Uma análise dos melhores fungicidas para plantas – 35 produtos populares
Contente
O princípio de ação dos preparados fungicidas
Muitas doenças em hortas são causadas por fungos patogênicos. Jardineiros que já enfrentaram esses problemas sabem que os fungicidas são a maneira mais eficaz de proteger as plantas contra danos.
O termo vem das palavras latinas fungi e caedo, que se traduzem como "cogumelo" e "matar". A principal característica dessas preparações é seu efeito destrutivo sobre os fungos.

A variedade atual de preparações fungicidas é enorme.
Independentemente das características de um determinado fungicida, seu efeito sobre o patógeno é o seguinte:
- Divisão das células fúngicas e sua remoção da planta.
- Bloquear a capacidade do núcleo da célula fúngica de se dividir, impedindo assim a proliferação de microrganismos patogênicos.
- Interrompendo a chamada respiração fúngica.
- A planta infectada produz um tipo de anticorpo — uma substância que destrói as bactérias. Vale ressaltar que esses anticorpos são completamente inofensivos para a própria planta e para o meio ambiente.
- A formação de necrose no tecido da planta afetada. A área infectada do arbusto ou árvore morre, o que, por sua vez, impede a disseminação da doença fúngica para partes saudáveis da planta.
- Interromper a produção de ergosterol e ácido nucleico por fungos, que são considerados ativadores da atividade vital de organismos patogênicos.
- Bloquear o processo de troca de energia entre as células de microrganismos patogênicos. Isso acaba suprimindo as funções vitais das pragas.
Vídeo "Preparativos para a proteção de plantas contra doenças"
Este vídeo apresenta os fungicidas mais eficazes.
Tipos e funções dos medicamentos
Para obter informações mais detalhadas sobre o princípio de ação dessas substâncias, é necessário conhecer suas propriedades químicas, natureza de ação e modo de distribuição.

Tipos e características de agentes fungicidas
Por propriedades químicas
Os agentes fungicidas dividem-se em:
- Orgânico. Contém microrganismos ativos que inibem a atividade fúngica. Os produtos biológicos podem ser usados durante toda a estação de crescimento das hortaliças, inclusive durante o amadurecimento dos frutos.
- Fungicidas químicos. Estes contêm componentes tóxicos. Normalmente, os ingredientes básicos desses venenos incluem sulfato de cobre, cloreto mercúrico, enxofre coloidal, cloreto de cobre e permanganato de potássio. Esses produtos são usados antes da floração e após a colheita. Ao trabalhar com fungicidas, cautela e precauções devem ser observadas.
Pela natureza da ação
Dependendo dessa característica, os pesticidas são divididos em:
- Protetor. Utilizado profilaticamente para prevenir a infecção de culturas por fungos patogênicos.
- Medicinal. Contém mais ingredientes ativos. São eles que destroem os organismos patogênicos.
- Imunização. Dado o modo de ação do medicamento, o tratamento de plantas pode ser comparado à vacinação. A introdução de componentes ativos altera os processos metabólicos no tecido vegetal, prevenindo assim infecções fúngicas.
Por método de distribuição
A eficácia de um produto depende diretamente desse critério. Assim, de acordo com seu modo de ação, os fungicidas são classificados como:
- Pesticidas de contato. Os ingredientes ativos permanecem na superfície do tecido vegetal. Portanto, ao entrarem em contato com a praga, exercem um efeito prejudicial. A eficácia dos pesticidas de contato depende das condições climáticas, da dosagem e do seu nível de toxicidade.
- Sistêmicos. Caracterizam-se pela absorção pelo tecido vegetal, após o que os princípios ativos são transportados por toda a planta. A principal vantagem dos produtos sistêmicos é o seu alto nível de eficácia, que é completamente independente das condições climáticas.
- Sistêmico-contato. Caracteriza-se pela presença de componentes com ação tanto de contato quanto sistêmica.
Prós e contras de usar
Os agentes fungicidas apresentam diversas vantagens significativas, que determinam a procura por tais preparações:
- alto nível de eficácia e impacto em diversos tipos de fungos;
- ação rápida;
- viabilidade econômica da obtenção de fundos.
No entanto, existe uma desvantagem fundamental: a toxicidade dos componentes, que sem dúvida prejudica a planta e o meio ambiente.O uso de fungicidas exige que o jardineiro estude cuidadosamente as instruções de uso e observe todas as precauções de segurança.

Tabela: Compatibilidade de fungicidas populares
Sistêmico
Os fungicidas sistêmicos conseguem penetrar na planta. Esta lista de fungicidas sistêmicos ajudará você a encontrar o produto certo.
Gliocladina
Caracteriza-se por uma composição biológica, garantindo segurança para as hortaliças e para os seres humanos. O método de aplicação é extremamente simples: basta colocar de 2 a 6 comprimidos a alguns centímetros de profundidade no solo. A dosagem é determinada pelo grau de infestação, pelo tamanho e pela condição da planta.
Quadris
Eficaz contra a requeima, a mancha parda e o oídio. O principal ingrediente ativo é a azoxistrobina, eficaz tanto para medidas preventivas quanto terapêuticas.
"Quadris" é usado para as seguintes culturas de jardim:
- batata;
- pimenta;
- ervilhas;
- repolho;
- tomates.
Disponível em sachê de 6 ml e frasco de 1 litro. Os ingredientes ativos têm duração de até duas semanas.
Mikosan
Este produto é feito com ingredientes orgânicos. O Mikosan atua aumentando a resistência da planta a diversas doenças. Essa imunidade reforçada se deve à produção ativa de lectinas, que têm um efeito prejudicial sobre os fungos.
Planriz
Planriz é eficaz contra a antracnose, a requeima, a podridão radicular e o phoma. O produto é composto inteiramente de elementos orgânicos. As bactérias presentes na fórmula penetram na planta, atingindo o sistema radicular. Lá, elas se acumulam e começam a produzir antibióticos biológicos.
Previsão
Este é um fungicida bastante potente devido à sua composição química. Os ingredientes ativos que contém são eficazes contra manchas, sarna e oídio. Os produtos químicos presentes na sua composição podem causar danos significativos à saúde. Portanto, é aconselhável o uso de equipamentos de proteção individual, como respirador e luvas de borracha.

O medicamento "Prognoz" é usado para combater os patógenos que causam manchas, crostas e oídio.
Rayek
"Raek" está disponível em ampolas de 2 ml, bem como em frascos de 10, 50 e 100 ml. Seu efeito ativo começa a ser sentido em 2 a 3 horas após a aplicação. O efeito tem longa duração.
Uma ampola de "Raek" deve ser diluída em 10 litros de água. Os tratamentos com inseticida não devem ser realizados com muita frequência, caso contrário, podem destruir a planta. O intervalo ideal entre os tratamentos é de 2,5 semanas.
Skor
O mecanismo de ação e a composição do "Skor" são praticamente idênticos aos do "Raek". Possui um nível de toxicidade relativamente baixo, tornando-o praticamente inofensivo para humanos e animais. Para combater oídio, sarna e outras doenças, dissolva uma ampola em 10 a 15 litros de água.
O efeito do medicamento dura de 2 a 3 semanas.
Thanos
O ingrediente ativo é o cimoxanil, que penetra no tecido vegetal e pode erradicar até mesmo doenças avançadas. O Thanos é produzido na forma de grânulos solúveis em água. A substância é resistente à umidade, por isso permanece na superfície da planta por um longo período.
Topázio
Este produto caracteriza-se por uma toxicidade relativamente baixa. Para obter os melhores resultados, recomenda-se iniciar o tratamento com Topaz imediatamente. Dilua 2 ml do produto em 10 litros de água. Os componentes ativos começarão a fazer efeito dentro de 2 a 3 horas.

O topázio caracteriza-se por uma toxicidade relativamente baixa.
Fundazol
Eficaz como medida preventiva e no tratamento de doenças fúngicas. Não devem ser realizados mais de dois tratamentos por temporada, caso contrário os patógenos desenvolverão resistência ao produto.
Hórus
O fungicida é utilizado para proteger damascos, cerejas e pêssegos. Deve-se observar um intervalo de 10 a 12 dias entre as aplicações. É importante lembrar também que os componentes são sensíveis à temperatura do ar. Por exemplo, temperaturas abaixo de 25 °C reduzem a atividade do Horus.
flor pura
O fungicida "Chistotsvet" é absorvido pelos tecidos das plantas de jardim em 2 a 3 horas, mantendo suas propriedades protetoras por duas semanas. É produzido como uma emulsão concentrada que deve ser dissolvida em 5 a 7 litros de água.
Contato
Os produtos de contato são eficazes apenas quando em contato direto com a praga.
Ágata
Os ingredientes ativos são substâncias orgânicas. O produto não só combate doenças como também aumenta a produtividade das colheitas. Isso se deve aos efeitos benéficos dos elementos biológicos no sistema radicular da planta.

A ágata aumenta efetivamente a produtividade das colheitas.
Albita
Inofensivo para humanos e animais, mas eficaz contra infecções fúngicas. O albit é usado como estimulante de crescimento. Além disso, o fungicida tem um efeito positivo na produtividade das culturas.
Bravo
O clorotalonil é o ingrediente ativo deste produto, que elimina os patógenos causadores da requeima e do oídio. O Bravo é resistente a variações de temperatura e mantém sua eficácia por duas semanas. Pode ser combinado com outros fungicidas.
Baktofit
É utilizado para proteger culturas de flores e frutos contra doenças fúngicas. É mais eficaz em clima frio. É importante manter um intervalo de 5 a 6 dias entre as aplicações.
Bona Forte
Utilizado em plantas de interior. O tratamento consiste em várias etapas: aplicação, fertilização e estímulo ao crescimento. O fungicida combate os patógenos do oídio e da ferrugem. Vendido em ampolas de 2 ml.

A linha de produtos Bona Forte para plantas
Gamair
É utilizado em flores, frutos e bagas. Está disponível em comprimidos. Um comprimido de Gamair deve ser dissolvido em 5 litros de água.
Para eliminar os patógenos, a planta deve ser tratada 3 vezes, com um intervalo de uma semana entre cada aplicação.
Máxima
Está disponível em ampolas de 2 ml. Uma ampola de "Maxim" deve ser diluída em 2 a 3 litros de água. A aplicação é feita por irrigação do solo ou por pulverização das partes aéreas da cultura.
Estroboscópico
O produto vem em grânulos que se dissolvem rapidamente em água. 4 ml de grânulos devem ser diluídos em 10 litros de água. "Strobi" pode ser usado até mesmo durante o período de floração. Além disso, seus componentes são completamente inofensivos para humanos, animais e abelhas.
Tricoderma
Possui um efeito benéfico no sistema radicular das plantas, estimulando os processos vegetativos. A tricodermina contém esporos fúngicos que, quando liberados no solo, destroem aproximadamente 50 espécies de bactérias patogênicas.

A tricodermina tem um efeito benéfico no sistema radicular das plantas.
Tricófito
Eficaz no combate ao mofo cinzento. Disponível em suspensão. Para o tratamento, dilua 25 g do produto em um litro de água aromatizada. Pulverize a folhagem ou regue a zona radicular com a solução.
Fitosporina M
Adequado para uso em cultivos de jardim, interiores e estufas. Disponível em pó, pasta e líquido. Efeito imediato após a aplicação.
contato sistêmico
Esses fungicidas são considerados os mais eficazes, pois atuam tanto externa quanto internamente.
Alirin
Disponível em comprimidos. Para irrigação, recomenda-se diluir dois comprimidos de Alirin em 10 litros de água. Para pulverização, a solução deve ser mais concentrada – dois comprimidos por litro de água.
Vectra
É utilizado para fins preventivos e para o tratamento de fungos fitopatogênicos. A dosagem recomendada é de 0,3 ml do produto para cada litro de água.
Vitaros
Disponível em ampolas de 2 ml e frascos de 10, 50 e 100 ml, o Vitaros elimina fungos superficiais e internos.
Fitolavina
Utilizado para prevenir a podridão radicular. Disponível em ampolas e frascos. O produto é inofensivo para plantas e humanos. Após a pulverização, penetra no tecido vegetal com bastante rapidez.
Contendo cobre
São considerados um dos fungicidas mais eficazes, utilizados tanto para fins preventivos quanto para o tratamento de infecções fúngicas graves.
Pico Abiga
O produto contém oxicloreto de cobre. Quando exposto a fungos, a substância libera cobre puro, que inibe o crescimento de microrganismos patogênicos. "Abiga Peak" é utilizado no tratamento de vinhas, plantas medicinais e culturas frutíferas.
Mistura bordalesa
O produto contém cal, sulfato de cobre e água. É eficaz na proteção de melancias, melões, cebolas e beterrabas. Ao preparar a mistura em casa, é importante manter as proporções corretas. O excesso de qualquer um dos componentes pode causar queimaduras na planta.
Curto
Utilizado principalmente em pepinos e batatas, controla oídio e requeima. O "Kurzat" possui um nível moderado de toxicidade, por isso é importante tomar precauções ao manuseá-lo.
Sulfato de cobre
O produto é apresentado em pó e deve ser preparado como uma solução. A dosagem para cada planta é estritamente individual. Leia atentamente as instruções antes de usar.

O sulfato de cobre é produzido na forma de um pó cristalino azul.
Ordan
Está disponível na forma de um pó leitoso, em um volume de 25 g. Para tratar doenças fúngicas, dilua o conteúdo de 1 pacote em 5 litros de água.
Ao preparar a solução, é importante mexer bem o pó até que esteja completamente dissolvido.
Lucro Ouro
O principal componente, o cimoxanil, é rapidamente absorvido pelo tecido vegetal. A famoxadona, um ingrediente igualmente ativo, permanece na superfície. O produto é vendido em grânulos que devem ser dissolvidos em água.
Oxicromo
Disponível em embalagens de 4g. Para tratar a planta, dissolva o conteúdo do sachê em 2 litros de água. Recomenda-se pulverizar a cada duas semanas.
Lar
O produto é composto por oxicloreto de cobre e está disponível em pó, em sachês de 20 g e 40 g. Para usar, dissolva 40 g do produto em 10 litros de água. Recomenda-se pulverizar as plantações da horta pelo menos cinco vezes, com um intervalo de duas semanas entre as aplicações.
Informações sobre os tipos de fungicidas são úteis não apenas para iniciantes, mas também para jardineiros experientes. Dependendo da gravidade da infestação nas plantas, você poderá fazer a escolha certa.



