Kornevin para estimular o crescimento das raízes: uso eficaz no jardim e em casa.
Contente
Composição do medicamento "Kornevin"
O ingrediente ativo desta biocomposição estimulante das raízes é o ácido indolbutírico. Ele contém fitohormônios auxínicos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento das raízes das plantas.
Quando o produto entra em contato com a flor, irrita os tecidos subjacentes que cobrem o caule e as estacas, estimulando a formação de novas células jovens. Ao atingir o solo, o ácido é convertido no fitohormônio heteroauxina, que promove o desenvolvimento de novas raízes.

A substância ativa do medicamento é o ácido indolbutírico.
Além do ácido indolbutírico, o Kornevin contém elementos químicos presentes em fertilizantes minerais e orgânicos essenciais. Portanto, a combinação do fertilizante com o produto apresenta nuances próprias.
O potássio e o fósforo presentes no produto proporcionam enriquecimento mineral, o que intensifica a fotossíntese e melhora o metabolismo de oxigênio e carboidratos. O molibdênio fornece a quantidade necessária de vitaminas, caroteno e ácido ascórbico. O manganês atua como antisséptico, fortalece e promove um crescimento vigoroso.
Vídeo: "Bioestimulador "Kornevin" - benefício ou malefício?"
Este vídeo explica as vantagens e desvantagens deste medicamento.
Para que serve?
Recomenda-se o uso de estimulantes de crescimento nos seguintes casos:
- Ao plantar estacas, incluindo as lignificadas, em um local de cultivo permanente;
- ao cultivar mudas a partir de sementes;
- a fim de aumentar a produção de alguns vegetais, frutas e bagas autopolinizáveis;
- para estimular o crescimento de brotos laterais em bulbos ornamentais;
- com o objetivo de acumular nutrientes e fortalecer o sistema radicular de flores ornamentais (por exemplo, para fortalecer o sistema radicular das rosas antes do inverno);
- ao enxertar estacas para um enxerto bem-sucedido de garfos;
- Para salvar e restaurar plantas exóticas valiosas (por exemplo, orquídeas).
O tratamento de sementes para melhorar os resultados da germinação é inútil.
Efeito na planta
O uso de um bioestimulante não só promove a formação de novas raízes, como também estimula o crescimento celular, o que facilita a rápida recuperação de danos mecânicos. "Kornevin" promove o enraizamento bem-sucedido de mudas e plantas jovens, além de estimular o desenvolvimento adequado do sistema radicular.

O uso de um bioestimulante promove a formação de novas raízes.
Os ingredientes ativos e elementos químicos fornecem todos os nutrientes necessários para que a planta possa lidar com condições climáticas e meteorológicas adversas: frio, seca, excesso de umidade, flutuações de temperatura, etc. O ácido indolbutírico acelera significativamente a formação de novos tecidos, o que promove rápida cicatrização e desenvolvimento.
Vantagens e desvantagens
"Kornevin" possui diversas vantagens que permitem que o medicamento seja utilizado em quase todos os casos relacionados ao crescimento e à recuperação de culturas agrícolas e plantas ornamentais de interior.
- Promove o enraizamento de plantas no jardim, na horta e em casa;
- contribui para o aumento da produtividade agrícola;
- Fortalece a imunidade da planta para aumentar a resistência a condições ambientais adversas;
- Restaura plantas moribundas que sofreram danos mecânicos ou cuidados inadequados;
- Fortalece as raízes e promove o aumento do tamanho dos frutos;
- Uma solução concentrada e potente do produto auxilia no combate às ervas daninhas.
- A ação de uma solução aquosa nem sempre produz o efeito desejado;
- Não é adequado para o controle total de ervas daninhas;
- A sobredosagem pode ter o efeito oposto;
- Não é seguro para humanos ou animais, portanto, precauções devem ser tomadas ao manusear as plantas.
Contrariamente à crença popular, este produto tem pouco efeito benéfico na germinação das sementes. No entanto, ao usar um bioestimulante, também é preciso considerar suas desvantagens.
Instruções de uso
Kornevin pode ser usado tanto seco quanto em solução aquosa. No entanto, deve-se levar em consideração o uso pretendido, bem como o fato de que uma solução aquosa nem sempre produz o efeito esperado.
Aplicação de solução aquosa
Prepare uma solução aquosa na proporção de 1 g do produto para 1 litro de água morna. A água deve estar morna, de preferência a cerca de 36 °C. Misture bem os ingredientes até que o pó esteja completamente dissolvido na água. Deixe os tubérculos, bulbos e sementes de molho na solução por 24 horas. Em seguida, o material poderá ser enraizado no solo.
Ao plantar mudas e plantas jovens, despeje a solução nos buracos e regue as mudas novamente 20 minutos após o plantio. A quantidade de solução depende do tamanho das plantas: até 3 litros para árvores e arbustos grandes, 300 ml para arbustos pequenos e 50 ml para mudas de flores e hortaliças.
Aplicação a seco
Utilizar o produto em sua forma pura é ainda mais fácil: basta polvilhar o pó sobre as raízes das plantas. O pó também pode ser misturado com carvão ativado triturado. Nesse caso, a mistura também atuará como desinfetante.
Para fazer estacas, mergulhe a superfície cortada no pó e depois deixe de molho em água. Remova qualquer resíduo de pó antes de plantar.
Recomenda-se tratar os enxertos com a preparação em combinação com um fungicida para estimular as propriedades protetoras da planta.

Tratamento de estacas de gerânio com Kornevin
Para tratar o material de plantio, você deve seguir rigorosamente as doses recomendadas e o método de preparo da solução:
|
Nome das culturas |
Preparação da solução |
Tempo e dose de exposição |
|
Bulbos, tubérculos, rizomas |
5 g por 5 litros de água morna |
18h |
|
mudas de árvores |
5 g por 5 litros de água morna |
Regar cada planta com 2 litros de água. |
|
Arbustos frutíferos e ornamentais |
Diluição: 5 g por 5 l |
Regar cada buraco com 350 ml |
|
mudas de hortaliças |
Diluição: 5 g por 5 l |
Regar a raiz com 50 ml da solução preparada. |
|
Mudas de flores e gramíneas ornamentais |
Diluição: 5 g por 5 l |
Regar na raiz com 40 ml de solução diluída. |
Medidas de precaução
Conforme mencionado anteriormente, o Kornevin é perigoso para a saúde humana e animal e é classificado como classe de risco 3. Portanto, ao tratar plantas, especialmente ao usar uma solução aquosa, é importante seguir as seguintes regras:
- Utilize equipamento de proteção individual e vestuário fechado especial;
- Após o tratamento, lave bem todas as áreas da pele que possam ter entrado em contato com a preparação e enxágue a boca;
- Durante a preparação e o processamento da droga, é proibido beber, fumar e comer;
- A embalagem deve ser colocada em um saco e levada para um recipiente de lixo específico;
- Para preparar a solução, você deve usar recipientes próprios para esse fim e excluir completamente a possibilidade de usá-los para alimentos no futuro.

Ao trabalhar com um bioestimulante, é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual.
Compatibilidade com outros medicamentos
Kornevin pode ser usado com outros produtos químicos, principalmente fungicidas e inseticidas. No entanto, é melhor testar antes do uso: misture quantidades iguais dos componentes em pequenas doses. Se não houver formação de sedimentos, a mistura é segura para uso. Caso contrário, considere encontrar um substituto.
O medicamento deve ser combinado com fertilizantes somente sob recomendação de um especialista.
Condições de armazenamento e prazo de validade do medicamento
Recomenda-se armazenar o medicamento fora do alcance de crianças e animais, protegido da luz solar direta. A temperatura não deve exceder 25°C.
O prazo de validade de uma embalagem fechada é de 3 anos. Após aberto, o Kornevin deve ser armazenado em um recipiente especial, protegido da umidade e do ar.
Recomendamos adquirir apenas a quantidade de produto necessária para o tratamento, que será utilizada imediatamente, e seguir rigorosamente as instruções de uso.



