Dicas úteis: Quando fazer picles de repolho de acordo com o calendário lunar para 2025

Na Rússia, é difícil encontrar uma família que não faça conservas de alimentos de vez em quando. Este artigo discute como as fases da lua influenciam as propriedades culinárias do repolho, como escolhê-lo e quando prepará-lo em conserva.

Os benefícios do chucrute para a saúde

O repolho foi trazido para o nosso país da Ásia. Na antiga Coreia e China, descobriu-se que o repolho em conserva mantém suas propriedades benéficas por muito tempo. Eles aprenderam a preservá-lo em grandes quantidades para uso futuro e, mais tarde, quando nossos ancestrais tiveram a oportunidade de experimentar esse prato, ele rapidamente se popularizou na antiga Rússia.

Os benefícios do produto são evidentes na lista de vitaminas e minerais que ele contém. Por exemplo, 100 gramas de "kvashenka" contêm a necessidade diária de vitamina C (na forma de ácido ascórbico). O chucrute também contém:

  • vitaminas dos grupos A, B1 e B2, E, P, K;
  • ferro;
  • fósforo;
  • zinco;
  • iodo;
  • cálcio;
  • magnésio.
Os benefícios do chucrute para a saúde

Cientistas descobriram fibras, pectina e ácidos orgânicos benéficos no produto. Essa combinação ajuda a:

  • reduzir a intoxicação;
  • Melhorar os processos digestivos;
  • ativar o metabolismo.

Além do próprio repolho, é benéfico beber a sua salmoura, obtida a partir do suco do vegetal, que também contém muitas substâncias úteis.

Em muitos países, o kvashenka é um componente tradicional da culinária nacional. É baixo em calorias, então você pode comer o quanto quiser sem ganhar peso.

A melhor época para fazer picles de repolho em 2020

Surpreendentemente, as fases da lua também afetam a qualidade dos produtos à base de repolho. Ao longo de muitos séculos de culinária, observou-se que o sabor de um prato preparado durante a lua minguante é notavelmente inferior. O mesmo ocorre durante a lua cheia e sua fase minguante. Isso se explica pela diminuição da atividade dos microrganismos, cuja atividade influencia o processo de fermentação.

O período ideal é considerado entre o quinto e o sétimo dia após o aparecimento da lua nova no céu.

Como o ciclo lunar tem 28 dias, é importante identificar os períodos mais favoráveis ​​para o preparo de conservas em cada mês. Não apenas os repolhos frescos são adequados para conserva, mas também aqueles que sobreviveram ao inverno até o início da primavera.

Fases da Lua para o primeiro semestre de 2020

Janeiro

A lua estará em fase minguante durante os primeiros 15 dias, portanto, é melhor não fazer nenhum tipo de fermento. A lua nova de janeiro de 2020 ocorre no dia 17, o que significa que os melhores dias serão de 20 a 25 de janeiro.

Fevereiro

No inverno, o corpo humano precisa desesperadamente das vitaminas que o chucrute fornece. No início de fevereiro, a lua minguante entra na fase crescente, entre os dias 18 e 22. Esses são os dias ideais para consumi-lo. O chucrute fresco é perfeito para quem comemora o dia 23 de fevereiro com um banquete farto — a "kvashenka" é considerada há muito tempo a melhor cura para a ressaca.

Marchar

Com a chegada da primavera e o clima mais quente, o repolho armazenado começa a estragar. A lua nova aparece no dia 17 de março, então, assim como em janeiro, a melhor época para processar o repolho é entre os dias 20 e 26.

abril

A lua nova desloca-se ligeiramente para o início do mês. A melhor altura para trabalhar será entre os dias 18 e 23. Se a colheita armazenada já tiver acabado até lá, recomenda-se a compra de variedades de repolho fresco no mercado.

Em abril, o melhor período para conservar repolho em conserva é entre os dias 18 e 23.

Poderia

A lua nova ocorre no meio do mês. O processo de conserva não deve ser iniciado antes desse período; o ideal é começar entre os dias 17 e 22.

Junho

As colheitas de repolho do início do verão ainda estão muito murchas e inadequadas para conserva, embora sejam deliciosas frescas. Se você decidir conservá-las em conserva, o período ideal é entre 16 e 20 de junho.

Julho

É melhor não enlatar alimentos no auge do verão, pois outros alimentos, abundantes nessa época, são ricos em vitaminas. No entanto, para os enlatadores mais dedicados, o horário recomendado é das 15h às 21h.

Agosto

As colheitas frescas do último mês do verão são adequadas para processamento, mas apenas para consumo imediato nos próximos dias; o produto não se conservará por mais tempo. O melhor período para enlatar é considerado entre 14 e 20 de agosto.

Setembro

Neste mês, uma grande variedade de frutas de meia estação amadurece, perfeitas para consumo e armazenamento de curto prazo. A lua nova aparecerá no céu no dia 9, após o que é necessário esperar de 3 a 4 dias e iniciar a colheita entre 12 e 18 de setembro.

outubro

Este é o período em que ocorre a maior parte da atividade dos jardineiros, incluindo a preparação de conservas e a fermentação das colheitas de repolho. Os híbridos tardios, que conservam o sabor por mais tempo, amadurecem em outubro. O processamento ocorre de 10 a 16 de outubro e, se necessário, o período pode ser estendido até o dia 20, durante a lua nova crescente.

O período principal de atividade dos moradores de verão na produção de repolho para conserva ocorre em outubro.

novembro

Este também é um bom mês para esse tipo de trabalho. Os mercados e lojas oferecem abundância de produtos frescos, e os preços caem significativamente. Seria uma pena não aproveitar essa oportunidade se você não conseguiu colher uma quantidade razoável. Os repolhos de novembro são suculentos, maduros e ricos em açúcar. Os dias mais favoráveis ​​para fazer conservas e picles são do dia 9 ao dia 15.

dezembro

A lua nova chega no dia 7, então você pode começar a estocar produtos no dia 9. O prazo final é 20 de dezembro.

Conselho do autor: Embora recomendemos seguir o calendário lunar, não o encare como um dogma. Com os ingredientes certos e as instruções adequadas, o preparo de conservas ou a fermentação certamente resultarão em alimentos nutritivos e deliciosos.
Nome

Como conservar repolho em conserva da maneira correta

Quando preparado incorretamente, em vez de um prato crocante e delicioso, muitas vezes você acaba com uma massa encharcada e desagradável. Conservar repolho em conserva exige não apenas seguir a receita à risca, mas também selecionar cuidadosamente as variedades certas.

A violação das técnicas culinárias afeta negativamente a qualidade do sabor.

Selecionando cabeças de repolho

Evite o repolho precoce, que ainda não se formou e desenvolveu a densidade necessária. Variedades de repolho branco de ciclo médio-tardio e tardio são adequadas. Recomendamos considerar híbridos especificamente desenvolvidos para armazenamento a longo prazo. Estes incluem:

  • Valentina;
  • Genebra;
  • Aniversário;
  • Agressor.

Dentre as variedades, deve-se dar preferência às variedades nacionais. Essas variedades são:

  • Ter esperança;
  • Bielorrusso;
  • Glória;
  • Presente;
  • Inverno de Kharkov;
  • Moscou, tarde.

Ainda na loja, verifique se os repolhos estão firmes, inteiros e elásticos. Os vegetais devem ter um teor de açúcar mais elevado para favorecer a fermentação. É uma boa ideia provar o repolho — ele não deve ter um sabor amargo.

Logo após a colheita, mesmo das variedades de maturação tardia, é melhor não processar as cabeças imediatamente, mas sim deixá-las descansar por alguns meses. Durante esse período, as folhas ficarão mais suculentas e o vegetal absorverá mais açúcares.

Qual sal usar?

O sal é um produto único. Seus diferentes graus de salinidade variam, e por isso os resultados do processamento também variam. O grau mais salgado é o "Extra"; ele contém poucas impurezas e é mais rico em cloreto de sódio. Quanto menor o grau (premium, primeiro e segundo), mais fraco o produto.

Na hora de conservar alimentos, o tamanho do grão é importante. O sal é vendido em versões fina e grossa, triturada e moída. Qual é o melhor? Para cozinhar, o sal moído é preferível, enquanto o sal triturado ou grosso é o mais indicado para o chucrute. Isso porque os grãos finos se dissolvem mais rapidamente, matando as bactérias da fermentação logo no início, o que retarda o processo. Como resultado, o repolho fica com um gosto azedo e não se conserva tão bem.

O sal grosso dissolve-se mais lentamente, sem prejudicar as bactérias do ácido lático. O processo funciona como previsto, resultando num produto crocante e macio com longa durabilidade.

Você pode usar sal grosso para conservar vegetais em conserva.

Qual a melhor maneira de salgar?

Para fazer conservas, você deve usar:

  • barris de madeira (cedro, carvalho);
  • vasos esmaltados;
  • barris de plástico;
  • recipientes de vidro.

Em recipientes desse tipo, os vegetais picados podem ser armazenados por um longo período.

Não é recomendável conservar repolho em recipiente de alumínio, pois o metal oxida nesse ambiente agressivo, fazendo com que o vegetal produza ácido. Como resultado, partículas de alumínio serão ingeridas junto com o alimento.

Se você não tiver outros utensílios de cozinha além de alumínio, cubra o interior com filme plástico. Isso evitará que as laterais de metal entrem em contato com os alimentos.
Conselho do autor

Vídeo: "Uma receita antiga para conservar repolho"

Este vídeo mostra o passo a passo da preparação de um lanche delicioso e saudável para o inverno.

Receitas simples para conservar repolho no inverno

Para preparar 10 kg de repolho, você precisará de 400 g de sal. O método mais simples envolve os seguintes passos.

  1. Os legumes são picados, polvilhados com sal e misturados cuidadosamente. Cenouras picadas finamente são adicionadas para realçar o sabor e o aroma.
  2. A mistura preparada deve ser colocada no recipiente o mais firmemente possível, compactando-a com um amassador de madeira.
  3. A massa é coberta com uma camada de folhas de repolho e, em seguida, coberta com tecido natural.
  4. Coloca-se uma prensa em cima - uma tampa de madeira pressionada com um frasco de água, halteres ou uma pedra pesada.

Se o repolho estiver suficientemente suculento, o suco sairá imediatamente após ser prensado (não o remova). A mistura deve então fermentar por cerca de uma semana em local fechado. De vez em quando, fure a mistura com um palito fino para liberar qualquer amargor acumulado.

No décimo dia, o recipiente com a conserva é transferido para uma câmara fria e deixado a fermentar.

Com ervas e abóbora

Para cada 4 kg de repolho, você precisará de:

  • 1 kg de abóbora;
  • 140 g de sal;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • hortelã e estragão (vários talos).

O sal e as ervas são adicionados durante a etapa de ralar a abóbora. Ela deve ser descascada, cortada em fatias grossas e polvilhada com açúcar. Em seguida, espere o suco ser liberado.

Coloque a mistura de repolho e abóbora em camadas em um recipiente. Cubra com um pano e pressione.

Com uvas e mel

Esta receita permite preparar rapidamente um prato delicioso. Para 2 kg de repolho, você precisará de:

  • 1 kg de uvas (qualquer variedade);
  • 500 g de cenouras;
  • 100 g de mel;
  • um ramo de manjericão;
  • 20 g de sal.

Pique as cenouras e o repolho, adicione as uvas e coloque tudo em um recipiente. Acrescente o manjericão picado. Despeje a salmoura de mel por cima.

Este produto precisa ser fermentado por três dias, após os quais pode ser servido.

Com maçãs e sementes de alcaravia

Para 10 kg de vegetais, você precisa preparar:

  • meio quilo de maçãs;
  • 10 g de sementes de endro e 10 g de sementes de cominho.

Os ingredientes são picados, misturados com sal e moídos. Em seguida, são colocados em uma prensa de pressão. Ocasionalmente, são perfurados com um pedaço de madeira para liberar os gases.

Todas as receitas são boas se você usar a criatividade. Você pode adicionar outros ingredientes, como viburno, pimentões ou beterrabas, para personalizar o sabor do prato final. As receitas tradicionais das avós, que explicam todos os detalhes das tradições populares, são transmitidas de geração em geração.

Pera

Uva

Framboesa