Estimulador de formação de frutos Bud: instruções de uso, composição e mecanismo de ação.
Contente
Descrição da droga "Bud"
O produto universal "Bud" é um ativador de crescimento biológico moderno para plantas cultivadas e ornamentais. É produzido pela Technoexport, empresa que faz parte da marca Green Belt, bem conhecida entre os jardineiros.
"Buton" é um pó cinza. Está disponível em sachês hermeticamente fechados de 2g e 10g.

O medicamento "Bud" é usado no tratamento de frutas e plantas ornamentais.
Vídeo: "O Estimulador de Formação de Frutos em Ação"
Este vídeo descreve o medicamento e explica como usá-lo.
Composição e propósito
"Bud" é usado para reduzir o número de flores estéreis, regular a formação de ovários e frutos e estimular o crescimento e desenvolvimento de culturas agrícolas. Não foi detectado nenhum impacto negativo na viabilidade das plantas.
O medicamento contém os seguintes componentes:
- Sal sódico de ácidos giberélicos – estimula o amadurecimento dos frutos e aumenta a produtividade;
- humatos – vitaminas úteis e nutritivas, micro e macroelementos, poli e monossacarídeos;
- Os microelementos boro, cobre e manganês melhoram o processo de fotossíntese, aumentam a resistência a patógenos e controlam a perda de ovários.
Mecanismo de ação
O bioestimulante pode ser usado na irrigação e pulverização de plantas frutíferas e ornamentais cultivadas, bem como na imersão de sementes e tubérculos antes do plantio. O ácido giberélico de sódio e outros componentes auxiliares são especialmente essenciais para as plantas durante o período de crescimento e desenvolvimento vegetativo. O enriquecimento de sementes e tubérculos com nutrientes e substâncias benéficas aumenta a taxa de germinação das culturas. As culturas maduras tornam-se mais resistentes.
Benefícios do estimulador de crescimento
Com relação aos benefícios da utilização do produto, vale a pena destacar os seguintes fatores:
- Aumentar a porcentagem de germinação das culturas e a taxa de sobrevivência de mudas e árvores jovens;
- aumento na produtividade das colheitas (em 20–35%);
- Aumentar a resistência à seca e à geada;
- aumento da resistência a patógenos de infecções fúngicas, bacterianas e virais;
- redução do período de maturação dos frutos;
- Melhorar as características comerciais e de sabor da cultura;
- Aumentar a porcentagem de vitaminas e minerais nas frutas.

Aumentar a porcentagem de germinação das culturas é uma das vantagens do "Bud".
Instruções de uso
O bioestimulante de crescimento "Bud" está disponível em diversas apresentações. Esses produtos são formulados para aumentar a frutificação, estimular a floração e a formação de ovários em várias hortaliças, plantas de jardim e plantas de interior.

Tabela: taxas de consumo do estimulador de formação de frutos
Estimulador de formação de frutos
A forma mais popular desse produto biológico é o "Estimulador de Formação de Botões e Frutos". Ele é utilizado no tratamento de sementes e na pulverização de diversas culturas de hortaliças, frutas e flores.
O conteúdo do pacote deve ser dissolvido em água morna. A dosagem da solução preparada e sua concentração podem variar significativamente.
- Macieira – 2 litros de água e 2 g do produto. Para pulverizar uma árvore adulta, serão necessários de 2,5 a 3 litros da solução preparada; para uma árvore jovem, 1 litro.
- Damasqueiros, cerejeiras e groselheiras – 2 litros de água e 2 g de pó. Cada planta (jovem ou adulta) requer de 1 a 1,5 litros da solução estimulante preparada.
- Uvas e morangos – 100 litros de água e 2–4 g do produto. Para tratar 100 m² de vinhedo ou plantação de morangos, utilize 4 litros de líquido.
- Cebolas – 2 litros de água e 4 g de ativador. Essa quantidade de solução é suficiente para pulverizar 50 m² de jardim. Esse procedimento deve ser realizado quando as cebolas estiverem brotando.
- Repolho – 2 litros de água e 2–3 g de produto. O tratamento é realizado durante a fase de floração, quando a 6ª, 7ª e 8ª folhas estiverem se formando. Para um canteiro de 50 m², serão necessários aproximadamente 2 litros de concentrado diluído.
- Batatas – 2 litros de água e 2–4 g de estimulante. Para tratar 100 kg de tubérculos-semente, prepare 1 litro de solução. Para pulverizar os canteiros durante a floração (100 m²), serão necessários pelo menos 4 litros do estimulante de frutificação.
Para pepinos, abobrinhas e abóboras.
Para aumentar as taxas de germinação, recomenda-se mergulhar as sementes de pepino, abóbora e abobrinha em uma solução de Bud por 8 horas. Para preparar a solução estimulante de crescimento, você precisará de 200 a 250 ml de água e 5 g de pó seco.
O processamento de abóboras, pepinos e abobrinhas é realizado três vezes por temporada:
- após a formação da primeira lâmina foliar;
- na fase de formação da inflorescência;
- na fase inicial da formação do ovário.
Para tomates, pimentões e berinjelas.
A solução preparada (2 litros de água e 2 gramas do produto) é suficiente para tratar 40 m² de jardim ou estufa. A primeira pulverização em tomates, berinjelas e pimentões é feita durante a fase de formação dos botões, seguida de pulverizações subsequentes durante a floração do primeiro, segundo e terceiro cachos.
O não cumprimento dos prazos acima resultará na ausência de resultados com o ativador de frutificação.
Para flores de jardim e de interior.
O tratamento de flores de jardim e de interior com "Bud" aumenta a vitalidade das plantas, protege-as de infestações ativas de pragas e prolonga o período de floração.
Para cada 2 litros de água, aplique 2 g de pó concentrado. Aplique durante as fases de floração e formação de botões, bem como no plantio/replantio das flores. Em casos raros, o Uniflor Bud pode ser usado como substituto.
Classe de risco e precauções
O estimulador biológico de crescimento vegetal é classificado como um produto moderadamente tóxico — grupo de risco 3. O ativador de frutificação deve ser usado estritamente conforme as instruções. Qualquer solução preparada restante ou a embalagem original não devem ser armazenadas. O produto e a embalagem devem ser descartados.
O manuseio do "Buton" requer o uso de equipamentos de proteção individual. Isso inclui roupas de proteção, respirador, óculos de segurança e luvas. Caso o produto entre em contato com mucosas ou pele, lave imediatamente a área afetada com água e sabão e enxágue abundantemente com água corrente.
Após terminar o trabalho, você precisa trocar de roupa, lavar bem as mãos com sabão de lavar roupa, lavar o rosto e enxaguar a boca com água.

Trabalhar com um bioestimulante exige o uso de equipamento de proteção individual.
Data de validade e condições de armazenamento
O prazo de validade garantido do estimulador de crescimento biológico é de 24 meses a partir da data de fabricação indicada na embalagem. Segundo jardineiros, o armazenamento inadequado faz com que o produto perca suas qualidades originais e propriedades biológicas.
Armazene "Bud" em um saco hermeticamente fechado. A faixa de temperatura recomendada é de -30 a +30 °C. Armazene em local seco e bem ventilado. Evite a exposição direta à luz solar. Observe que produtos à base de substâncias químicas representam um sério risco para crianças e animais de estimação.
Qualquer fertilizante, incluindo o bioestimulante Bud, deve ser usado com moderação. Aumentar a concentração da solução, a dosagem incorreta e o não cumprimento dos cronogramas de aplicação podem afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento da planta.



