Como armazenar pêssegos corretamente em casa
Contente
Como amadurecer pêssegos
Geralmente, é possível determinar o ponto de maturação de um pêssego pela sua aparência. Em primeiro lugar, a fruta deve ter uma cor intensa, exalar um aroma forte e ser macia ao toque.
Mas e se a fruta não estiver madura o suficiente? É possível amadurecê-la depois de colhida? A resposta é simples: claro que sim. Existem várias maneiras de fazer isso:
- Você vai precisar de um saco de papel. Coloque as frutas verdes dentro dele, adicionando algumas bananas ou maçãs primeiro. Esse truque vai acelerar o processo de amadurecimento. Guarde o saco com as frutas em um local seco e aquecido por 24 horas.
- Para o segundo método, você precisará de guardanapos de linho ou algodão. Coloque os pêssegos sobre um deles, com os talos para baixo, mas sem que se toquem. Em seguida, cubra-os com outro guardanapo. Mantenha os pêssegos cobertos por dois a três dias, após os quais podem ser refrigerados.
Métodos básicos de armazenamento
Os pêssegos têm uma característica desagradável: um prazo de validade curto. Conhecer alguns segredos sobre como armazenar pêssegos em casa permitirá que você desfrute do sabor deles por muito tempo.
As frutas também podem ser armazenadas à temperatura ambiente, mas, nesse caso, permanecerão frescas apenas por alguns dias.
Se você for armazenar grandes quantidades de frutas, embrulhe cada uma em tecido natural e disponha-as em fileiras soltas dentro de caixas próprias para isso. Em seguida, guarde as caixas em um local fresco. Quanto mais baixa a temperatura, mais tempo os pêssegos permanecerão suculentos e saborosos.
A temperatura ideal para armazenar essas frutas é de 0 a +5 °C, o que significa que todas as qualidades de sabor podem ser preservadas apenas colocando os pêssegos na geladeira ou no congelador.
A vida útil das frutas armazenadas na geladeira pode ser significativamente prolongada, mas existem alguns truques que você precisa saber. Primeiro, frutas maduras não devem ser armazenadas perto de outras frutas. Segundo, elas devem ser colocadas em um saco de linho ou de papel.
Você pode congelar pêssegos inteiros ou em fatias. Para isso, é preciso saber como congelar pêssegos para o inverno, de forma que conservem o sabor por vários meses. Para isso, você precisa de:
- Selecione apenas frutas maduras e inteiras, e as amassadas podem ser usadas para fazer geleia de pêssego;
- Lave-as bem em água corrente, mas não retire as estacas;
- seco;
- Coloque na geladeira por 24 horas;
- Após 24 horas, coloque-os em um recipiente hermético (recipientes de cozinha servem) e leve ao congelador.
Os pêssegos também podem ser congelados para fazer geleia. Para isso, descasque a fruta e retire os caroços. Em seguida, triture-a em um liquidificador ou moedor de carne. Se desejar, adicione uma pequena quantidade de açúcar. Transfira para um frasco ou outro recipiente e congele. A mistura congelada pode ser adicionada a chás ou bebidas quentes, produtos assados ou usada como base para molhos e coberturas doces.
Existem também métodos mais incomuns para armazenar nectarinas, como guardá-las na areia. O processo é o seguinte: cada fruta é embrulhada em papel ou papel manteiga e colocada em caixas fundas, com no máximo quatro fileiras de profundidade. O espaço entre as caixas é então preenchido com areia de rio limpa e seca. A caixa com as frutas é então guardada em uma adega ou despensa. Armazenadas dessa forma, as frutas não estragam por vários meses.
Existem muitos métodos de armazenamento à sua escolha, mas lembre-se sempre de que a vida útil depende diretamente da qualidade do produto. Portanto, escolha frutas firmes, maduras e aromáticas — somente essas se conservarão por mais tempo.
Vídeo: Como armazenar frutas e bagas
Este vídeo vai te ensinar como armazenar frutas e bagas corretamente.



