Hom: instruções de uso de um fungicida preventivo e terapêutico
Contente
Propriedades farmacológicas do fungicida "Hom"
Quem tem jardim ou trabalha com plantas conhece em primeira mão as propriedades curativas do "Homa". É amplamente utilizado para prevenir e tratar infecções fúngicas.

Vídeo "Preparativos contra doenças de plantas"
Neste vídeo, um especialista explicará quais preparações podem proteger as plantas de doenças.
Prescrição do medicamento
O medicamento "Hom" pode ser usado não apenas para tratar árvores frutíferas no jardim, mas também para plantas ornamentais cultivadas em ambientes internos e externos. "Hom" é indicado para pulverização em hortaliças e raízes. Este tratamento é especialmente importante para culturas sensíveis como uvas e pêssegos.
De acordo com as instruções de uso do "Khoma" e avaliações de usuários, ele é utilizado para a prevenção e o controle de doenças como o enrolamento das folhas, antracnose, míldio, sarna, míldio tardio, mancha marrom e podridão.
Composição e mecanismo de ação
O nome do medicamento é uma abreviação de seu principal ingrediente ativo, o oxicloreto de cobre. O pó verde molhável é um hidrato cristalino — o ingrediente ativo está ligado a quatro moléculas de água. Portanto, o medicamento é eficaz no tratamento de doenças, mas é menos perigoso para animais de sangue quente do que outros medicamentos que contêm cobre.
Quando as moléculas de oxicloreto de cobre penetram nos microrganismos, elas têm um efeito destrutivo na mineralização da matéria orgânica. Como resultado, a morte celular é inevitável. É importante ressaltar que os microrganismos não desenvolvem imunidade nem se acostumam ao produto.
O cloreto de cobre cristalino não é solúvel em água ou outros líquidos orgânicos e não é afetado por altas temperaturas e pela luz solar. É facilmente removido pela chuva e neutralizado por álcalis.
Contraindicações de uso
A fórmula do fungicida é eficaz apenas sob condições específicas de aplicação. Portanto, "Hom" não deve ser usado durante o período de crescimento ativo ou em temperaturas acima de 30°C. Não utilize o produto após o prazo de validade.
Vantagens e desvantagens dos fungicidas
O oxicloreto de cobre tem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração.
- Adequado para combater um grande número de doenças de culturas frutíferas, de bagas, hortaliças e plantas ornamentais;
- Pode ser utilizado para fins terapêuticos e preventivos;
- Caracterizada por um alto grau de “tolerância” a outras substâncias;
- Prático e fácil de usar;
- Baixo custo e fácil de adquirir.
- facilmente neutralizado pela precipitação e irrigação abundante;
- Não penetra no tecido vegetal, sendo, portanto, praticamente ineficaz em casos de infecção fúngica profunda;
- Antieconômico: é necessária uma grande quantidade de solução para o tratamento completo;
- Pode causar corrosão metálica.
Como usar
A eficácia do produto depende inteiramente do cumprimento rigoroso das instruções de uso. A dosagem e os procedimentos de aplicação variam de acordo com a finalidade (jardinagem, horticultura, plantas ornamentais).
Preparação de uma solução de trabalho
Recomenda-se preparar a solução imediatamente antes do uso. Evite usar recipientes de metal, pois a solução pode causar corrosão. O preparo da solução é bastante simples: selecione e meça a dose necessária de "Homa" (consulte a tabela nas instruções) e dilua-a com uma pequena quantidade de água. Em seguida, adicione o restante do líquido necessário à solução resultante, mexendo constantemente.
Para que o medicamento fixe melhor e dure mais tempo, você pode adicionar uma pequena quantidade de leite (aproximadamente 1% da solução total).
Tempos de processamento
As culturas devem ser pulverizadas durante o período de crescimento. A única exceção são as culturas ornamentais, que só podem ser tratadas antes ou depois do período de crescimento ativo.
Antes de pulverizar, verifique a previsão do tempo (sem precipitação). Um dia claro, sem vento e com temperatura em torno de 20–23°C é o ideal.
A solução preparada não pode ser armazenada – ela é adequada apenas para um período de tempo muito limitado.
Regras para o processamento de diversas culturas
- Este produto protege hortaliças e raízes contra míldio, antracnose, murcha bacteriana, requeima, macrosporiose, cercosporiose e mancha parda. A solução deve ser preparada na proporção de 40 g para 10 litros de água. O tempo de ação é de 2 a 5 dias para pepinos e tomates e de 20 a 28 dias para outras culturas.
- Culturas de frutas e bagas – contra sarna, moniliose, clusterosporium, míldio, antracnose e enrolamento das folhas. Para o tratamento, dilua 40 g de "Homa" em 10 litros de água. O tempo de ação varia de 20 dias a um mês. O consumo da solução depende da cultura específica.
- Flores – contra ferrugem e manchas: 30–40 g por 10 litros de água.

Compatibilidade com outros medicamentos
De acordo com as instruções do "Hom", inseticidas, pesticidas e fertilizantes podem ser usados simultaneamente com ele. A combinação ideal é com pesticidas orgânicos. A queima das folhas é improvável com essa combinação, e a eficácia é mais prolongada. Não é recomendável combiná-los com álcalis e cal.
Precauções de segurança ao trabalhar com fertilizantes químicos
Embora o "Hom" não seja tão perigoso quanto outros pesticidas, ainda assim é importante seguir estas regras ao utilizá-lo:
- Utilize equipamentos de proteção individual e vestuário especial;
- Não utilize perto de corpos d'água ou apiários;
- Não beba, coma ou fume enquanto estiver a trabalhar com a droga;
- Não prepare nem armazene o medicamento em utensílios de cozinha;
- Isolar os animais de estimação durante o tratamento;
- Caso a solução entre em contato com partes expostas do corpo ou com os olhos, enxágue-os com água corrente por pelo menos 10 minutos. Se entrar em contato com o corpo pela boca, beba bastante água ou um copo de leite.
Regras de armazenamento
Armazene o medicamento em local escuro e seco, fora do alcance de crianças e animais, e longe de fontes de ignição. Não armazene "Hom" perto de medicamentos, alimentos ou ração animal. A data de validade está indicada na embalagem (para temperaturas de -5 a +30°C).
Prevenir é sempre melhor que remediar. Por isso, recomendamos o uso do fungicida "Hom" como medida preventiva, para que você tenha a tranquilidade de uma colheita futura saudável.



