Propriedades benéficas da raiz de aipo e contraindicações para o seu uso.
Contente
Composição química e valor nutricional dos vegetais
A raiz de aipo é conhecida por sua rica composição bioquímica. Contém vitaminas A, C, E, K, PP, B1, B2, B5, B6 e B9. O consumo dessa raiz fornece ao corpo micro e macronutrientes benéficos. Contém potássio, magnésio, sódio, fósforo, cálcio, cobre, manganês, ferro, selênio, flúor e zinco. Seus óleos essenciais proporcionam um aroma picante e duradouro.

O valor nutricional da raiz de aipo é de apenas 32 kcal por 100 g do produto. O teor de gordura é insignificante – não mais que 0,3 g. A cada 100 g da parte comestível da raiz, encontramos 87,7 g de água, 6,5 g de carboidratos, 1,3 g de proteína, 3,1 g de fibra alimentar, 0,1 g de ácidos orgânicos e 1 g de amido e cinzas.
Vídeo: "Os benefícios do aipo para a saúde"
Este vídeo apresenta diversas receitas úteis para utilizar este tubérculo.
Propriedades úteis e medicinais da raiz
O aipo possui efeitos antialérgicos, anti-inflamatórios, antissépticos, tônicos e laxativos no corpo humano. O consumo deste tubérculo melhora o apetite e normaliza a função digestiva. Também melhora a elasticidade da pele, a visão e a saúde dos cabelos e unhas. O consumo regular deste vegetal pode ainda prevenir o desenvolvimento de câncer.
Para mulheres
O aipo ajuda a aliviar as cólicas menstruais e promove a normalização do ciclo menstrual. O consumo regular e moderado deste vegetal tem um efeito benéfico na função reprodutiva.
As mulheres relatam redução das oscilações de humor, aumento da resistência ao estresse e sono reparador. A aplicação tópica da raiz melhora efetivamente a firmeza e a elasticidade da pele.
Para homens
A raiz de aipo contém androsterona, que ajuda a aumentar a potência. Esse hormônio masculino estimula o desenvolvimento das características sexuais secundárias. Além disso, a raiz é usada para prevenir e tratar prostatite, infecções do trato urinário e doenças renais e hepáticas.
Usos da raiz de aipo
O aipo é insubstituível não só na culinária e na dietética, mas também na medicina alternativa moderna e na cosmetologia.
Culinária
O aipo-rábano pode ser consumido fresco. Uma salada mista com maçã e cenoura é uma fonte de vitaminas e minerais benéficos. O suco de aipo fresco, misturado com suco de laranja, maçã, cenoura ou pepino, é igualmente benéfico.
A raiz perfumada e aromática é adicionada a conservas de inverno. O aipo cozido é usado para fazer uma sopa cremosa e nutritiva. Pode ser frito, refogado ou assado. Combina perfeitamente com pratos de carne e peixe.
- Salada de vitaminas
- Sopa cremosa de aipo-rábano
- Legumes de raiz assados com outros legumes
Dietética
Este produto de baixo teor calórico é frequentemente incluído em cardápios de dietas. Nutricionistas recomendam suco de aipo fresco e saladas ricas em vitaminas, que ajudam a normalizar os processos metabólicos. O aipo melhora os níveis de energia e previne o acúmulo de gordura. Apesar do baixo teor calórico, este vegetal nutritivo proporciona sensação de saciedade por mais tempo, o que tem um efeito positivo na sua silhueta.
No entanto, você não deve seguir uma dieta à base de aipo para sempre. O consumo excessivo desse vegetal pode ter efeitos prejudiciais. Essa dieta deve ser repetida no máximo uma vez a cada 3-4 meses.
Cosmetologia
O tubérculo é amplamente utilizado em cosmetologia. Tonifica e restaura a elasticidade da pele, limpa os poros e suaviza rugas, além de remover toxinas e outras substâncias nocivas. O produto é recomendado para manchas na pele.

Uma decocção de raiz de aipo (50 g da planta e 400 ml de água fervente) é usada para remover maquiagem e fazer máscaras de limpeza para o rosto e o corpo.
Uma loção tonificante feita com suco de aipo ajuda a fortalecer os capilares finos e melhora a aparência da pele. Para preparar a loção, misture 40 ml de suco fresco, 50 ml de água mineral e 2 a 3 gotas de óleo essencial de laranja.
Para prevenir a acne, use uma máscara de limpeza. Misture 2 colheres de sopa de raiz triturada com 2 colheres de chá de argila cosmética e 1 colher de chá de suco de aloe vera. Aplique a máscara na pele limpa, deixe agir por 15 minutos e enxágue com água morna.
Medicina alternativa
Apresentamos a vocês diversas receitas úteis da medicina tradicional utilizando este tubérculo:
- O suco de aipo-rábano fresco previne a formação de depósitos de sal. A dose diária é de 2 colheres de chá, 30 minutos antes de cada refeição. Não mais do que 3 vezes ao dia.
- Recomenda-se uma infusão da raiz para a prevenção e o tratamento de doenças virais e resfriados. Adicione 3 a 4 g de raiz triturada a 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por 8 a 10 horas, coe e tome 1 colher de sopa 3 vezes ao dia.
- O aipo é recomendado para distúrbios reprodutivos em mulheres. Adicione 250 ml de água fervente a 50 g de aipo picado, cozinhe em fogo baixo por 2 minutos, deixe esfriar e consuma ao longo do dia.
- A raiz de aipo seca é eficaz no tratamento de queimaduras de frio. 200 g de raiz de aipo picada são deixadas de molho em 1 litro de água e cozidas em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Após esfriar à temperatura ambiente, a decocção é aplicada na área afetada pelo frio.

Danos e contraindicações de uso
Não existem contraindicações absolutas para o consumo de aipo-rábano. No entanto, o consumo excessivo desse vegetal pode causar problemas digestivos ou levar ao desenvolvimento de alergias.
Se você tem histórico de doenças como gastrite, colite, úlceras estomacais, hipotensão, tromboflebite, varizes ou epilepsia, é melhor evitar o consumo excessivo deste produto. Durante a gravidez e a amamentação, consuma aipo em quantidades mínimas. A raiz pode causar tônus uterino e afetar negativamente a produção de leite.
Regras para selecionar e armazenar o produto
Como o produto pode ser consumido fresco ou cozido, é preciso saber como escolhê-lo corretamente.
O tubérculo deve ter uma aparência fresca e saudável. Inspecione-o em busca de sinais de apodrecimento e da presença de insetos nocivos. Bata levemente no tubérculo com os dedos. Se ouvir um som metálico, provavelmente há espaços ocos dentro da raiz. É melhor descartar essa raiz.
Escolha um vegetal de tamanho médio com casca lisa e uniforme.
Guarde o aipo em local fresco. Se for cozinhá-lo em breve, basta colocá-lo em um saco plástico ou envolvê-lo em filme plástico. O aipo também pode ser armazenado seco ou picado.

O uso da raiz de aipo para a prevenção e o tratamento de diversas doenças deve ser feito sob a supervisão de um médico. A automedicação e o uso excessivo desse tubérculo são perigosos para a saúde.



