O que usar para adubar os rabanetes nas fases de plantio e crescimento.
Contente
Por que precisamos de fertilizantes?
Por que é recomendado usar fertilizante para rabanetes cultivados em ambientes internos? Você precisará dele para acelerar o crescimento e o desenvolvimento da planta. Além disso, raízes em solo fertilizado sempre crescem maiores e mais saborosas. O excesso de fertilizante também é indesejável. O uso excessivo de diferentes fertilizantes pode ter o efeito contrário. Portanto, é recomendável aprender as técnicas básicas para fertilizar rabanetes cultivados em ambientes internos na sua horta.
Primeiramente, preste atenção às condições gerais do solo. Se você aplicou fertilizante no solo no outono ou no início da primavera, imediatamente antes de plantar as sementes, não precisa se preocupar com adubação adicional. No entanto, se você não realizou esse procedimento no passado, certifique-se de fertilizar o solo durante o processo de cultivo de lavouras agrícolas.
No entanto, fique de olho na velocidade e intensidade do crescimento dos seus rabanetes cultivados em casa. Se você notar que os caules e as folhas do seu vegetal estão crescendo vigorosamente, é bem possível que haja excesso de fertilizante nitrogenado no solo. Como remediar isso? Adicionando fósforo e potássio. Para isso, misture superfosfato ou sulfato de potássio com água. Você também pode adicionar um pouco de cinzas de madeira peneiradas (elas estimulam o crescimento dos rabanetes cultivados em casa).
Digamos que você perceba que as folhas dos seus rabanetes estão murchas, pálidas e sem vida. Isso indica claramente uma deficiência de nitrogênio no solo. Como resolver esse problema? É bem simples: você precisa fazer uma adubação única com ureia. Para isso, basta adicionar uma colher de chá da mistura a um balde com água, e a planta começará a crescer vigorosamente imediatamente.
Adubação na fase de plantio
Como fertilizar eficazmente o solo onde se cultivam rabanetes, independentemente da variedade? Embora esta cultura tenha conquistado a reputação entre os agricultores russos como uma planta de fácil cultivo e uma das primeiras a dar frutos maduros nas hortas, é fundamental compreender a questão da fertilização. A fertilização dos rabanetes é essencial não só durante a fase de crescimento, mas também imediatamente após o plantio. Isto é especialmente importante para os agricultores que se esquecem de fertilizar o solo antes da sementeira. Que aspetos incluem esta fase de cuidado da planta?
- Idealmente, se você decidir cultivar rabanetes em sua horta na primavera, deve pensar em fertilizar o solo no outono. Recomenda-se adicionar húmus, sal de potássio e superfosfato ao solo. Essa mistura complexa fornecerá ao solo tudo o que ele precisa.
- Imediatamente antes de semear, é aconselhável aplicar outro fertilizante. Para isso, primeiro revolva bem o solo, depois adicione húmus ou composto, além de cinzas de madeira, ureia e superfosfato duplo. Não é necessário incluir todos esses componentes na mistura de nutrientes; use os que preferir.
Lembre-se: após aplicar fertilizante no solo (seja no outono ou no início da primavera), é fundamental afofá-lo bem. Para isso, utilize um ancinho. Isso distribuirá o fertilizante uniformemente e o solo absorverá os nutrientes com mais eficiência.
Fertilizantes na fase de crescimento
Os agricultores nem sempre preparam as sementes adequadamente para o plantio. Na maioria dos casos, os rabanetes precisam ser fertilizados durante a fase de crescimento ativo, principalmente se as sementes não foram tratadas antes do plantio e o solo da horta não foi adubado. O que fazer nesse caso e como garantir uma adubação de solo de alta qualidade?
- Digamos que os caules e as folhas dos seus rabanetes tenham ficado pálidos com o tempo. Nesse caso, provavelmente estão com falta de nitrogênio. Ao usar este procedimento enquanto cultiva seus rabanetes na horta, você pode reiniciar a fotossíntese.
- O oposto também pode acontecer. Às vezes, o solo fica tão saturado de nutrientes que a parte vegetativa da planta se desenvolve vigorosamente, enquanto as raízes dos vegetais crescem pouco. Como isso pode ser corrigido? Uma mistura de nutrientes com potássio e fósforo é uma boa solução para jardineiros.
Jardineiros iniciantes costumam acreditar que a fertilização é o passo mais importante no cultivo de rabanetes em ambientes internos e que os resultados dependem exclusivamente disso. No entanto, na realidade, esse não é o único fator importante.
Para obter uma colheita abundante de rabanetes, recomenda-se também prestar atenção a alguns pontos adicionais:
- As sementes devem ser embebidas antes da semeadura. Na maioria das vezes, os jardineiros usam uma solução fraca de permanganato de potássio, mas deixar as sementes de molho em água também é considerado uma alternativa;
- É muito importante também prestar atenção aos vegetais e raízes que você cultivou na sua horta antes de plantar rabanetes. As opções recomendadas incluem pepinos, tomates, batatas e leguminosas. Não é recomendável plantar rabanetes em uma horta onde você cultivou repolho, nabo ou raiz-forte na última temporada — essas culturas são muito semelhantes e, portanto, requerem quantidades similares de nutrientes.
- Certifique-se de semear as sementes dentro do prazo especificado;
- Outro aspecto importante dos cuidados é a rega regular das plantas.
Sabendo como adubar os rabanetes, bem como seguindo outros princípios básicos de cultivo, você obterá bons resultados.
Controle de pragas e doenças
Para cultivar rabanetes no seu jardim sem esforço, é recomendável aprender não apenas os requisitos básicos de fertilização, mas também algumas outras coisas. Todo jardineiro deve saber como proteger suas plantas de pragas e diversas doenças. Entre as muitas pragas, os grilos-toupeira e os besouros-pulga das crucíferas podem causar os maiores danos aos rabanetes.
A segunda opção é a mais perigosa para as culturas agrícolas. O problema é que esses insetos atacam as sementes imediatamente após o plantio. Se não forem tratados antes da semeadura, você pode nunca ver brotos verdes. Portanto, durante e imediatamente após a semeadura, é uma boa ideia pulverizar as mudas ou os brotos verdes recém-emergidos com uma solução de cinzas de madeira, sabão de lavar roupa e água purificada. Aplique essa solução nos rabanetes e pragas como a pulga-da-terra não conseguirão prejudicar a planta.
De modo geral, não há necessidade de se preocupar com doenças que afetem os rabanetes cultivados em casa. Essa planta raramente adoece. No entanto, entre os problemas mais comuns estão:
- Queima bacteriana. Trata-se de uma doença fúngica que causa a morte das folhas da planta e o aparecimento de uma substância viscosa, semelhante à podridão, nas próprias raízes;
- Oídio. Inicialmente, uma camada branca aparece nos caules e folhas, mas eventualmente o sistema vegetativo da planta simplesmente fica preto e morre;
- Hérnia das crucíferas. Esta doença é causada por bactérias. Qual o perigo desta infecção? Inchaço e crescimento de protuberâncias aparecem nas plantas. Como resultado, os rabanetes podem escurecer e murchar antes mesmo de as raízes se formarem;
- Canela-preta. Inicialmente, manchas amarelas aparecem nas folhas e caules da planta. Mas, se nenhuma providência for tomada rapidamente, as folhas se enrolam e o próprio caule fica preto na base.
Cuide bem das suas mudas de rabanete desde cedo. É fundamental fertilizar o solo antes de plantar as sementes na horta. Embora não exija muito esforço, vale a pena seguir os princípios básicos. Dessa forma, você poderá cultivar uma colheita farta de rabanetes em sua horta sem nenhum trabalho extra.
Vídeo: "Adubação de rabanetes"
Este vídeo vai te ensinar como e com o que fertilizar rabanetes.







