Como usar tecido não tecido para cobrir rosas no inverno
Contente
Por que as rosas são cobertas?
A maioria das variedades de rosas resulta do cruzamento repetido de diversos cultivares. Cada variedade possui características próprias que determinam as nuances do cultivo, dos cuidados e da propagação. A tolerância ao calor é uma característica comum a todas as variedades. Por isso, as rosas são plantadas principalmente em áreas ensolaradas do jardim e cobertas com materiais especiais no outono. No entanto, mesmo entre essas flores delicadas e frágeis, existem exemplares resistentes. Entre eles, podemos citar:
- parque;
- Claire Austin;
- Pat Austin;
- Cordes;
- Constance Fry.
Essas plantas sobrevivem bem aos invernos sem qualquer cobertura.
As rosas mais frágeis e que adoram o calor são:
- Bancos;
- Vihuriana;
- Multiflora;
- Lambert;
- Escalando.
As variedades de rosas delicadas preferem locais ensolarados e não toleram correntes de ar. Além disso, durante períodos de forte exposição solar, os arbustos devem ser sombreados para evitar queimaduras nas folhas.
Vídeo: "Cobrindo rosas com Lutrasil"
Este vídeo mostrará como cobrir roseiras com Lutrasil durante o inverno.
Quais as vantagens do tecido spunbond?
Spunbond ou lutrasil é um produto de polímero fundido. Trata-se de um material não tecido bastante durável e popular entre os jardineiros. A agrofibra é utilizada quando é necessário acelerar a germinação das mudas aquecendo o solo, proteger as camadas superficiais do solo do ressecamento ou cobrir culturas que necessitam de calor durante o inverno.
Propriedades técnicas do material não tecido:
- Não tóxico para plantas. Cobrir culturas ornamentais e frutíferas com tecido não tecido durante o inverno é completamente seguro.
- Inerte a produtos químicos. O tratamento das plantas com compostos antifúngicos, assim como com herbicidas e repelentes de insetos, não afeta a qualidade do Lutrasil.
- Resistente a bactérias que causam apodrecimento e mofo.
- Resistência a quedas críticas de temperatura (até -50 °C).
- Durabilidade. A resistência do material não tecido permite que ele seja usado por vários anos.
- Leve. A planta prosperará em ambientes protegidos, mesmo em fortes nevascas.
- Isolamento térmico. O material retém bem o calor. Essa característica varia dependendo da densidade do não tecido.
- Uniformidade. A estrutura da agrofibra garante a distribuição uniforme de calor e umidade em sua parte inferior.
- Permeabilidade ao ar. Seu grau depende da densidade do isolamento. Em qualquer caso, uma planta coberta com Lutrasil fica protegida contra o tombamento e o apodrecimento.
- Transmissão de luz. O tecido não tecido branco permite a passagem perfeita da luz. Uma estrutura criada com esse material pode ser considerada uma espécie de estufa, fornecendo às plantas todos os recursos necessários para a vida: umidade, calor e luz.
Assim, o material de cobertura spunbond é uma alternativa ao polietileno, frequentemente utilizado como isolante. A agrofibra cria um microclima favorável para a hibernação de rosas: regime de luz adequado, umidade moderada e boa circulação de ar. O material não tecido protege as plantas delicadas do vento e das variações de temperatura. Além disso, o material de cobertura protege as flores de roedores e insetos.
Tipos de materiais e aplicações
O spunbond é classificado como material para estufas e coberturas. O material apresenta-se em diversos tipos:
- Preto. Protege contra geadas severas. É usado para controlar ervas daninhas e quando necessário para evitar o contato da planta com o solo.
- Branco. Permite a passagem de luz, umidade e ar, criando um microclima favorável na estufa.
- Bicolor. Utilizado como cobertura morta. O material não tecido preto e amarelo repele alguns roedores e insetos.
- Revestido com folha metálica. Refletivo.
O método de isolamento com agrofibra depende da variedade da flor. Rosas arbustivas são isoladas com uma estrutura e depois cobertas com tecido não tecido. Plantas trepadeiras são envolvidas no material sem a remoção de seus suportes, e as extremidades são grampeadas. Plantas de caule único são envolvidas em lutrasil ou moldadas em uma cobertura, que é cuidadosamente colocada sobre a planta e fixada com barbante.
Regras e técnicas de utilização
Antes do inverno, esta bela planta precisa ser preparada. Para isso, pode os galhos velhos, danificados ou subdesenvolvidos. A área ao redor das raízes deve ser limpa, removendo-se a cobertura morta antiga e as ervas daninhas.
O material é um tecido especial que não mantém a forma. Portanto, o primeiro passo para isolar plantas de jardim é construir uma estrutura. Ela é feita de madeira ou caixas de madeira reaproveitadas. As plantas são primeiro cobertas com feno ou ramos de pinheiro. O passo final é esticar o tecido não tecido sobre os arcos.
O spunbond é considerado uma excelente alternativa ao polietileno. O material é utilizado para isolar culturas frutíferas como uvas, alho, groselhas e morangos.
Ela fornece às plantas recursos essenciais e as protege de pragas do jardim. A agrofibra não só protege as plantações da geada, como também impacta positivamente as colheitas futuras.





