Cultivo da variedade de rabanete Sora, de maturação precoce.
Contente
Características da variedade
A variedade de rabanete precoce "Sora" amadurece três semanas após a germinação e pode ser cultivada de março a outubro, desde que março traga a verdadeira primavera com o derretimento da neve. A "Sora" pode ser semeada agora em uma área livre de neve, onde o solo esteja aquecido a uma profundidade de 3 a 5 cm. Esta variedade tolera bem geadas recorrentes e é resistente ao frio. Também suporta facilmente o calor do verão, não espigando após as temperaturas subirem acima de 25 graus Celsius. Quando cultivada no verão, recomenda-se sombreá-la para reduzir ligeiramente as horas de luz solar. Produz uma excelente colheita tanto em campo aberto quanto sob cobertura plástica.
Esta planta, com uma roseta compacta de folhas verde-escuras, delicia-se com raízes saborosas, doces e ligeiramente amargas, que se assemelham a um rabanete clássico: redondas, vermelho-escuras, com polpa branca brilhante e um talo longo e fino. Os frutos arredondados são quase uniformes em tamanho, com cerca de 4 cm de diâmetro, e pesam entre 30 e 35 g. Mantêm o seu aspeto comercial durante vários dias após a colheita, se armazenados a uma temperatura fresca. Um metro quadrado pode render 2 kg de rabanetes precoces.
Os rabanetes desta variedade não formam espaços vazios, não secam e não espigam se deixados na terra por vários dias após a maturação; podem apenas adquirir um sabor mais ácido. É resistente à maioria das doenças comuns que afetam as plantas da família Brassicaceae e é imune tanto à micose bacteriana quanto ao míldio. Os horticultores elogiam especialmente o rabanete híbrido "Cora f1", mas lembrem-se de que coletar suas sementes é inútil — os descendentes dos híbridos não retêm as características das plantas parentais.
Regras para semeadura e cuidados
A couve-de-bruxelas pode ser cultivada após qualquer outra cultura, exceto seus parentes próximos — rabanete, repolho e, claro, rabanete. Ela prefere solos nutritivos, bem drenados e não ácidos. Para o cultivo na primavera, o canteiro é preparado no outono. Após a colheita da cultura anterior, o solo é limpo de ervas daninhas, bem revolvido, fertilizado e, se necessário, a acidez e a estrutura do solo são ajustadas. Se o solo for ácido, deve-se adicionar calcário ou farinha de dolomita.
Para solos muito pesados ou compactados, adicione areia, turfa e cinzas de madeira. Não é recomendável fertilizar com esterco fresco, mesmo no outono. É melhor espalhar esterco curtido ou composto, superfosfato e fertilizantes potássicos sobre o canteiro antes de cavar. A escavação distribuirá os fertilizantes uniformemente e os levará até a camada de solo desejada.
Na primavera, assim que o solo descongelar e ainda estiver saturado com bastante água do degelo, coloque as sementes em sulcos preparados a uma profundidade máxima de 2 cm. As plantas devem ser espaçadas de 3 a 5 cm entre si, com 10 cm entre as linhas. Se você adquirir sementes da empresa de melhoramento genético e sementes Poisk, não é necessário deixá-las de molho antes da semeadura; elas já vêm preparadas para o plantio de fábrica.
A melhor colheita ocorrerá na primavera, quando os dias não são muito longos e o ar e o solo estão úmidos. Se a semeadura for feita em março, é melhor cobrir as plantas com plástico ou tecido não tecido, de preferência esticado sobre arcos. As variedades resistentes ao frio não morrerão com o frio, mas crescerão melhor e mais rápido em condições mais quentes.
Se semear muito perto do local de plantio, será necessário desbastar as mudas, e os rabanetes não gostam de ser transplantados tão jovens. Além disso, as plantas transplantadas terão seu desenvolvimento ligeiramente atrasado. Portanto, é melhor e mais econômico semear as sementes diretamente no espaçamento desejado.
Cerca de 10 dias após a germinação, você pode alimentar as mudas com uma solução de verbasco ou esterco de galinha; não há necessidade de repetir a adubação posteriormente. Se o solo não for muito fértil ou não tiver sido adubado previamente, você pode aplicar nitrogênio às mudas com 10 dias de idade e, mais tarde, regá-las com fósforo e potássio, dissolvendo o fertilizante mineral na água. Se o solo for suficientemente fértil, você pode dispensar a adubação adicional.
O cuidado com o rabanete "Sora" envolve capinar e afofar o solo; se estiver muito seco e quente, a rega é necessária. Os rabanetes plantados na primavera geralmente têm umidade suficiente. Os rabanetes plantados no final de maio ou no verão precisarão de rega adicional. Afofar e capinar esses rabanetes é fácil, pois eles têm pequenas rosetas de folhas compactas.
Elas não são suscetíveis a doenças, mas o besouro-pulga das crucíferas pode facilmente privar os produtores de sua colheita. Para evitar isso, trate os rabanetes com uma mistura de pó de tabaco e cinzas de madeira moídas até obter a mesma consistência. Aplique o pó várias vezes, com intervalos de 3 a 4 dias.
Colheita
O rabanete "Sora" amadurece em 20 a 25 dias, e a colheita geralmente é concluída em uma semana ou uma semana e meia. Rabanetes muito maduros não secam nem desenvolvem bolsas de ar, mas não precisam ficar na terra por muito tempo; eles se conservam bem por uma ou duas semanas. Após a colheita, retire as folhas dos rabanetes — elas devem ser aparadas, pois é nelas que ocorre a maior perda de umidade.
Os rabanetes cultivados em agosto e setembro podem ser armazenados por mais de um mês; são colhidos e guardados em local fresco e úmido, como os nabos. Esta variedade pode ser cultivada até a primeira geada. Altamente nutritivos, com um rico conteúdo de vitaminas e micronutrientes, os rabanetes são geralmente muito apreciados na primavera, mas são igualmente saborosos e saudáveis no início do outono. São fáceis de cultivar, exigem pouco esforço e certamente proporcionarão uma colheita abundante.
Vídeo: Cultivando rabanete Sora
Neste vídeo, um especialista explicará como cultivar corretamente a variedade de rabanete Sora.





