Como plantar rabanetes corretamente e obter uma excelente colheita.

Os rabanetes são os primeiros vegetais da primavera a aparecer, livrando-nos da deficiência de vitaminas. Cultivá-los em sua própria horta é muito mais prazeroso do que comprá-los no supermercado. Você só precisa saber como plantá-los e seguir as instruções de cuidado adequadas.

Seleção e preparação do solo

Os rabanetes devem ser plantados em um local aberto e ensolarado, com solo solto, neutro ou ligeiramente ácido. O preparo do solo começa no outono: limpe a área de restos de plantas, revolva a terra até a profundidade de uma pá, adicione adubo orgânico e, se necessário, calcário ou farinha de dolomita (caso o solo esteja muito ácido). Na primavera, basta espalhar adubo mineral sobre a área e revolver a terra até uma profundidade de 20 cm. Isso deve ser feito assim que o solo descongelar. Você pode cobrir o canteiro com filme plástico — o solo embaixo descongelará e aquecerá mais rapidamente.

O rabanete é o primeiro vegetal da primavera.

Não se pode plantar rabanetes depois de vegetais crucíferos, mas feijões, batatas, tomates e pepinos são boas opções para plantá-los antes.Como o primeiro vegetal da primavera é colhido cedo, mudas de tomate são geralmente plantadas em seu lugar. Alguns jardineiros também plantam rabanetes perto de batatas, cebolas, alho, beterrabas e repolho — essa compatibilidade é benéfica. Observou-se que vegetais de raiz especialmente saborosos amadurecem sob a influência do feijão e, quando plantados perto de alface, não são afetados por pulgões.

Preparação das sementes

Sementes frescas geralmente têm uma taxa de germinação de pelo menos 90%, mas essa taxa diminui com o armazenamento prolongado. Primeiro, descarte quaisquer sementes defeituosas. Para fazer isso, basta colocá-las em um copo e enchê-lo com água limpa. Quaisquer sementes que não afundarem após alguns minutos podem ser descartadas junto com a água.

Em seguida, desinfete as sementes mergulhando-as em uma solução de permanganato de potássio por 20 minutos e, depois, enxaguando-as em água corrente. Alguns jardineiros param por aí, secando-as levemente para facilitar o plantio. Outros as mergulham em uma solução estimulante de crescimento.

Antes do plantio, as sementes de rabanete precisam ser preparadas.

Esse tratamento acelera significativamente a germinação. No entanto, mais frequentemente, as sementes são embebidas em água por 24 horas para estimular a germinação — coloque-as sobre um pano de queijo úmido, cubra com outra camada de pano de queijo e coloque em um local aquecido. No dia seguinte, polvilhe-as com giz ou amido para facilitar o plantio, e a época de semeadura começa.

Métodos de plantio

Os rabanetes são plantados no início da primavera, assim que o solo descongela. Na maioria das regiões, isso ocorre da segunda quinzena de março até meados de abril. Em áreas onde a neve só derrete em maio, utilizam-se mudas.

As variedades europeias de rabanete anual são plantadas na primavera, enquanto as variedades bienais (variedades asiáticas) podem ser semeadas no outono, quando as geadas já começaram. Elas não congelarão durante o inverno, sofrerão estratificação natural, germinarão e, assim que a neve derreter, produzirão uma colheita duas semanas antes.

Sementes em terreno aberto

Na horta, são feitos sulcos com 2 cm de profundidade, deixando 5 cm entre eles e pelo menos 15 cm entre cada par de sulcos. Esse espaçamento impede que as plantas recém-crescidas façam sombra umas às outras. Com o mesmo propósito, as sementes são colocadas individualmente nos sulcos, com 5 cm de distância entre elas, em um padrão escalonado — este é o padrão de semeadura mais comum. Variedades com raízes maiores são plantadas com menos frequência.

As sementes de rabanete são plantadas em um padrão quadriculado.

Os sulcos são regados. Em seguida, as sementes germinadas são colocadas neles manualmente ou com o auxílio de um dispositivo específico. Algumas pessoas colam o material de plantio em tiras de papel com cola, depois simplesmente as colocam sobre o solo e as cobrem. Os sulcos preenchidos são levemente compactados com um rolo ou com as costas de um compactador. É aconselhável cobrir as mudas com turfa de turfa ou serragem, regá-las e cobri-las com filme plástico ou (melhor ainda) tecido não tecido. Remova o filme plástico quando as mudas aparecerem, mas o tecido não tecido pode permanecer até que o clima aqueça – a água, o ar e até mesmo a luz solar penetram nele, permitindo que as plantas emerjam e cresçam ao levantá-lo.

Cultivo de mudas e plantio

Você pode preparar mudas de rabanete em casa: semeie os rabanetes em bandejas de 10 cm de altura, forneça-lhes umidade regular, luz intensa por 12 horas e uma temperatura do ar de 20 °C durante o dia e 10 °C à noite. Como você pode ver, esse tipo de cuidado com o rabanete é simples. É uma boa ideia diminuir a temperatura para evitar que as mudas fiquem muito compridas e finas caso o plantio seja atrasado.

As mudas de rabanete podem ser preparadas em casa.

O desbaste das plantas pode danificar facilmente as raízes delicadas. Os horticultores fazem bem em simplesmente beliscar as plantas mais fracas rente ao solo, em vez de arrancá-las. As plantas podem ser transplantadas para o jardim sempre que o clima permitir, independentemente da quantidade de folhas. No entanto, o transplante por mudas não é recomendado — mesmo o menor dano às raízes fará com que a planta produza uma haste floral.

Dicas e cuidados adicionais

Plantar e cuidar de rabanetes não exige muito tempo em comparação com o cultivo de outros vegetais. Eles prosperam em ambientes úmidos, quentes e luminosos. Toleram geadas leves, mas se desenvolvem melhor em climas quentes. Precisam de rega frequente, mas sem excesso de água. Às vezes, durante períodos de chuva intensa, o canteiro pode até ser coberto com plástico.

A rega irregular prejudica a cultura de raízes: a rega insuficiente torna-a dura, enquanto a rega excessiva causa rachaduras.

Além disso, o excesso de umidade pode causar apodrecimento. Afofe cuidadosamente o solo entre as fileiras, evitando que a grama cresça demais; como os vegetais amadurecem rapidamente, as ervas daninhas não terão tempo de sufocá-los. A adubação não é necessária se o terreno estiver bem preparado. Caso utilize adubo, use-o com moderação: nitrogênio em excesso resultará em folhagem exuberante e raízes fracas, enquanto potássio em excesso resultará em nabos tortos.

Os rabanetes precisam ser regados regularmente.

Pulverizar com soluções de cinzas, tabaco, cascas de cebola e alho com sabão proporciona excelente proteção contra pragas. Você pode cultivar suas próprias sementes durante o verão, replantando 2 a 3 plantas. O clima determinará quantas vezes você poderá colher por temporada: você pode semear novamente quando a temperatura não ultrapassar 26°C e houver 12 horas de sombra por dia.

Vídeo: Plantando rabanetes

Este vídeo vai te mostrar como plantar rabanetes corretamente.

Pera

Uva

Framboesa