Como e com o que você pode proteger as actinídias do frio do inverno?
Contente
Noções básicas de cuidados outonais para actinídeos
Esta é uma planta que adora calor, o que significa que a actinídia requer cuidados especiais no outono. Afinal, a forma como o arbusto sobrevive ao inverno determina não só a sua aparência, mas também a sua produção.
Regar e fertilizar o solo
A liana é um arbusto que gosta de umidade, portanto, é preciso ter cuidado para garantir que o solo não seque. No entanto, água parada pode ser igualmente prejudicial. Para evitar isso, certifique-se de que haja drenagem adequada. Regue a planta no outono se houver um período prolongado sem chuva. Aplique de 5 a 8 baldes de água sob as raízes. Fertilize com fertilizantes minerais ou orgânicos.
A terra ao redor do tronco é escavada superficialmente e, em seguida, adiciona-se esterco de cavalo ou de vaca. São necessários aproximadamente 3 a 4 kg de esterco por metro quadrado. Superfosfato, sal de potássio ou fertilizantes multicomponentes prontos também podem ser usados. A trepadeira costuma ser adubada com composto orgânico. Um arbusto requer 3 baldes de fertilizante.
Como aparar corretamente
Você deve começar a podar o arbusto assim que ele perder todas as folhas. É nesse momento que o fluxo de seiva diminui e a poda será indolor. Existem várias espécies de Actinidia, e as técnicas de poda variam para cada uma delas. Por exemplo, a trepadeira Polygama produz frutos em ramos curtos, portanto, podá-los pode reduzir significativamente a produção.
A poda deve começar no quarto ano de vida do arbusto. Se os ramos crescerem muito densos, a planta é desbastada. Os ramos secos e deformados são então removidos. Os ramos que produziram frutos durante vários anos são substituídos por novos. No final do outono, realiza-se a poda de rejuvenescimento. Para isso, os ramos são encurtados, deixando apenas o crescimento a 50 cm do solo.
Cuidados após a poda
Após a poda no outono, não fertilize a planta; simplesmente trate os galhos cortados com resina de jardim. Você pode comprá-la em lojas especializadas ou fazer a sua própria. Para isso, você precisará de:
- ceresina;
- cera;
- parafina.
A folhagem e os ramos podados são queimados. Em seguida, a videira começa a se preparar para o inverno.
Vídeo: "Como proteger as actinídias no inverno"
Este vídeo mostrará como preparar actinídias para o inverno.
Por que é necessário cobrir as actinídias durante o inverno?
Os proprietários de trepadeiras frutíferas muitas vezes não sabem como preparar as actinídias para o inverno. Primeiro, é preciso determinar a espécie da planta e sua resistência à geada. Algumas variedades toleram bem o frio, não necessitando de proteção. Para outras, as baixas temperaturas podem ser fatais. A necessidade de preparar o arbusto para o inverno também depende da sua idade. Trepadeiras jovens, com até dois anos de idade, requerem cuidados adicionais.
Como proteger as actinídias durante o inverno
O isolamento da actinídia começa com a proteção do sistema radicular. Para isso, cubra a área ao redor do tronco com serragem, palha, turfa, agulhas de pinheiro ou folhas. A camada deve ter pelo menos 5 cm de espessura. Retire o arbusto do suporte e coloque-o cuidadosamente sobre um pano. Cubra os ramos com uma camada espessa de cobertura morta e galhos de pinheiro para protegê-los do vento.
Espécies de actinídias menos resistentes à geada são cobertas de forma mais completa durante o inverno. Primeiro, os ramos são reunidos em um feixe e colocados no chão. Em seguida, aplica-se uma espessa camada de tecido isolante, seguida de polietileno. A cobertura é então coberta com uma camada de 30 cm de terra. As trepadeiras são descobertas quando a temperatura se estabiliza, geralmente em abril.
No entanto, não se esqueça das possíveis geadas da primavera. Caso contrário, os botões da trepadeira, ainda em fase inicial de brotação, podem morrer. Para evitar isso, cubra a actinídia com tecido não tecido ou lutrasil. Esses são materiais de cobertura especializados que retêm bem o calor, protegendo as plantas da geada. Esses materiais têm propriedades semelhantes, mas o tecido não tecido possui uma gama mais ampla de aplicações. Ele também contém uma substância que bloqueia a luz solar.
Os erros mais comuns que os jardineiros cometem ao preparar as trepadeiras para o inverno são:
- A poda ocorre durante o fluxo de seiva. As feridas deixadas no tronco não cicatrizam e o arbusto morre gradualmente.
- Poda padrão para todos os tipos de actinídias. Cada variedade possui características únicas, que devem ser levadas em consideração antes de prosseguir.
- Cobertura prematura. Quando a temperatura do ar não está suficientemente baixa, a trepadeira envolta em cobertura acaba num ambiente semelhante a uma estufa. A má circulação de ar provoca o apodrecimento dos rebentos e do sistema radicular, levando à morte do arbusto.
A actinídia é uma planta exótica com frutos úteis originários do Sudeste Asiático, mas isso não impede que ela se adapte muito bem à nossa região.
Com os devidos cuidados e em tempo oportuno, o arbusto recompensará o jardineiro plenamente – não apenas com sua aparência exótica, mas também com uma colheita abundante de frutos silvestres.





