O que é agrofibra e como utilizá-la em uma horta?
Contente
História da origem do material
A agrofibra foi originalmente concebida como um material de camuflagem para soldados. Sua produção começou em meados do século XIX nos Estados Unidos. No período pós-guerra, a agrofibra passou a ser utilizada na indústria leve, principalmente na confecção de roupas. Foi somente nas últimas décadas do século passado que ela começou a ser usada para cobrir e isolar diversas culturas agrícolas e ornamentais.

Agrofibra é um material de cobertura ecológico.
Os primeiros exemplos de agrotêxteis consistiam em fibras unidas aleatoriamente com amido. A tecnologia foi posteriormente aprimorada e as fibras passaram a ser prensadas mecanicamente. Segundo as estatísticas, os agrotêxteis são utilizados na maioria dos países europeus para proteger as plantas das intempéries e garantir uma colheita precoce e abundante.
Propriedades e características da agrofibra
A agrofibra, ou spunbond, é um material fino, leve e durável, feito de polipropileno estabilizado. As principais vantagens do spunbond são sua completa atoxicidade e respeito ao meio ambiente — o material não absorve nem emite substâncias nocivas. Ele também é resistente aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.
A capacidade de absorver e acumular calor é proporcionada pelo negro de fumo presente em sua composição. Além disso, as plantas podem ser regadas diretamente através do material, que é altamente permeável à umidade e ao ar.
O geotêxtil possui as seguintes propriedades que o distinguem de outros materiais de cobertura, em particular do filme de polietileno:
- Filtros especiais ajudam a proteger as plantações dos efeitos negativos da radiação ultravioleta, mesmo sob luz solar direta;
- Transmite perfeitamente calor e luz, distribuindo-os de maneira uniforme;
- A capacidade de proporcionar um microclima estável sob abrigo: oferece proteção não apenas contra o frio, mas também contra o calor anormal;
- Protege eficazmente contra fortes rajadas de vento, precipitação e granizo, mas ao mesmo tempo permite a troca de ar e a penetração de vapor e água;
- Ajuda a proteger a planta de ataques de insetos, pássaros e pequenos roedores.
Vídeo "Agrofibra: Vantagens e Desvantagens"
Este vídeo explica os usos específicos do tecido de revestimento não tecido.
Selecionando a densidade do tecido não tecido
O material deve ser selecionado com base na sua finalidade de uso — isso determinará não apenas o tipo e o tamanho, mas também a densidade. O peso, o preço e outras propriedades do geotêxtil (transmissão de luz e umidade, capacidade de armazenamento de calor) também dependem da densidade. As opções mais leves, com peso de 17, 19 e 23 gramas por metro quadrado, estão disponíveis apenas em agrofibra branca.
Essa opção é ideal para culturas que necessitam de muita luz. No entanto, é importante observar que o efeito estufa criado pelas opções de iluminação não protegerá a planta da geada, pois elas são projetadas para geadas leves de -3 a -5 °C.
Uma maior densidade do material proporciona melhor proteção contra geadas, mas resulta em menor transmissão de luz.
Opções mais densas podem ser usadas não apenas em estufas tipo túnel, mas também para coberturas de estufas. Densidades de 30g e 42g oferecem proteção contra geadas de -7 a 8°C, enquanto a densidade mais alta, de 60g, oferece proteção até -10°C.

A agrofibra densa pode ser usada para cobrir estufas.
Recomendamos a escolha de geotêxteis com base no clima e na localização do seu jardim. Em regiões mais ao sul, opções mais leves são adequadas.
Tecidos agrícolas densos transmitem significativamente menos luz do que tecidos mais leves, mas duram muito mais tempo e podem suportar fortes precipitações e rajadas de vento.
Usos e tipos de materiais
Atualmente, a agrofibra está disponível em diversas cores: preta, branca e preta e branca. Elas diferem não apenas na aplicação, mas também na tecnologia utilizada.
Preto
A fibra agrícola preta é frequentemente chamada de cobertura morta. Sua estrutura densa permite apenas uma pequena quantidade de luz, mas permite muito bem a passagem de umidade e ar. Sua baixa transmitância de luz minimiza o risco de crescimento de ervas daninhas.
Normalmente, todo o canteiro é coberto com a lona, deixando apenas aberturas para a plantação. Frutas vermelhas são frequentemente cultivadas dessa forma. Isso garante que a planta receba luz suficiente, sem a necessidade de se preocupar com o crescimento de ervas daninhas. A rega e a adubação do solo podem ser feitas sem a necessidade de remover a lona.
O tecido preto acumula calor de forma perfeita e promove o rápido crescimento das plantas. Também oferece proteção contra geadas até -20°C. É muito durável, podendo durar vários anos.

A fibra agrícola preta é frequentemente chamada de cobertura morta.
Branco
A principal diferença entre geotêxteis pretos e brancos reside na sua capacidade de transmitir luz. O material branco não é utilizado como cobertura morta; ele serve como um revestimento completo. Pode ser usado para cobrir plantas sem estrutura de suporte (como arbustos ornamentais, uvas, groselhas e framboesas) ou como cobertura para estruturas com armação, como canteiros aquecidos e estufas.
A lona branca garante o amadurecimento rápido das colheitas, por isso é frequentemente usada para o cultivo de hortaliças em casa em qualquer época do ano.
No entanto, precisa ser removido periodicamente para soltar e fertilizar o solo.
Benefícios do abrigo
A utilização de diversos tipos de agrofibra é plenamente justificada por suas inegáveis vantagens:
- baixo custo e possibilidade de utilização por várias temporadas;
- O peso leve permite que o material seja instalado sem estruturas de suporte;
- Possui alta transmitância luminosa;
- proporciona acesso ao ar e à umidade;
- Protege as plantações dos efeitos negativos dos raios ultravioleta;
- acumula calor;
- Garante a estabilidade do microclima – protege contra mudanças bruscas de temperatura;
- Protege contra precipitação e rajadas de vento, pragas e doenças infecciosas;
- Suprime o crescimento de ervas daninhas, o que reduz significativamente o tempo necessário para o cultivo dos canteiros.

Vantagens da utilização de material de revestimento não tecido
Armazenamento adequado e vida útil da agrofibra
A vida útil dos geotêxteis depende diretamente do seu armazenamento e cuidado. O material sujo deve ser limpo e lavado cuidadosamente. Em seguida, seque-o completamente, dobre-o e guarde-o em local seco e escuro. Enrolá-lo é a melhor opção. Também é importante garantir que a área esteja livre de roedores que possam danificá-lo.
Segundo avaliações, com armazenamento e uso adequados, o material pode durar até 3 anos. No entanto, evite pisar nele, colocar objetos pesados sobre ele ou deixá-lo exposto à luz solar direta ou a temperaturas extremamente baixas (principalmente quando molhado).
Escolher a agrofibra adequada para a finalidade pretendida garantirá os resultados desejados e protegerá suas plantações do impacto negativo de fatores ambientais. Portanto, antes de comprar, certifique-se de consultar um especialista ou revisar cuidadosamente as condições de uso do material.



