Fitosporin M – primeiros socorros para plantas, instruções de uso sem erros.
Contente
Descrição do medicamento
Fitosporina M é um fungicida sistêmico classificado como biopesticida. É utilizado por jardineiros para tratar doenças causadas por fungos e bactérias, incluindo septoriose, oídio, ferrugem, podridão, requeima, rizoctoniose, traqueomicose, sarna e outras.

Fitosporina M é um fungicida sistêmico pertencente à classe dos biopesticidas.
Ao contrário da Fitoftorina, este produto é universal e, portanto, eficaz para uma ampla gama de culturas. Também pode ser usado para tratamento de solo e sementes. Pertence à classe de toxicidade mais baixa e não prejudica a flora e a fauna circundantes. Pode ser usado em todas as fases de desenvolvimento da planta, inclusive durante o amadurecimento dos frutos e a floração. O fungicida pode ser usado em conjunto com outros pesticidas ou antibióticos, como a Fitolavina.
O fungicida "Fitosporin M" está disponível nas seguintes apresentações:
- Pó. É uma substância solta branca ou cinza-clara, embalada em pacotes de 10, 100 e 200 g. Antes de usar, o produto deve ser imerso em água.
- Pasta. Uma substância espessa e escura, vendida em embalagens de 10, 100 e 200 g. Dissolve-se rapidamente, por isso não precisa ser hidratada previamente.
- Líquido. Disponível em embalagens de 110, 200, 500 ml e 10 litros. Este produto é ideal para o tratamento de plantas de interior, pois possui ação mais suave. O fungicida líquido não deve ser congelado.
Vídeo "Fitosporina M: Características da Aplicação"
Neste vídeo, especialistas explicam como usar corretamente um fungicida universal.
Princípio ativo e mecanismo de ação
Fitosporin M penetra profundamente no tecido vegetal, afetando suas células. A principal função do produto é desempenhada pelo Bacillus subtilis. Essa bactéria viva previne doenças causadas por microrganismos patogênicos. Após o tratamento, ela é ativada, impedindo a multiplicação de fungos e bactérias.
O Bacillus subtilis é resistente a temperaturas extremas. Ele pode sobreviver a -50°C e +40°C, entrando em um estado "dormente" durante essas condições adversas. Assim que o ambiente se estabiliza, o Bacillus subtilis se reativa.
O produto também contém o elixir mineral orgânico "Gumi", que possui microelementos benéficos (K, N, P). Ele acelera o crescimento das plantas e fortalece seu sistema imunológico. O suplemento também serve como medida preventiva, minimizando o risco de reinfecção.
Aplicação: instruções e dosagem
Fitosporin M começa a agir imediatamente após a aplicação. Ao utilizar o produto, as condições meteorológicas devem ser levadas em consideração. Ele pode ser usado mesmo em dias de chuva, mas o procedimento precisará ser repetido após uma semana. Se a precipitação for prolongada, recomenda-se pulverizar imediatamente após o término da chuva.
O produto também é utilizado para irrigação:
- vegetais (uma vez a cada 30 dias);
- plantas frutíferas e de bagas (duas vezes por mês);
- Plantas de interior em vasos (a cada 30 dias).
Pó
Como o fungicida em pó demora muito para dissolver, deve ser preparado com antecedência. Dilua-o em água e deixe repousar por algumas horas antes da aplicação. Devem ser utilizadas as seguintes proporções:
- 10 g/5 l (batatas e pepinos são tratados, e as raízes também são deixadas de molho);
- 10 g/0,5 l (pulverizar sobre tubérculos e bulbos);
- 6 g/10 l (para repolho);
- 5 g/10 l (pulverizar tomates, pimentões, berinjelas, e também tratar o solo e estufas);
- 1,5 g/2 l (usado para prevenção de todos os tipos de flores);
- 1,5 g/0,1 l (deixe as sementes de molho).

Dosagem da preparação para o processamento de hortaliças
Cada método de processamento possui suas próprias nuances:
- Você pode pulverizar as plantas novamente após 10 a 14 dias;
- A imersão das sementes e do sistema radicular não deve ultrapassar 2 horas;
- As estufas e o solo devem ser tratados 1 semana antes do uso.
Colar
Antes de usar, prepare uma solução concentrada a partir do produto pastoso. Para isso, dilua o fungicida com água na proporção de 1:2. O produto pode ser armazenado na geladeira e diluído até a concentração desejada antes do uso.
- 3 colheres de sopa/200 ml (para pulverizar tubérculos e bulbos);
- 3 colheres de chá/10 l (usado para prevenção e tratamento de todos os tipos de culturas);
- 15 gotas/1 litro (para regar plantas de interior);
- 10 gotas/1 litro (pulverize flores de interior);
- 4 gotas/200 ml (tratar as raízes das mudas);
- 2 gotas/100 ml (deixe as sementes de molho).
Líquido
O produto é pulverizado nas plantas e também utilizado no preparo de tubérculos e bulbos para armazenamento. A solução também é usada para tratar mudas ou sementes antes do plantio. O produto é prático porque não requer nenhum trabalho de preparação — não é necessário imersão ou diluição. O tratamento é feito com uma solução diluída na proporção de 10 gotas de fungicida para cada 200 ml de água.

O produto é pulverizado sobre as plantas danificadas por doenças e insetos.
Existem três tipos de Fitosporin M líquido disponíveis nas prateleiras das lojas:
- "Bioproteção para flores e plantas de interior";
- "Outono Dourado";
- "Armazenar".
Todas as soluções contêm a mesma quantidade de bactérias Bacillus subtilis vivas e não diferem nos métodos de aplicação.
Fitosporina M Reanimador
Este produto foi desenvolvido para acelerar a regeneração das plantas após doenças ou condições climáticas adversas. Ele ajuda a proteger as plantas de queimaduras solares, geadas ou excesso de água. O Fitosporin M Reanimator não só possui um teor mais elevado de bactérias vivas, como também contém uma pequena quantidade de:
- aminoácidos;
- antibióticos orgânicos;
- vitaminas;
- enzimas.
O fungicida destrói os microrganismos patogênicos em nível celular, acelerando a recuperação da planta.
Taxas de consumo
O consumo de Fitosporin M depende do grau de dano causado por bactérias nocivas:
- Para combater a doença nos estágios iniciais, basta diluir o concentrado com água na proporção de 1:20. Pulverize a solução resultante abundantemente sobre a planta. Repita o procedimento após 10 dias.
- Caso o início da doença seja perdido e as bactérias já tenham causado danos significativos à planta, as proporções de Fitosporina M são reduzidas para 1:2. O tratamento também é realizado por pulverização e repetido após 10 dias.

Taxas de consumo da preparação para o tratamento de certas plantas
Erros no aplicativo
As inúmeras avaliações positivas do Fitosporin M demonstram sua alta eficácia. No entanto, alguns jardineiros reclamam que o produto não atendeu às suas expectativas. A causa dos resultados insatisfatórios geralmente é o uso incorreto do fungicida.
Ao comprar o produto, é melhor escolher a forma em pasta. Após preparar o concentrado, o líquido resultante deve ser deixado em infusão por 24 horas em local aquecido. O Bacillus subtilis é uma bactéria viva, por isso precisa de tempo para ativar sua atividade.
O pó diluído em água também deve repousar por 24 horas. As instruções indicam que o fungicida pode ser usado em até 2 horas após o preparo da solução, mas esse tempo não é suficiente para que as bactérias se tornem ativas.

O pó diluído em água também deve ser deixado em infusão por 24 horas.
Ao plantar mudas, o solo deve ser preparado com antecedência. Regue o solo 3 a 4 dias antes do plantio para permitir que o bacilo do feno se desenvolva completamente.
Medidas de segurança
Fitosporin M é um medicamento de baixa toxicidade, mas pode ocasionalmente causar uma leve reação alérgica. Tomando precauções, você pode evitar possíveis irritações.
- Utilize equipamento de proteção (luvas, máscara de proteção ou respirador, óculos de proteção);
- Não fume, beba ou coma durante o tratamento;
- Caso o fungicida entre em contato com a pele ou mucosas, lave a área afetada com água em abundância;
- Em caso de ingestão acidental, induza o vômito e beba um líquido absorvente;
- Não utilize os mesmos recipientes em que prepara os alimentos para diluir a preparação;
- Após terminar o trabalho, lave bem as áreas expostas da pele e troque de roupa.
Com a chegada do Fitosporin M, proteger as plantas ficou ainda mais fácil. Este fungicida de amplo espectro é adequado tanto para combater quanto para prevenir bactérias patogênicas.



