Quando e como enxertar um pessegueiro

Enxertar um pessegueiro é um procedimento bastante complexo e meticuloso. Para garantir que seja feito corretamente, você deve primeiro entender em quais árvores o enxerto pode ser feito, como o procedimento é realizado e quais os cuidados subsequentes necessários.

O que vacinar

Apesar da abundância de informações online e em outros lugares, muitos jardineiros escolhem o porta-enxerto errado para o pessegueiro. Se o porta-enxerto for escolhido incorretamente, o resultado desejado não será alcançado. É importante saber em que tipo de porta-enxerto enxertar o pessegueiro e quais árvores frutíferas são compatíveis com ele.

O enxerto de pêssego é um procedimento bastante complicado.

As opções a seguir são consideradas as mais bem-sucedidas:

  • ameixa-cereja;
  • ameixa;
  • damasco.

Vamos analisar cada uma das plantas com mais detalhes.

ameixa-cereja

Se você planeja enxertar um pessegueiro em uma região com solos úmidos e salinos, a ameixeira-cereja é a escolha ideal. Mudas de ameixeira-cereja semissilvestre são perfeitas para enxertar pessegueiros nesses solos. Os pessegueiros nesse ambiente crescem até um tamanho médio e produzem uma boa colheita todos os anos.

Ameixa

Mudas de ameixeira são usadas como porta-enxertos anões para pessegueiros. Para um enxerto de pêssego bem-sucedido, é melhor escolher variedades de ameixeira como a 'Hungarian Donetsk'. A variedade 'Anna Shpet' não é recomendada para esse fim. Com esse porta-enxerto, aproximadamente um décimo dos enxertos falha. Embora as árvores produzam uma boa colheita, podem enfrentar diversos problemas durante o cultivo, incluindo o surgimento e desenvolvimento de várias doenças. Portanto, enxertar um pessegueiro em uma ameixeira requer cuidados complexos com a árvore.

Damasco

O damasco é considerado um porta-enxerto único para o pêssego.

Enxertar pêssegos nessa planta é muito comum entre os jardineiros, pois as duas culturas combinam muito bem. Variedades como 'Sochy' ou 'Greensboro' são excelentes opções. O damasco é geralmente considerado um porta-enxerto único para o pêssego (diferentes variedades). Muitas variedades de damasco são resistentes à geada. Elas prosperam em qualquer tipo de solo e exigem poucos cuidados.

Seleção do enxerto e do porta-enxerto

Quase todas as variedades de pêssego, incluindo a nectarina, podem ser usadas como enxerto. Os porta-enxertos adequados incluem aqueles que não afetam negativamente o pessegueiro e que o complementam bem:

  • Spring Flame. Esta é uma variedade híbrida de ameixa e ameixa-cereja. As árvores são de porte médio, adequadas para regiões temperadas e do sul. São resistentes à geada;
  • Kuban 86. Um porta-enxerto semianão que possui um sistema radicular poderoso e também é caracterizado pela resistência a nematoides;
  • VVA-1. Esta também é uma forma híbrida de ameixa-cereja e ameixa. É resistente à geada e à seca. A variedade ideal para enxerto é a Sverkhranniy ou a Kievskiy ranniy.
  • Alto-falante. Um híbrido de ameixa-cereja e ameixa. Adequado para cultivo em climas temperados. Resistente a doenças.

Qualquer variedade de pêssego pode ser usada como enxerto.

Quando vacinar

A resposta a esta pergunta depende da idade da árvore e da técnica escolhida. Os especialistas recomendam a enxertia de gema (inoculação de uma gema em um pessegueiro) na primavera ou no verão. Se você for um jardineiro iniciante, o ideal é realizar esse procedimento durante os meses de verão. A enxertia de base deve ser feita pela manhã ou à noite, pois as gemas secam muito rapidamente durante o dia. Se for utilizada a enxertia de coroa, o período ideal é agosto. A enxertia de cópula é melhor realizada na primavera.

Métodos básicos e instruções passo a passo

Existem vários métodos básicos para enxertar um pessegueiro. O primeiro método consiste em retirar um enxerto e cortar uma gema. A gema deve ter aproximadamente 3,5 cm de comprimento e estar localizada aproximadamente no centro. Em seguida, corte uma tira de casca do porta-enxerto.

O comprimento também deve ser de 3,5 cm. Apare a tira resultante, deixando cerca de 1 cm na parte inferior. Coloque o protetor por baixo, de forma que se encaixe sobre a casca removida. Envolva o ponto de fixação com plástico.

Existem vários métodos de enxertia de um pessegueiro.

Outro método é a cópula. Como enxertar um pessegueiro dessa forma? Primeiramente, é importante que o porta-enxerto e o enxerto tenham a mesma espessura. Uma diferença de diâmetro de no máximo 25% é aceitável. Primeiro, faça cortes diagonais em ambas as árvores. Eles devem ter o mesmo tamanho para uma melhor fusão. No enxerto, faça um corte em um terço da largura e, em seguida, uma fenda. Repita os mesmos passos com o porta-enxerto. Um comprimento de 1,5 cm é suficiente. Una o enxerto ao porta-enxerto e envolva-os em filme plástico.

Cuidados adicionais

É importante cuidar adequadamente das plantas enxertadas.

Você saberá se a planta enraizou pela condição do pecíolo. Isso geralmente acontece no sétimo ou décimo dia. Após um mês, você pode remover o plástico ou a fita adesiva. Os locais do enxerto devem ser tratados com piche para jardim. Se você fez o enxerto em uma árvore adulta, precisará prepará-la para o inverno. Ela deve ser amontoada na superfície. Na primavera seguinte, o local do enxerto deve ser tratado com calda bordalesa a 3%.

Vídeo: Brotação do pêssego

Este vídeo mostrará como enxertar corretamente um pessegueiro.

Pera

Uva

Framboesa