Como tratar eficazmente um pessegueiro contra pulgões

A presença de pulgões em pessegueiros não é incomum. Eles são a praga mais frequente, formando grandes colônias. Os pulgões podem ser grandes, cor de pêssego, pretos, verdes ou vermelhos. Neste artigo, vamos analisar as causas do aparecimento dessa praga e discutir como controlá-la eficazmente.

Causa e sinais de aparecimento

A detecção precoce de pulgões ajudará a proteger as árvores desse inseto destrutivo e a produzir uma boa colheita de frutos aromáticos e suculentos.

esquema de processamento de pessegueiros

Para detectar pragas precocemente, é necessário inspecionar cuidadosamente toda a árvore, desde os caules até as folhas. Os pulgões pretos são fáceis de identificar, pois formam grandes enxames. Se você notar manchas pretas na parte inferior dos caules e folhas, está lidando com pulgões. Os botões florais geralmente ficam cobertos de melada, a secreção dos pulgões. Outros sinais de infestação por pulgões incluem folhas amareladas, enroladas e manchadas, com pequenos besouros-pulga marrons e verdes facilmente visíveis em seu interior. Pontas mortas e secas indicam infestação por pulgões no pessegueiro.

Após um ataque de pulgões, a produção do pessegueiro diminui e ele se torna mais suscetível à geada. Uma vez identificada a praga, ela deve ser eliminada. Existem muitas maneiras diferentes de controlar essa praga. Então, vamos descobrir como lidar com pulgões em pessegueiros.

Qual método de processamento devo escolher?

Tecnologia agrícola

Jardineiros costumam desaconselhar o uso de produtos químicos e, em vez disso, sugerir práticas agrícolas mais acessíveis. Portanto, primeiro, remova todas as ervas daninhas e quaisquer raízes expostas. Em seguida, raspe a casca velha do tronco e dos galhos. Conecte uma mangueira e use um jato de água para remover os pulgões da folhagem até que a coloração avermelhada desapareça. Plantar ervas ao redor do pessegueiro ou da nectarineira é uma excelente solução.

Jardineiros desaconselham o uso imediato de produtos químicos.

Métodos mecânicos podem ser usados ​​se o pessegueiro for pequeno. Nesse caso, você pode remover os pulgões com uma vassoura ou escova, arrancar as folhas afetadas e queimá-las. Tenha cuidado para queimar as folhas fora da horta. No outono, você pode espalhar cinzas ao redor do tronco e despejar água fervente sobre elas. As cinzas, quando misturadas com a água, deixam as raízes amargas, o que repele a praga. A água fervente também mata as larvas. Na próxima estação, plante endro e hortelã por perto para impedir que a praga se prolifere nos pessegueiros.

Produtos químicos

Se você optar por usar produtos químicos mais agressivos para controlar os pulgões em seu pessegueiro, lembre-se de que as propriedades tóxicas permanecem por 20 dias, portanto, não trate os frutos perto da época da colheita. O controle da praga deve começar no início da primavera, antes do surgimento das folhas, ou logo após a floração. Pulverize a árvore com inseticidas. Esses produtos paralisam os pulgões, matando-os em até três dias. Jardineiros consideram Aktara, DNOC, Confidor e Karbofos os mais eficazes. Se o tratamento for bem-sucedido, os resultados serão visíveis em uma semana.

As propriedades tóxicas permanecem por 20 dias.

Métodos tradicionais

É possível controlar os pulgões com remédios caseiros em qualquer fase do desenvolvimento da cultura do pêssego. As receitas mais eficazes incluem:

  • Infusão de casca de cebola. Ferva as cascas em água por 20 minutos, tampe e deixe em infusão por 5 dias. Em seguida, coe, adicione sabão em pó, coloque em um borrifador e pulverize a planta. Não é recomendado diluir a infusão com água.
  • Infusão de alho. Amasse uma xícara de alho e adicione 1 litro de água fria. Deixe em infusão por 24 horas. Em seguida, adicione 100 g de sabão em pó, dilua com água e use.
  • Mistura de especiarias. Misture partes iguais de canela, pimenta vermelha e preta, mostarda, sal, bicarbonato de sódio e cinzas de madeira. Dissolva 200 g de sabão em água morna, adicione a mistura seca e, em seguida, 9 litros de água. Pulverize duas vezes, com uma semana de intervalo.
  • Tintura de tabaco. Dissolva 200 g de tabaco em pó em 10 litros de água, deixe em infusão por 3 dias e misture com água e sabão.

Tintura de tabaco para processamento

Como e quando processar

Para proteger os pessegueiros dos pulgões, a árvore é tratada diversas vezes ao ano. As medidas preventivas não se restringem ao inverno. Quaisquer pragas que sobrevivam ao inverno devem ser eliminadas antes do início da brotação. O início da brotação também é um período importante para o controle abrangente de doenças e pragas. Os pessegueiros também são pulverizados com fungicidas durante e após a floração. Os pulgões são difíceis de controlar, por isso é melhor prevenir sua proliferação. No verão, o tratamento é recomendado apenas quando necessário.

Ao usar produtos químicos, tenha cuidado para evitar queimar a árvore e os insetos. Árvores jovens podem ser particularmente sensíveis a alguns produtos químicos, portanto, experimente pulverizar a solução escolhida em um único galho. Aguarde 24 horas; se a aparência do galho não mudar, você poderá aplicar o tratamento em toda a árvore.

Se os pulgões já apareceram em seu pessegueiro e você está em dúvida sobre qual tratamento usar, considere primeiro métodos alternativos que causem o mínimo de danos à árvore. Use produtos químicos somente quando for absolutamente necessário.

A árvore recebe tratamento várias vezes ao ano.

Prevenção eficaz

Para evitar ter que procurar maneiras de se livrar dos pulgões, o melhor é realizar tratamentos preventivos regulares. Existe um cronograma específico de tratamentos preventivos que, se seguido, protegerá sua plantação de pêssegos contra pragas e preservará sua colheita.

Após a queda de todas as folhas da árvore, a planta deve ser pulverizada com calda bordalesa. Imediatamente antes da floração, é recomendável pulverizar com Tizol e, após a floração, novamente com calda bordalesa. Além disso, certifique-se de sempre ter Actofit em seu kit de primeiros socorros. Ele pode ser usado com sabão de lavar roupa como primeiro socorro contra ataques de pulgões.

Vídeo: Como tratar a lepra do pessegueiro

Este vídeo mostrará como tratar a doença da folha enrolada em pessegueiros.

Pera

Uva

Framboesa