo ao redor das mudas deve, obviamente, ser compactado. O toque final é a cobertura com composto orgânico.

Como regar pimentões corretamente

Cuidar de pimentas ao ar livre é, sem dúvida, uma ciência em si, e a rega é um dos seus aspectos mais importantes. A dificuldade reside no fato de que as pimentas são igualmente prejudicadas tanto pela falta de água quanto pela água parada. O trabalho do jardineiro é garantir a umidade adequada do solo e evitar que essa umidade se transforme em poças.

Inicialmente, as mudas se beneficiarão da rega pelas raízes a cada 2-3 dias e diariamente em clima quente. Nesta fase, cada planta necessita de 1-2 litros de água, mas após uma semana, reduza a quantidade.

A pimenta sinaliza a falta de água de forma muito eloquente:

  • cresce lentamente;
  • perde flores e ovários;
  • Seus frutos não são apenas pequenos, mas também propensos a deformações;
  • Os frutos podem apresentar sinais de podridão apical.O processo de regar com um regador

O excesso de água pode causar doenças fúngicas, especialmente se o verão for frio e úmido. Portanto, a resposta para a pergunta de como regar corretamente essa cultura é: com muita cautela, monitorando constantemente a condição das plantas. Em dias chuvosos e nublados, é melhor não regar. Em dias quentes, monitore a condição do solo e a saúde das plantas. A irrigação por aspersão produz bons resultados.

Quando afofar o solo

Já falamos sobre o quanto as pimentas prosperam em condições ideais: plantá-las e cuidar delas ao ar livre exige a criação de condições favoráveis. Uma delas é o solo bem afofado. Manter o solo em boas condições é essencial para:

  • Promover o rápido crescimento das pimentas;
  • Garantir o fluxo de ar para as raízes da planta;
  • Ativar a atividade vital de microrganismos benéficos;
  • Remova as ervas daninhas em tempo hábil.Soltar a terra e remover as ervas daninhas.

A única fase no desenvolvimento da pimenta em que o afofamento do solo é absolutamente necessário é nas duas primeiras semanas após o plantio. Durante esse período, as raízes estão se fortalecendo, e é melhor não interferir nesse processo.

O afrouxamento inicial será bastante superficial, não ultrapassando 10 cm de profundidade. No entanto, se o solo for pesado e tiver formado uma crosta, um afrouxamento mais profundo é possível e necessário. Afinal, o solo precisa ser bem aquecido e aerado.

O afofamento subsequente deve ser feito após cada chuva e rega. O solo deve ser afofado quando não estiver mais úmido, mas ainda não estiver endurecido.

Alimentação

Ao preparar o cultivo de pimentas ao ar livre, comece a fertilizá-las enquanto ainda são mudas. As mudas se beneficiam de uma infusão de urtiga. É muito fácil de preparar: 1 parte de urtiga para 10 partes de água, deixe em infusão por dois dias.

Os pimentões precisam de pelo menos três adubações durante a temporada. A primeira deve ser feita duas semanas após o plantio. Uma solução de verbasco (1 x 5%) ou excrementos de pássaros (1 x 20%) é ideal para isso.Esterco de vaca como fertilizante em um barril

Uma planta com flores se beneficia muito de uma mistura de ervas. Você vai precisar de:

  • urtiga;
  • banana-da-terra;
  • dente-de-leão;
  • tussilagem;
  • tatuzinho-de-jardim.

A grama deve ser picada, misturada com um balde de verbasco e 10 colheres de sopa de cinzas, diluída em um barril de 100 litros de água e deixada em infusão por 10 dias. Despeje 1 litro do "coquetel" sob cada arbusto.

Uma mistura de 250 g de nitrofóska e 5 litros de verbasco para cada 100 litros de água favorecerá o rápido crescimento das pimentas. Após a infusão da solução por uma semana, regue a planta com 1,5 a 2 litros de água.

Em algumas semanas, uma nova infusão estará pronta: 1 balde de verbasco, meio balde de esterco de pássaros e 1 xícara de ureia. Tudo isso calculado para um barril de 100 litros de água. Em uma semana, o fertilizante estará pronto. Você precisará de 5 a 6 litros por metro quadrado.Pimentões afetados pela requeima.

Pepper deixa bem claro o que exatamente lhe falta:

  • Deficiência de potássio – bordas das folhas se enrolam;
  • Falta de fósforo – tonalidade roxa na parte inferior das folhas;
  • Deficiência de nitrogênio - o mesmo lado das folhas fica cinza.

Portanto, observe as plantas e ajuste a adubação de acordo com suas necessidades, alternando fertilizantes orgânicos e minerais.

Como proteger pimentões da geada

Jardineiros da Rússia central e mais ao norte frequentemente perguntam o que fazer se a geada retornar. Essa é uma questão urgente, já que pimentões não são plantas que toleram facilmente ondas de frio repentinas. Aliás, é uma boa ideia tomar medidas para prevenir ondas de frio repentinas, no mínimo, verificando regularmente a previsão do tempo.

As pimentas são originárias do sul e reagem de forma muito sensível ao frio. Sua imunidade fica significativamente enfraquecida, tornando a planta suscetível a diversos tipos de doenças. É uma boa ideia aclimatar as mudas; isso as ajudará a lidar com todos os tipos de estresse climático. Cultivá-las em solo fértil é uma grande vantagem. Mas a proteção contra geadas é essencial em qualquer caso.

Os seguintes métodos de proteção têm sido praticados há muito tempo, e com bastante sucesso:

  • fumar;
  • aspersão e irrigação;
  • ocultação.Cobrir os pimentões como medida preventiva.

A defumação é um método bastante trabalhoso e só é utilizada em clima ameno, antes que a temperatura caia abaixo de -4°C (32°F). Pilhas de fumaça (1m x 1,5m) são colocadas por toda a área. A camada inferior é composta de lenha e galhos, a camada superior de palha e folhas, e a camada superior é coberta com terra. Essas pilhas (e, consequentemente, novas pilhas) precisarão ser queimadas todas as noites até que o clima esquente.

O objetivo da aspersão é formar uma fina camada de gelo sobre as plantas, que serve como proteção. Basta borrifar água no canteiro.

Construir um abrigo envolve improvisar tendas protetoras com o que estiver à mão. Caixas, trapos, madeira compensada e outros objetos domésticos descartados servem para isso. Essas "casas" devem ser desmontadas pela manhã. E se a onda de frio for intensa e prolongada, a única solução é um abrigo de plástico.

Características do cultivo de pimentões

Jardineiros concordam que os pimentões valem o esforço. Cultivados com cuidado, eles embelezam a mesa e oferecem um tesouro de vitaminas e minerais, adicionando um sabor incrível a muitos pratos. E cultivá-los não é tão difícil. Basta conhecer alguns truques e uma colheita farta é garantida.

As sementes de pimentão têm uma peculiaridade: são bastante difíceis de germinar. Um jardineiro pode ajudar da seguinte forma: não as cubra com muita terra, cubra-as com filme plástico e coloque-as em um local aquecido. Borrife água na terra até que os brotos apareçam.

Existem ainda outros segredos para se obter uma boa colheita:

  • Os pimentões precisam ser regados de lado, mas isso não deve ser feito em clima quente;
  • Plantas que gostam de luz se beneficiarão da poda de ramos longos durante a estação de crescimento;
  • A poda deve ser feita a cada 10 dias;
  • Durante o período de floração, é útil atrair insetos polinizadores pulverizando as plantas com uma solução de açúcar e ácido bórico;
  • Após amontoar e cobrir o solo com cobertura morta, é melhor amarrar os arbustos.

Além disso, paciência, amor e cuidado são necessários para todas as plantas.

Controle de pragas

Ao aprendermos a cuidar de uma nova planta, inevitavelmente aprendemos a lidar com as pragas. Como não aprenderíamos? Afinal, são elas que podem arruinar todos os nossos esforços!Colônia de pulgões nas folhas

Aqui estão algumas das que são particularmente ameaçadoras para a pimenta:

  • pulgão;
  • ácaro-aranha;
  • mosca-branca-da-estufa;
  • vermes-arame;
  • Besouro do Colorado;
  • grilo-toupeira;
  • lesmas.

Um método universal para controlar todas as pragas é polvilhar com cinzas de madeira. Se feito três vezes por estação, os ataques de insetos serão significativamente reduzidos.

Você pode se livrar dos pulgões pulverizando-os com infusões de ervas: milefólio, tansy e absinto são adequadas.

Os ácaros afetam principalmente as plantas de estufa. A principal arma contra eles é a desinfecção sistemática das instalações. Isso também se aplica às moscas-brancas de estufa.Ácaros nas folhas

Para evitar larvas de besouro-arame, evite plantar pimentões após gramíneas perenes. Cave o solo com cuidado, removendo as larvas. Atraia-as com pedaços de vegetais.

O cuidado e a inspeção minuciosos das plantas ajudarão a identificar ameaças precocemente. Rega regular, afofamento do solo, iluminação adequada e ventilação ajudarão a prevenir muitas delas.

Vídeo "Métodos de Controle de Pragas"

Este vídeo mostrará como controlar eficazmente as pragas da pimenta.

Pera

Uva

Framboesa