14 receitas passo a passo de suco de lingonberry com fotos

O suco de lingonberry é uma ótima alternativa ao suco de maçã ou de frutas cítricas. Essa frutinha típica do norte da Europa é tão benéfica quanto essas frutas. Aprenda a preparar essa bebida rica em vitaminas em nosso artigo.

Conteúdo calórico e benefícios do suco de lingonberry

A bebida em si é baixa em calorias — seu valor energético é de apenas 41,4 kcal. A composição química do lingonberry é rica em vitaminas, micro e macroelementos, e uma grande quantidade de ácidos orgânicos. Os benefícios do lingonberry para a saúde são difíceis de superestimar, sendo recomendado até mesmo durante a gravidez. O suco de lingonberry também auxilia nos seguintes diagnósticos:

  • intoxicação alimentar ou alcoólica;
  • doenças de pele;
  • pancreatite;
  • anemia;
  • doenças respiratórias.

A bebida é prescrita no período pós-operatório para fortalecer o sistema imunológico e durante a recuperação de doenças crônicas. Ela ajuda a estabilizar a pressão arterial, dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a febre. Melhora o apetite e acelera o metabolismo. O néctar de frutas vermelhas auxilia no combate à insônia, depressão e estresse, além de melhorar a vitalidade geral.

Propriedades benéficas dos arandos

Danos e contraindicações de uso

Apesar de seus enormes benefícios para a saúde, o suco de lingonberry pode causar danos significativos. Por exemplo, a bebida não deve ser consumida por pessoas com as seguintes condições:

  • úlcera;
  • gastrite;
  • doença de cálculo renal;
  • hipertensão;
  • enxaquecas;
  • diarréia.

Além disso, não é recomendado que mulheres consumam néctar de lingonberry nos primeiros dias após o parto para evitar reações alérgicas no recém-nascido. A bebida deve ser introduzida gradualmente, em pequenas doses, de preferência sob supervisão médica. Não há contraindicações para crianças, mas elas não devem consumir a bebida antes de completarem um ano de idade.

O suco de lingonberry é contraindicado em casos de úlceras e gastrite.

Regras gerais para trabalhar com arandos

O suco de frutas fresco é o mais benéfico, por isso o ideal é prepará-lo em pequenas quantidades e consumi-lo nas primeiras duas horas após o preparo.

Para um litro da bebida, você precisará de aproximadamente um copo de frutas vermelhas frescas ou congeladas. Coloque-as em um recipiente fundo e despeje água morna e, em seguida, água fria sobre elas. Lave as frutas com muito cuidado para não danificar a casca.

Em seguida, os arandos são amassados, separando o suco da polpa. Somente recipientes de vidro ou cerâmica devem ser usados ​​para esse processo, pois o metal oxida facilmente.

A mistura de frutas vermelhas não precisa cozinhar por muito tempo — basta levá-la à fervura. Dessa forma, o produto final conservará todos os seus componentes benéficos sem perdas.

Vídeo: "Suco tradicional de lingonberry"

Este vídeo apresenta uma receita passo a passo para preparar uma bebida saudável de frutas vermelhas.

Receitas clássicas e inusitadas de suco de lingonberry

Preparar esta bebida rica em vitaminas não leva muito tempo. O Mors é muito rápido de fazer; basta escolher uma receita e preparar as frutas vermelhas.

Receita clássica

Esta bebida de frutos vermelhos, simples e fácil de preparar, pode ser personalizada com a adição de quaisquer outros ingredientes. A receita tradicional é versátil, o que a torna uma ótima base para experimentações.

  1. Extraia o suco de um quilo de arandos-vermelhos esfregando-os em uma peneira.
  2. Despeje 6 litros de água purificada sobre a polpa resultante.
  3. Adicione uma xícara de açúcar granulado. Misture bem e leve a mistura doce resultante ao fogo até ferver.
  4. Assim que as primeiras bolhas aparecerem, retire a panela do fogo. Coe o suco resfriado antes de servir.

Sem cozinhar

Altas temperaturas reduzem o valor nutricional do produto final. O néctar de frutos silvestres do norte pode ser preparado sem tratamento térmico. Dessa forma, você obterá uma bebida de frutas com o máximo de vitaminas.

  1. Coloque 250 g de fruta em 1,5 litros de água fervente.
  2. Adicione 2 colheres de sopa de açúcar granulado e algumas folhas de hortelã.
  3. Deixe a bebida em infusão por cerca de 4 horas.
  4. Triture a mistura e depois coe o suco.

Sem açúcar

Se você não gosta de doces em excesso e adora o sabor natural das frutas vermelhas, esta receita é para você. Também é adequada para diabéticos e para quem está de dieta. A ausência de açúcar confere ao néctar um sabor ligeiramente mais ácido.

  1. Amasse meio quilo de arandos, separando a polpa. Leve o líquido à geladeira para esfriar.
  2. Despeje três litros de água purificada sobre a mistura de frutas vermelhas. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe em fogo brando por mais 5 minutos.
  3. Deixe a mistura esfriar e depois misture com o suco.

De frutos silvestres congelados

Nem sempre temos frutas frescas à mão, então ingredientes congelados são uma ótima opção para esta bebida aromática. O resultado final é tão saudável quanto a versão tradicional, mas leva um pouco mais de tempo para preparar.

  1. Descongele meio quilo de frutas vermelhas. Para isso, retire-as do congelador, disponha-as em uma única camada sobre uma toalha seca e deixe-as descongelar. Lave-as delicadamente com água, tomando cuidado para não danificar a casca.
  2. Triture as frutas preparadas.
  3. Adicione açúcar granulado à mistura resultante a gosto. Mexa bem até que os cristais estejam completamente dissolvidos.
  4. Adicione 3 litros de água purificada. Deixe ferver e, em seguida, cozinhe em fogo baixo por mais cinco minutos.
  5. Antes de servir, coe a bebida de frutas resfriada usando um pano de queijo.
Você pode usar frutas vermelhas congeladas para preparar a bebida.

Com cranberries

As duas bagas do norte são muito semelhantes e complementam-se bem. O néctar preparado segundo esta receita tem um sabor ligeiramente ácido e amargo e melhora visivelmente a energia.

  1. Triture 600 g de lingonberries e 400 g de cranberries. Resfrie o suco resultante na geladeira.
  2. Despeje 6 litros de água purificada sobre a polpa. Adicione uma xícara de açúcar granulado, misture bem e leve ao fogo até ferver.
  3. Desligue o fogão e deixe o mors em infusão por meia hora. Sirva coado.

Com beterrabas

O suco de cranberry pode ser feito com mais do que apenas frutas vermelhas ou outras frutas. Experimente preparar a bebida com vegetais. A beterraba dará ao produto final um sabor único e uma linda tonalidade roxa.

  1. Esprema o líquido de 300 g de fruta. Deixe esfriar.
  2. Despeje três litros de água purificada sobre a polpa. Adicione 200 g de beterraba ralada finamente e ½ xícara de açúcar granulado.
  3. Leve a mistura ao ponto de fervura, sem deixar ferver completamente.
  4. Misture o néctar resfriado com o suco de cranberry.

Se você não gosta de açúcar, pode substituí-lo por mel líquido. No entanto, o tratamento térmico fará com que o adoçante natural perca todas as suas propriedades benéficas.

Com maçãs

Essas frutas são um ingrediente versátil para qualquer bebida. O suco de maçã com lingonberry fortalece o sistema imunológico e previne doenças durante os meses frios de inverno. As maçãs também podem prolongar ligeiramente a vida útil dos alimentos.

  1. Corte 4 maçãs em fatias finas.
  2. Misture as frutas com 0,5 kg de frutos vermelhos. Adicione uma xícara de açúcar granulado e, em seguida, despeje um litro de água filtrada.
  3. Deixe a mistura ferver e cozinhar em fogo brando por mais cinco minutos.
  4. Coe o néctar antes de servir.
O suco de maçã e lingonberry fortalece o sistema imunológico.

Com hortelã

A hortelã não só adiciona mais vitaminas ao néctar de frutos vermelhos, como também o torna mais refrescante. Esta bebida é perfeita para um dia quente de verão.

  1. Passe meio quilo de fruta por uma peneira, separando o líquido.
  2. Adicione 150 g de açúcar granulado à polpa. Deixe a mistura doce repousar por cinco minutos.
  3. Adicione alguns ramos de hortelã e três litros de água filtrada. Leve a mistura para ferver e cozinhe em fogo baixo por cerca de cinco minutos.
  4. Após esfriar, misture o purê resultante com o suco.

Com canela

Essa especiaria oriental é um complemento inusitado que dará ao néctar de lingonberry um aroma único e sofisticado. Você pode usar canela em pó ou paus de canela inteiros e triturados.

  1. Triture 600 g de frutas.
  2. Adicione 1 colher de chá de canela e 2 colheres de chá de essência de baunilha.
  3. Despeje alguns litros de água fervente. Misture bem e deixe a mistura de especiarias repousar por uma hora.
  4. Adicione 120 ml de mel líquido. Agite bem, coe e deixe esfriar antes de servir.
Especiarias orientais e frutas cítricas ajudarão a diversificar o sabor.

Com baunilha e cravo

Outra receita de bebida de frutas picante que também agradará aos amantes de especiarias incomuns. Você pode adicionar anis estrelado ou anis comum a esta bebida para dar sabor.

  1. Passe 400 g de arandos por uma peneira, espremendo bem para extrair o líquido.
  2. Despeje 2 litros de água purificada sobre a polpa.
  3. Após ferver a mistura, adicione 3 a 4 colheres de sopa de açúcar granulado, um cravo-da-índia e um pacote de extrato de baunilha. Cozinhe a mistura doce em fogo baixo por 5 a 7 minutos.
  4. Após a bebida esfriar, coe-a com um pano de queijo.

Com groselhas

A beleza desta receita reside no fato de que você pode usar groselhas brancas, vermelhas ou pretas, resultando cada vez em um perfil de sabor diferente.

  1. Triture 400 g de frutos silvestres e 250 g de groselhas, coando o líquido. Leve à geladeira para esfriar.
  2. Despeje três litros de água purificada sobre a polpa. Adicione ½ xícara de açúcar granulado, mexa e leve a mistura para ferver.
  3. Após a massa doce esfriar, misture-a com o suco.
O suco de lingonberry pode ser enriquecido com o sabor de groselhas.

Com mirtilos

O mirtilo não só adicionará doçura ao néctar de arando-vermelho, como também uma cor rica e um aroma único e incomparável.

  1. Triture 300 g de cada fruta. Esprema a mistura resultante, separando o líquido e refrigerando-o.
  2. Despeje 1,5 litro de água filtrada sobre a polpa. Adicione 150 g de açúcar granulado, as raspas de um limão e o suco cítrico.
  3. Coloque a mistura no fogão. Assim que ferver, desligue o fogo.
  4. Misture a massa resfriada com o néctar previamente resfriado.
Para facilitar a separação da polpa do suco, você pode escaldar levemente os ingredientes antes do cozimento. Isso amolecerá as frutas vermelhas, mas o produto final perderá algumas de suas propriedades benéficas.
Conselho do autor

Com mel

Esta receita não requer cozimento, então o adoçante natural liberará todas as suas propriedades benéficas no suco de lingonberry, tornando a bebida ainda mais rica em vitaminas.

  1. Passe meio quilo de fruta por uma peneira, separando o líquido da polpa.
  2. Adicione um copo de mel líquido ao suco.
  3. Despeje um litro e meio de água aquecida e mexa bem até que o ingrediente doce esteja completamente dissolvido.
  4. Sirva gelado.
Você pode usar mel em vez de açúcar.

Em uma panela multifuncional

A maioria das donas de casa prefere substituir as panelas tradicionais por eletrodomésticos modernos. Para evitar sujar muita louça, o néctar de frutas vermelhas pode ser feito em uma panela elétrica de cozimento lento.

  1. Faça um purê com meio quilo de arandos.
  2. Despeje a mistura na tigela da panela de pressão elétrica e adicione dois litros de água purificada.
  3. Selecione o modo "Cozimento lento" e ajuste o temporizador para 40 minutos.
  4. Cinco minutos antes do final do cozimento, adicione ½ xícara de mel líquido.
  5. Deixe a bebida esfriar antes de servir.

Recomendações de armazenamento

O suco de lingonberry não pode ser armazenado por mais de dois dias, sendo impossível conservar seu néctar rico em vitaminas para o inverno. Caso sobre suco após o consumo, o recipiente deve ser fechado com tampa e refrigerado. No entanto, mesmo em temperaturas entre 0 e 3 °C, a bebida perde quase metade de suas propriedades benéficas após duas horas.

O suco de cranberry feito em casa com ingredientes frescos é muito mais saudável do que os sucos industrializados comprados no mercado. Você pode comprar as frutas na feira ou colhê-las você mesmo, se possível. A regra principal é que a fruta deve ser cultivada em áreas ecologicamente limpas.

Pera

Uva

Framboesa