Tudo sobre como cultivar rabanete daikon ao ar livre

Você adora rabanete daikon? Este grande tubérculo branco, poeticamente conhecido como "presa de elefante", é comum nas prateleiras dos supermercados. Que tal tentar cultivá-lo você mesmo, em algum lugar nos Montes Urais ou na região de Moscou? Acontece que não é impossível! Hoje, vamos te ensinar como cultivar daikon na sua casa de campo.

Quando plantar

A época ideal para o plantio depende diretamente da sua zona climática e da duração da luz solar. É importante garantir que as horas de luz do dia não ultrapassem 15 horas durante a formação das raízes. Caso contrário, o daikon cultivado ao ar livre fica suscetível ao florescimento precoce. Se estiver plantando mudas já crescidas, a temperatura do ar não deve cair abaixo de 10°C.

O rabanete daikon é um vegetal de raiz grande e branca.

Como escolher o solo

Este tipo de rabanete pode crescer em quase qualquer jardim – a cultura não é particularmente exigente. No entanto, ainda é melhor que o solo seja leve, neutro e com umidade profunda. O canteiro para o plantio de primavera é tradicionalmente preparado no outono. O solo é revolvido e fertilizado com húmus, sulfato de potássio e superfosfato. Uma colheita abundante será obtida se o plantio for feito em um local anteriormente ocupado por pepinos, tomates, batatas, beterrabas ou cenouras.

Instruções passo a passo

O rabanete daikon é cultivado ao ar livre seguindo o seguinte padrão de plantio: mantenha a distância entre as covas dentro de uma mesma linha em 30 cm e entre as linhas em 60 cm. As mudas são plantadas em solo úmido, levemente compactado, e uma camada de cobertura morta protetora pode ser adicionada. Se o risco de geadas leves ainda não tiver passado completamente, certifique-se de cobrir os canteiros de rabanete com uma camada protetora.

Sementes

O ideal é começar o cultivo do rabanete daikon a partir de sementes em julho, pois este é o período ideal em que a luz do dia favorece o desenvolvimento das raízes em detrimento do crescimento da folhagem. Na região de Moscou, é possível semear o rabanete tus-de-elefante até mesmo em agosto – a colheita será mais tardia, mas as mudas precisarão ser cobertas regularmente quando as temperaturas caírem abaixo de 10 °C. Recomenda-se semear mais cedo se o objetivo for cultivar a planta para a produção de sementes.

O melhor período para começar a cultivar rabanete daikon a partir de sementes é em julho.

mudas

Para garantir um melhor estabelecimento e crescimento rápido, experimente semear as sementes em vasos de turfa individuais, em vez de num recipiente comum. Coloque as sementes a 1–2 cm de profundidade e humedeça-as bem. Cubra os vasos com plástico e coloque-os num local quente e escuro. Os primeiros rebentos aparecerão em cerca de uma semana; nessa altura, transfira as mudas para um local luminoso. Cerca de duas semanas antes do plantio, aclimate as mudas, colocando-as ao ar livre por curtos períodos. As mudas podem ser transplantadas para o canteiro quando tiverem dois pares de folhas verdadeiras.

Plantio antes do inverno

O rabanete daikon é convenientemente semeado antes do inverno – assim, a colheita pode ser feita nos mesmos canteiros de onde a safra já foi colhida, e o cuidado consistirá apenas em cobrir as mudas.

Outra vantagem dessa opção é a menor duração da luz solar, o que minimiza o risco de a cultura ficar sobrealimentada. No entanto, há uma desvantagem: as raízes podem não ter tempo suficiente para crescer completamente. As sementes são semeadas em um padrão padrão de 30x60 cm, colocando-se várias sementes em cada orifício umedecido. Após a emergência das mudas, é necessário realizar o desbaste para garantir que as raízes não fiquem amontoadas.

O rabanete japonês (daiko) é uma opção conveniente para semear antes do inverno.

Cuidado

A cultura requer cuidados mínimos: o rabanete cresce bem em campo aberto, necessitando de pouca atenção do jardineiro.

Rega

O solo no canteiro onde a planta está plantada deve ser mantido ligeiramente úmido durante toda a estação de crescimento. Se não houver água suficiente, as raízes não se desenvolverão e a folhagem verde poderá brotar. As próprias raízes ficarão murchas, deformadas e amargas. A frequência ideal de rega é a cada 5 dias.

Fertilizante

As mudas devem ser adubadas pela primeira vez imediatamente após o desbaste, utilizando uma solução fraca de verbasco e ureia. Após 15 dias, pode-se utilizar uma solução nutritiva complexa com baixo teor de nitrogênio.

Tratamento contra doenças e pragas

As mesmas doenças e insetos que afetam outras culturas crucíferas são perigosos para as plantas. O excesso de água pode levar ao aparecimento de lodo bacteriano ou canela-preta.

Para garantir mudas saudáveis, é necessário seguir as regras gerais de cultivo:

  • observar a rotação de culturas;
  • Trate as sementes antes do plantio;
  • Remova as ervas daninhas.

O rabanete daikon pode sofrer da doença da baba bacteriana.

Caso surjam sinais de doenças, você pode tratar os canteiros com produtos como Planriz ou Binoram. O controle de pragas também é útil: cinzas de madeira ajudam a combater pulgões da couve, infusão de pimenta malagueta elimina outros pequenos insetos e calêndulas próximas repelem moscas.

Dicas do jardineiro

Jardineiros experientes desaconselham o uso de esterco fresco como fertilizante para essa cultura, pois isso afetará negativamente o sabor e a aparência da raiz.

Vídeo “Rabanete Daikon”

Neste vídeo, você encontrará dicas úteis sobre como cultivar rabanete daikon.

Pera

Uva

Framboesa