Como os cristãos ortodoxos celebram o Salvador Mel
Contente
História e essência do feriado
Acredita-se que a própria palavra "Spas" seja uma abreviação de "Salvador". Assim, todos os três feriados são dedicados a Jesus Cristo. Vários eventos importantes estão associados ao Salvador do Mel.
Em primeiro lugar, as celebrações são realizadas em honra do Salvador Misericordioso e da Santíssima Mãe de Deus. A festa foi instituída em 1164, quando o príncipe russo Andrei Bogolyubsky derrotou os búlgaros do Volga e o imperador grego Manuel derrotou os sarracenos. Segundo diversas fontes, ambas as vitórias foram marcadas por um milagre: os ícones carregados pelas tropas começaram a emitir enormes raios de fogo, visíveis a todos os combatentes. Após a vitória, ambos os governantes concordaram em instituir a festa, e as autoridades da Igreja abençoaram essa decisão.
Este dia também comemora a Procissão da Madeira Preciosa da Cruz Vivificante do Senhor. Isso porque, no século IX, em Constantinopla, um fragmento da Cruz Vivificante era levado à Basílica de Santa Sofia todos os anos nesta data. Era usado para abençoar a água potável, e os fiéis o veneravam. Acreditava-se que isso ajudava a curar as pessoas de doenças, que eram particularmente comuns nesta época do ano devido ao calor.
Historicamente, esta data é marcada pelo batismo da Rússia de Kiev pelo Príncipe Vladimir em 988. Em memória deste evento marcante, realiza-se uma pequena bênção da água. Por essa razão, o primeiro Salvador também é chamado de Salvador "molhado" ou "Salvador sobre as águas".
Este dia também está associado à veneração da memória dos mártires Macabeus: sete irmãos, sua mãe Salomão e seu mentor Eleazar, que foram cruelmente torturados e executados em 166 a.C. por ordem do rei sírio Antíoco Epifânio.
O Jejum da Dormição, que começa neste dia, é o mais curto, mas bastante rigoroso. Algumas pessoas até o chamam de "período de transição" da Grande Quaresma.
Por fim, as tradições associam este Salvador à colheita e bênção do mel, já que em meados de agosto os favos de mel costumam estar cheios.
Vídeo "Salvadora de Mel"
Este vídeo contará a história do feriado e as tradições do Honey Savior.
Quando é costume celebrar?
Segundo o calendário antigo, o Dia do Salvador do Mel era comemorado em 1º de agosto. De acordo com o novo calendário, é celebrado no dia 14 do mesmo mês. Nesse dia, as pessoas começam a se despedir do verão: os dias encurtam gradualmente e as temperaturas caem. Começa a colheita e o plantio das culturas de inverno.
Honey Savior, em 2025, cai numa terça-feira.
Principais tradições e rituais
Vamos descobrir agora como celebrar este feriado.
- Bênção do Mel. Segundo a tradição, esta iguaria saudável só pode ser apreciada pela primeira vez no ano após a sua bênção na igreja. Pode ser trazido em recipientes de armazenamento ou em favos de mel. Parte dele deve ser doada à igreja, por isso, um frasco separado ou uma porção de favo de mel deve ser preparada com antecedência. Os apicultores selecionam a colmeia com a maior quantidade de mel e o recolhem num recipiente especial — de preferência de madeira e novo. Após a visita à igreja, parte do mel é distribuída aos pobres. Também é utilizado na preparação de pratos festivos: pão de mel, bolos, suspiros, tortas, kvass, etc. É costume oferecer doces como presentes a amigos e familiares no primeiro dia do Salvador. O mel recolhido antes deste dia é considerado o mais benéfico.
- Bênção das Flores. Além do mel, buquês de ervas e flores também são abençoados na igreja neste dia. A mais importante delas é a papoula. Segundo a lenda, suas sementes devem ser espalhadas nos cantos da casa para afastar os maus espíritos. Neste dia, elas também são usadas no preparo de doces. Outras plantas adicionadas ao buquê festivo incluem aveia (que traz prosperidade para o lar), hortelã (que mantém a paz e a harmonia na família), viburno (que confere beleza às jovens) e arruda e calêndula (que protegem contra doenças). Este buquê é amarrado com uma fita vermelha e mantido em casa durante todo o ano. Acredita-se que as mulheres ou as jovens devem colhê-lo.
- Bênção e Banho da Água. Neste dia, a água, poços novos e lagoas eram tradicionalmente abençoados. Este dia é considerado o último em que se pode nadar em lagos e rios, pois a água fica muito fria posteriormente. Neste dia, acredita-se que qualquer água possui propriedades curativas, fortalecendo não apenas a saúde física, mas também a mental.
- Caridade. Uma tradição importante deste feriado é ajudar os vizinhos idosos ou pobres. Por exemplo, em aldeias, eles recebiam ajuda para estocar lenha para o inverno ou para colher as plantações. Em áreas urbanas, você pode dar alimentos a essas pessoas (como mel ou produtos assados à base de mel), consertar algo em seus apartamentos e assim por diante. Uma boa ação de uma perspectiva espiritual seria levar presentes ou guloseimas para um orfanato ou lar de idosos.
Seguir as tradições ajudará você a passar este dia de uma forma que beneficie sua alma e seu corpo.




