O que fazer se aparecerem buracos nas folhas de pimenta?
Contente
A natureza dos buracos nas pimentas
Pimentões são vegetais suscetíveis a diversas doenças. Sinais de enfermidade são frequentemente visíveis nas folhas. Se você notar pequenos furos em partes da planta, saiba que eles não são causados por doenças.
Então, por que aparecem os buracos? A aparência de "peneira" nas folhas da pimenta é causada pelo ataque de pragas, que basicamente se alimentam do órgão. Os insetos raramente atacam o vegetal, preferindo outras plantas. Mas algumas pragas são perigosas para a cultura.
Vídeo "Fatos Interessantes Sobre a Pimenta"
Informações detalhadas sobre a pimenta são fornecidas no vídeo.
Afídeo
Os pulgões são uma praga perigosa para os pimentões. Esses insetos vivem em colônias, ou seja, se instalam em massa na planta. As pragas se alimentam de todas as partes da planta: frutos, folhas e caules. Se aparecerem buracos nas folhas, a primeira coisa a fazer é inspecionar a parte inferior dessas partes. É ali que os pulgões costumam se alojar.
Os pulgões se reproduzem muito rapidamente, o que dificulta seu controle em uma estufa. Para eliminar completamente esses insetos, também é necessário combater as formigas, já que essas pragas vivem nas proximidades. Então, o que exatamente você deve fazer para se livrar deles de vez?
Existem diversas maneiras de controlar os pulgões:
- O controle químico envolve o uso de pesticidas. Essas substâncias ajudam a eliminar as pragas rapidamente. No entanto, a aplicação das soluções nas plantações deve ser feita com cuidado, principalmente durante a floração, para evitar danos aos polinizadores. Os frutos que foram expostos à solução só podem ser consumidos após um mês. Evite aplicar a solução perto de outras plantas que são consumidas cruas.
- Os tratamentos biológicos são baseados em ingredientes naturais. São prejudiciais apenas aos pulgões e não representam perigo para os humanos. No entanto, os tratamentos biológicos têm efeito de curta duração, sendo necessário reaplicar o produto a cada duas semanas.
- Uma receita popular afirma que os pulgões nas folhas de pimenta podem ser controlados usando substâncias preparadas em casa:
- Prepare uma infusão de cinzas com sabão usando uma xícara de cinzas e um balde de água. Deixe a mistura repousar por pelo menos 24 horas. Adicione uma xícara de sabão líquido à solução resultante; após a pulverização, o sabão formará uma película sobre o corpo da praga. Isso matará os pulgões, pois eles não possuem sistema respiratório e respiram pelo corpo. Após matar os insetos, pulverize abundantemente as pimentas na estufa com água.
- A tintura de absinto, que neutraliza insetos com seu aroma, pode ser preparada mergulhando a erva em um balde de água e deixando a mistura em repouso por 24 horas.
- Solução de casca de cebola: despeje um copo de cascas de cebola em um litro de água fervente e deixe de molho por meio dia.
- Pulverizar uma solução de agulhas de pinheiro com essa solução fará com que os pulgões abandonem a planta, pensando que ela se transformou em um abeto. Para preparar essa solução enganosa, encha um recipiente até um terço com agulhas de pinheiro e complete com água. Ferva por uma hora e deixe em infusão por 24 horas.
Lesmas
As lesmas comem absolutamente tudo. O ambiente ideal para esses parasitas é umidade e calor. Portanto, se o clima na sua estufa for exatamente assim, é provável que sejam as lesmas que estão fazendo os buracos nas folhas dos seus pimentões. O parasita também se alimenta ativamente dos frutos.
Controlar esses parasitas é um desafio, pois eles geralmente se alimentam à noite. As lesmas são difíceis de serem vistas durante o dia. O método mais eficaz, e consequentemente mais popular, para controlar pragas em uma estufa é a coleta manual. Para isso, basta colocar uma tábua de madeira ao lado dos canteiros de pimenta e levantá-la depois de um tempo. As lesmas se acomodarão confortavelmente do outro lado, facilitando a coleta.
Existem outros métodos para prevenir e controlar lesmas:
- Prevenir o surgimento e a disseminação de ervas daninhas da pimenta na estufa;
- Abra as janelas da estufa com mais frequência para ventilar o solo e evitar regá-lo em excesso;
- Polinize as pimentas com uma mistura de pó de tabaco e cal;
- Se você colocar placas de madeira compensada ou tábuas perto do canteiro de pimenta, elas servirão de isca. As lesmas coletadas dessa forma devem ser colocadas em uma solução de sal ou sabão para matá-las;
- Cubra a pimenta com agulhas de pinheiro, areia ou mostarda em pó;
- Você pode se proteger das lesmas usando calhas de plástico cheias de água. Os parasitas não conseguem atravessá-las;
- É possível derrotar lesmas tratando-as com uma solução de cafeína, que destrói o sistema nervoso dessas pragas;
- Você também pode espalhar cascas trituradas, cascas de ovos trituradas ou pedrinhas entre as fileiras de pimentões;
- Se você colocar um material especial, granular e absorvente de umidade entre os canteiros, as lesmas que pousarem sobre ele secarão e não conseguirão se mover;
- As lesmas são gastrópodes que servem de alimento para sapos e lagartos, portanto podem ser eliminadas sem matar esses animais.
- Uma armadilha para parasitas pode ser feita enterrando um recipiente com cerveja no chão, de forma que, uma vez que uma lesma entre nele, não consiga escapar.
Besouro do Colorado
O besouro-da-batata-do-colorado geralmente se alimenta de batatas, mas, se elas não crescem na sua estufa, os pimentões também podem ser um alvo. A aparência de "peneira" nas folhas do pimentão é causada tanto pelos adultos quanto pelas larvas, que se alimentam ativamente delas.
A maneira mais eficaz de combater as pragas é catando os besouros manualmente, diretamente das plantas. Se houver larvas nas folhas, elas também devem ser removidas. A praga não gosta do aroma do feijão-vagem. Portanto, se você plantar feijão e pimentão próximos um do outro, pode esquecer o besouro-da-batata-do-colorado. Para prevenir o aparecimento do besouro-da-batata-do-colorado, que se alimenta das folhas da hortaliça, pulverize a plantação com uma solução de celidônia. Se a infestação for severa, o ideal é usar um inseticida, como o "Prestige".
Existem diversas outras maneiras de eliminar a praga:
- Assim como no combate aos besouros comedores de batata, você pode coletar besouros do Colorado manualmente e depois queimá-los;
- Você pode plantar feijões-de-arbusto "aromáticos" perto das plantas;
- Armadilhas feitas com folhas de tomate, berinjela e batata são muito eficazes contra besouros que comem folhas de pimentão.
O vegetal tem muitos outros inimigos que comem suas folhas. Caso você os encontre, eles podem ser facilmente controlados com inseticidas.
Seguindo as técnicas adequadas de cultivo de pimentas e os conselhos e recomendações de jardineiros experientes, você pode proteger o vegetal de pragas e colher seus frutos por muitos anos.
Vídeo "Doenças dos Pimentões"
Neste vídeo, jardineiros explicam como prevenir doenças e infestações de pragas em pimentões.







