Descrição geral e principais tradições do Salvador da Maçã

O Dia do Salvador da Maçã em 2025 cai em 19 de agosto. Como sempre, é o segundo feriado na série de Dias do Salvador, de acordo com o calendário ortodoxo. Todos os anos, o feriado é celebrado "em número", ou seja, cai na mesma data. Este é o dia da Transfiguração do Senhor, que há muito tempo está associado a muitas tradições e até superstições.

História do feriado

A história do feriado e as inúmeras tradições associadas à sua celebração remontam a séculos. Acredita-se que a festa tenha se originado na antiga Palestina por volta do século IV d.C. Segundo o Evangelho, o dia festivo era comemorado 40 dias antes da Páscoa, mas a Igreja Ortodoxa decidiu transferir o feriado para 19 de agosto (6 de agosto, pelo calendário antigo), quando não se observa a Quaresma.

Festa da Transfiguração do Senhor (Salvador Maçã)

A história do feriado no ensinamento ortodoxo está intimamente ligada à parábola do Salvador. Quando Cristo, acompanhado por três discípulos, caminhou até o Monte Tabor, onde seu destino lhe foi revelado 40 dias antes de sua crucificação, ele foi iluminado por uma brilhante luz divina que o transformou. Cristo proibiu os discípulos que testemunharam esse fenômeno milagroso de contá-lo a alguém, ordenando-lhes, em vez disso, que colhessem os frutos que cresciam no jardim aos pés da montanha e os abençoassem no templo.

Transfiguração do Senhor (Igreja do Salvador sobre o Sangue Derramado, São Petersburgo)

Na Ortodoxia, este feriado é considerado muito importante, e uma liturgia solene é tradicionalmente celebrada neste dia. O Salvador Maçã sempre foi especialmente reverenciado pelos fiéis cristãos ortodoxos na Rússia.

Vídeo "Salvador de Maçãs"

Neste vídeo, você aprenderá sobre a história do feriado e as tradições do Salvador da Maçã.

Chegou a hora de comemorar!

Como mencionado anteriormente, a festa da colheita (às vezes conhecida como Festa da Maçã) é celebrada em 19 de agosto. Acredita-se que este dia marca o fim do ciclo natural do verão e o início do outono. Durante este período, a Mãe Terra generosamente presenteia as pessoas com uma colheita. As maçãs colhidas no final do verão são tradicionalmente abençoadas na igreja e, posteriormente, pratos da Quaresma são preparados com a fruta abençoada.

As pessoas levavam uma pequena porção das maçãs abençoadas ao cemitério para colocar sobre os túmulos dos parentes falecidos. Junto com as maçãs, abençoavam espigas de trigo ou centeio para garantir o armazenamento seguro da colheita de grãos.

Maçãs e espigas de milho consagradas foram levadas ao cemitério.

Tradições e costumes

Agora você aprenderá sobre as tradições e os costumes associados ao Salvador da Maçã:

  • O principal costume cristão associado ao feriado é a proibição de comer frutos da nova colheita até o Dia do Salvador. Acredita-se que essa prática fortalecia a resistência dos fiéis à tentação. Além disso, pessoas supersticiosas acreditavam que crianças falecidas cujos pais não observassem essa proibição seriam privadas de guloseimas no outro mundo;
  • Nesse dia era costume usar roupas brancas festivas e ir à igreja;
  • No Segundo Salvador na Rússia, os pobres receberam tratamento especial — isso foi feito para a glória de Deus. Ao mesmo tempo, aqueles que se recusavam a fazer o bem aos pobres eram fortemente criticados e condenados;
  • No dia do feriado, qualquer trabalho que não seja a colheita e o preparo de alimentos é estritamente proibido;
  • Há uma proibição de entretenimento, porque o Jejum da Dormição está em andamento;
  • O único evento público permitido era uma festa para contemplar o pôr do sol em um campo. Os jovens dançavam em círculos, cantavam canções rituais e realizavam festividades temáticas. As moças usavam maçãs para adivinhar a sorte de seus futuros maridos;
  • Inúmeras superstições estão associadas ao Dia do Salvador. Por exemplo, se o tempo estiver quente neste dia, significa que haverá pouca neve em janeiro, e se uma mosca pousar duas vezes na sua mão, você terá boa sorte durante todo o ano.

É costume abençoar as maçãs e depois preparar pratos da Quaresma com elas.

Inicialmente, os eslavos que viviam nas regiões sul e oeste realizavam rituais não com maçãs, mas com uvas, que estavam começando a amadurecer naquela época. No entanto, com o tempo, a tradição evoluiu e a maçã madura tornou-se a principal "heroína" da festividade.

Muitos costumes que vêm da antiguidade sobreviveram até os dias de hoje e são reverenciados com especial respeito pelas pessoas.

Pera

Uva

Framboesa